Claudio Macedo
10/09/2015

Dualidade onda-partícula. Crédito: Maschen / Wikimedia Commons.
Dualidade onda-partícula. [1]
Experiência realizada na Holanda [2] confirmou de forma definitiva a ação a distância entre objetos quânticos. Os pesquisadores fizeram o teste mais rigoroso da teoria quântica já realizado até então [3]. Ficou confirmado que é inerente do mundo quântico a possibilidade de a manipulação de um objeto instantaneamente afetar outro que está muito longe.

No mundo quântico as propriedades de diferentes objetos podem tornar-se “emaranhadas”, o que significa que os estados estão ligados. Quando uma propriedade de um objeto deste tipo é medida, as propriedades de todos os demais emaranhados também se tornam definidas.

No trabalho agora apresentado, os autores conseguiram comprovar o emaranhamento entre spins de elétrons separados por 1,3 quilômetros.

O resultado confirmou rigorosamente a ação a distância de objetos quânticos e prepara o caminho para a implementação de comunicação quântica com dispositivos criptográficos perfeitamente seguros.

Com o uso de emaranhamento quântico, emissor e receptor da mensagem podem compartilhar uma chave secreta para criptografar suas mensagens, sem necessitar de comunicações prévias, impedindo assim a ação de bisbilhoteiros (hackers).

[1] Crédito da imagem: Maschen / Creative Commons CC0. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Qm_template_pic_4.svg.

[2] Instituição onde foi realizado a experiência: Delft University of Technology.

[3] B Hensen et al. Loophole-free Bell inequality violation using electron spins separated by 1.3 kilometres. Nature 526, 682 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Ação a distância no mundo quântico. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/09/acao-a-distancia-no-mundo-quantico/. Publicado em 10 de setembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home