Claudio Macedo
22/09/2015

Peixes por Bruno de Giusti/Creative Commons
Peixes. [1]
Entre 1970 e 2012 ocorreu um declínio de 49% no número de animais marinhos no mundo. Esse dado consta de relatório [2] divulgado por instituições europeias [3]. O trabalho analisou populações de 1.234 espécies e constatou que em média os peixes, aves, répteis e mamíferos marinhos foram reduzidos quase à metade nesse período, com algumas populações de peixes importantes para o consumo, como atuns e cavalas, apresentando declínio de até 75%.
O relatório também mostra uma queda abrupta em recifes de corais, manguezais e algas marinhas, que ajudam na manutenção de populações de peixes. Particularmente, os recifes de corais apresentaram um declínio de 34% em suas populações.
O trabalho identifica a exploração predatória (sobrepesca, isto é, pesca de espécies mais rapidamente do que elas se reproduzem) como a maior responsável pela redução do número de animais. Também, considera como relevante para o fenômeno, o impacto das mudanças climáticas advindas do aumento das temperaturas e do nível de acidez dos oceanos, além da degradação dos habitats e da poluição marinha. O aumento das temperaturas é atribuído ao chamado efeito estufa, causado pelo gás carbono (CO2) emitido na atmosfera, e o aumento do nível de acidez decorrente do CO2 atmosférico que é absorvido pelos oceanos [4].
Certamente que ações nacionais e internacionais são exigidas para enfrentar esse problema de redução das populações marinhas. Precisam ser tomadas medidas para a conservação dos recursos oceânicos, tais como: impedimento da sobrepesca, proteção de habitats marinhos e redução da poluição marinha.

[1] Crédito da imagem: Bruno de Giusti / Creative Commons (CC BY-SA 2.5). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moofushi_Kandu_fish.jpg.

[2] WWF. 2015. Living Blue Planet Report. Species, habitats and human well-being. [Tanzer, J., Phua, C., Lawrence, A., Gonzales, A., Roxburgh, T. and P. Gamblin (Eds)]. WWF, Gland, Switzerland. Publicado em agosto (2015).

[3] Instituições: WWF – World Wide Fund for Nature (Suíça), Zoological Society of London (Inglaterra).

[4] Post relacionado: Derretimento do gelo antártico

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Redução da fauna marinha. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/09/reducao-da-fauna-marinha/. Publicado em 22 de setembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home