Como a temperatura afeta a economia?

Claudio Macedo
29/10/2015

Mudanças previstas nas temperaturas médias anuais do final do século 20 a meados do século 21, com base no cenário de emissões do NOAA GFDL [1].
Mudanças previstas nas temperaturas médias anuais do final do século 20 a meados do século 21, com base no cenário de emissões do NOAA GFDL. [1]
Analisando dados de atividade econômica e de temperatura média anual do mundo, pesquisadores norte-americanos [2] mostraram, em artigo bem detalhado, que a produtividade econômica global depende da temperatura de forma não-linear, com o máximo da produtividade ocorrendo a uma temperatura média anual de 13 ºC e declinando fortemente a temperaturas mais elevadas [3].

Os autores examinaram vários cenários cogitados de mudanças climáticas até o final do século 21. O pior deles é ocorrer, no período, um aumento de temperatura média de 4,3 °C. Neste caso, segundo os pesquisadores, haveria uma redução da renda global de aproximadamente 23% em 2100, em relação a um cenário sem mudança climática. Um dos grandes problemas desse efeito é que trará também ampliação da desigualdade de renda, visto que afetará de forma mais acentuada a produtividade econômica dos países mais pobres, que estão em regiões mais quentes.

Evidenciar que a atividade econômica, em todas as regiões do mundo, é acoplada ao clima global, traz reforço à luta pela redução da emissão de gás carbônico (CO2) em todos os países. Os países mais industrializados são menos afetados pelo problema apontado, mas são mais responsáveis, visto que são os maiores emissores.[4]

[1] NOAA: National Oceanic and Atmospheric Administration e GFDL: Geophysical Fluid Dynamics Laboratory.

[2] Instituições dos pesquisadores: Stanford University (USA) e University of California (USA).

[3] M Burke et al. Global non-linear effect of temperature on economic production. Nature 527, 235 (2015).

[4] Posts relacionados: Redução da fauna marinha, Derretimento do gelo antártico e Vamos poder limpar a atmosfera?.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Como a temperatura afeta a economia? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/10/como-a-temperatura-afeta-a-economia/. Publicado em 29 de outubro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.