Corvos temem a morte

Claudio Macedo
08/10/2015

Corvos por Purityofspirit / Wikimedia Commons
Corvos. [1]
Pesquisadores da Universidade de Washington (USA) descobriram que os corvos temem a morte. Eles testaram a reação de um bando de corvos à apresentação de um corvo morto empalhado [2].

Os corvos reagiam de forma barulhenta e agressiva para com a pessoa que conduzia o animal empalhado, além de evitar se alimentar no local onde ocorria a apresentação do corvo morto. Isso indica que a presença de um corvo morto alerta aos corvos vivos que um determinado lugar é perigoso e deve ser visitado com cautela.

O instigante é que até seis semanas depois, o grupo de corvos ainda repreendia o visitante, mesmo quando ele se aproximava com mãos vazias. Esse fato demonstra que os corvos podem lembrar de pessoa que aparece como cúmplice de evento de morte de indivíduo da mesma espécie.

A pesquisa ajuda a destacar a complexidade cognitiva que existe nos animais. Estudos anteriores já tinham evidenciado que animais que vivem em grupos sociais como chimpanzés, elefantes e golfinhos, evitam áreas associadas com a morte de indivíduos da mesma espécie.

[1] Crédito da imagem: Purityofspirit / Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crows_In_England.jpg.

[2] KN Swift and JM Marzluff. Wild American crows gather around their dead to learn about danger. Animal Behaviour 109, 187 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Corvos temem a morte. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/10/corvos-temem-a-morte/. Publicado em 08 de outubro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.