Claudio Macedo
27/10/2015

Família tibetana. Foto por Antoine Taveneaux / Wikimedia Commons.
Família tibetana. [1]
Pesquisa feita em comunidades da fronteira entre a China e o Tibete mostrou que a dispersão (heterogeneidade de origens) é o principal fator que faz as pessoas serem mais cooperativas com aquelas que não estão intimamente relacionadas [2].
Os pesquisadores usaram “jogos econômicos” em comunidades com diferentes graus de dispersão e encontraram que as pessoas são menos cooperativas, em relação a outros moradores, em comunidades onde a dispersão é mais baixa.
Dois exemplo de “jogos econômicos” usados foram “disposição de doar dinheiro para um fundo comum” e “compartilhar chá de um pote comum”.
A região onde foi feito o estudo favoreceu o controle da eventual influência devido à riqueza ou ao tipo de subsistência sobre o quanto cooperativo é um grupo de pessoa. As populações estudadas são muito semelhantes nestes aspectos, mas existem comunidades muito diferentes entre si nos quantitativos de dispersão. Na região, há aldeias em que o casamento leva ao deslocamento de um dos cônjuges, normalmente a mulher, e, também, aldeias em que os cônjuges continuam a morar separadamente, se encontrando à noite, mas permanecendo no seu dia-a-dia na casa em que nasceu.
A interpretação dos autores do estudo foi que a dispersão devido ao casamento, desempenhou um papel importante na evolução da cooperação em larga escala na sociedade humana. Essa dispersão cria laços entre famílias diferentes, o que pode explicar a nossa tendência a cooperar além de nossas próprias famílias. Por outro lado, quando ninguém se desloca das casas de origem, as pessoas acabam competindo pelos mesmos recursos e gerando maior conflito entre parentes, e, portando, menor cooperação.

[1] Crédito da imagem: Antoine Taveneaux / Creative Commons (CC BY-SA 3.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:People_of_Tibet46.jpg.

[2] JJ Wu et al. Cooperation is related to dispersal patterns in Sino-Tibetan populations. Nature Communications 6, 8693 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O que faz pessoas serem mais cooperativas? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/10/o-que-faz-pessoas-serem-mais-cooperativas/. Publicado em 27 de outubro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home