Vamos poder limpar a atmosfera?

Claudio Macedo
20/10/2015

Termoelétrica a carvão na Inglaterra. Foto por Jason Hawkes (Flickr) / Creative Commons.
Termoelétrica a carvão na Inglaterra. [1]
Extrair eficientemente o gás carbônico (CO2) da atmosfera ou aquele presente nos gases de combustão de processos industriais, como, por exemplo, os liberados por central termoelétrica, é muito complexo. O vapor d’água que existe nesses gases tende a dificultar a absorção de CO2 pelos filtros e também degrada o material de absorção de que é feito o filtro.

Um grupo internacional de pesquisa tecnológica [2] desenvolveu um material para uso em filtros (silicato de cobre microporoso) que evita os problemas existentes [3].

A maioria dos outros materiais usados nos filtros são estruturados de tal forma que absorvem água e CO2 nos mesmos locais de suas estruturas, e isto estabelece um mecanismo de disputa por espaço em que a água leva vantagem. Assim, o filtro absorve prioritariamente o vapor d’água dos gases e não o gás carbônico. Com isso, as atuais técnicas de filtragem são muito dispendiosas, pois exigem um procedimento prévio de secagem do gás, isto é, de absorção prévia do vapor d’água existente no gás.

O material agora desenvolvido [3] absorve a água e o CO2 em locais distintos e mostra boa estabilidade no processo.

Caso o novo material mantenha, em grande escala, as mesmas propriedades exibidas no laboratório, e seja de baixo custo de produção, teremos um avanço importante na luta pela melhoria da qualidade do ar. [4]

[1] Crédito da imagem: Jason Hawkes (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/20024546@N05/2357915319.

[2] Instituições: Sogang University (Coreia do Sul), Pohang University of Science and Technology (Coreia do Sul), Stockholm University (Suécia), Graduate School of EEWS (Coreia do Sul) e ShanghaiTech University (China).

[3] SJ Datta et al. CO2 capture from humid flue gases and humid atmosphere using a microporous coppersilicate. Science 350, 302 (2015).

[4] Posts relacionados: Redução da fauna marinha e Derretimento do gelo antártico.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Vamos poder limpar a atmosfera? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/10/vamos-poder-limpar-a-atmosfera/. Publicado em 20 de outubro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.