Claudio Macedo
05/11/2015

Câncer de mama. Crédito: National Cancer Institute (USA).
Câncer de mama. [1]
Equipe internacional de pesquisadores da área médica [2] mostraram que é possível monitorar o tratamento de tumores cancerígenos a partir de análise do DNA liberado na corrente sanguínea [3]. Isso significa que é possível acompanhar a evolução do tumor, em resposta ao tratamento, sem uso de biópsias.

Os pesquisadores colheram, ao mesmo tempo, amostras de DNA de biópsia e de células tumorais eliminadas no sangue. Eles observaram que ambas as amostras de DNA mostravam o mesmo tipo de evolução e de alterações que caracterizavam a resposta do câncer ao tratamento.

O estudo foi feito durante três anos com uma pessoa que tinha câncer de mama com metástase (disseminado no corpo). O procedimento foi capaz de distinguir a origem do DNA colhido no sangue e analisar como cada um dos diversos tumores estava respondendo ao tratamento.

A pesquisa agora considerará outros pacientes e distintas variedades de câncer.

A possibilidade de acompanhar o câncer usando exame de sangue poderá ajudar muito no acompanhamento médico sem a repetição de exames mais complexos.

[1] Crédito da imagem: National Cancer Institute (USA).

[2] Instituições dos pesquisadores: University of Cambridge (UK), Translational Genomics Research Institute (USA), Mayo Clinic Center for Individualized Medicine (USA), Peter MacCallum Cancer Centre (Australia), BC Cancer Research Centre (Canada), e Chesterford Research Park (UK).

[3] M Murtaza et al. Multifocal clonal evolution characterized using circulating tumour DNA in a case of metastatic breast cancer. Nature Communications 6, 8760 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Monitorando o câncer por exame de sangue. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/11/monitorando-o-cancer-por-exame-de-sangue-2/. Publicado em 05 de novembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home