O comércio promove a paz?

Claudio Macedo
17/12/2015

Paz. Crédito: Pixabay / Creative Commons.
Paz. [1]
Matthew e Nei, pesquisadores da área de economia da Universidade Stanford (EUA), fizeram um estudo detalhado das informações mundiais disponíveis sobre guerras, tratados entre nações e comércio internacional. Eles observaram uma correlação instigante entre a intensificação do comércio internacional e a diminuição do número de guerras no Mundo [2].

No trabalho, eles examinam o papel das alianças entre nações na prevenção das guerras e mostraram que, na ausência de comércio internacional, essas alianças são instáveis e não são capazes de assegurar a paz. Por outro lado, o comércio internacional induz a formação de alianças pacíficas e estáveis, fazendo com que os países fiquem menos vulneráveis, além de reduzir o interesse de um país atacar um aliado.

Eles apresentaram dados históricos sobre as guerras e o comércio internacional entre o início dos anos 1800 e o presente. A incidência de guerras entre países caiu drasticamente ao longo do tempo: o número de guerras por ano de 1950 a 2000 foi de aproximadamente um décimo do que foi de 1820 a 1949. Essa redução significativa na frequência de guerras correlaciona-se com uma forte expansão do comércio internacional e um aumento substancial no número de alianças estáveis entre países.

Os autores chamam a atenção, com propriedade, que deve haver uma participação relevante na redução dos conflitos por conta da chamada paz democrática: democracias raramente vão à guerra umas contra as outras. Após 1950, ocorreu um grande crescimento do número de países democráticos e esses países, justamente, tendem a ser muito ativos no comércio internacional.

[1] Crédito da imagem: OpenClipart-Vectors (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/pt/anti-guerra-bomba-bombardeio-paz-155971/.

[2] MO Matthew and S Nei. Networks of military alliances, wars, and international trade. PNAS 112, 15277 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O comércio promove a paz? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/o-comercio-promove-a-paz/. Publicado em 17 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

2 comentários sobre “O comércio promove a paz?”

  1. Muito interessante. Acredito que o Capitalismo ainda é o sistema econômico “menos ruim” já inventado pela espécie humana, desde que tenha o devido controle.
    Parabéns pela matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *