O efeito da desigualdade econômica na generosidade humana

Claudio Macedo
01/12/2015

Generosidade. Crédito: Ken Teegardin (Flickr) / Creative Commons.
Generosidade. [1]
Pesquisadores da América do Norte desenvolveram um estudo sobre a correlação entre riqueza do indivíduo e generosidade em regiões de diferentes níveis de desigualdade econômica. O resultado do trabalho foi que os ricos são menos generosos que os pobres quando o índice de desigualdade econômica onde vivem é muito alto [2].

Na pesquisa os autores entrevistaram cerca de 1,5 mil pessoas de variados níveis de renda e diferentes origens. Eles utilizaram o índice de Gini para caracterizar o grau de desigualdade econômica da região do entrevistado e usaram o jogo do ditador para mensurar a generosidade de cada um.

O índice de Gini indica a concentração de renda em determinado lugar. Ele varia de 0 a 1. Sendo 0 a situação de igualdade de renda perfeita (todas as pessoas possuem renda igual) e 1 representa a desigualdade máxima (um único indivíduo possui toda a renda do lugar). O jogo do ditador é muito utilizado em ciências sociais para testar o comportamento do indivíduo na situação de poder decidir sozinho se fica com toda a renda para si ou se é generoso e divide alguma parte com outra pessoa.

O resultado final indicou que os mais ricos foram significativamente mais egoístas quando o índice de Gini de sua região era superior a 0,485. Quando o índice de Gini era inferior a 0,454, a generosidade de ricos e pobres foi muito semelhante.

Para efeito de comparação, o índice de Gini no Brasil em 2013 teve o valor de 0,501 (dados do PNAD – IBGE [3]). Isso significa que o Brasil está na faixa de valores do índice de Gini em que os ricos são menos generosos.

Uma conclusão importante que podemos tirar dos resultados dessa pesquisa [2] é que, se a desigualdade econômica diminui a generosidade das pessoas com maiores rendimentos, não é possível a correção de uma realidade socialmente desigual sem a participação decisiva de políticas públicas reguladoras. [4]

[1] Crédito da imagem: Ken Teegardin (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/teegardin/5860315649.

[2] S Côté et al. High economic inequality leads higher-income individuals to be less generous. PNAS 112, 15838 (2015).

[3] PNAD: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

[4] Artigo relacionado: O que faz pessoas serem mais cooperativas?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O efeito da desigualdade econômica na generosidade humana. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/o-efeito-da-desigualdade-economica-na-generosidade-humana/. Publicado em 01 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.