Os idiomas mais influentes do mundo

Claudio Macedo
29/12/2015

Línguas do mundo. Crédito: M. Adiputra / Wikimedia Commons.
Línguas do mundo. [1]
Historicamente associamos a importância de uma língua ao número de falantes e ao poder econômico, político e cultural dos países em que esse idioma é nativo. O uso desses indicadores para expressar a importância da língua sempre foi feito de forma muito qualitativa.

Pesquisadores de instituições norte-americanas e francesas desenvolveram uma forma alternativa de mensurar a importância global dos idiomas. Criaram três indicadores, denominados redes de idiomas globais (global language networks – GLNs). Cada uma das GLNs quantifica conexões feitas entre pessoas em que, pelo menos uma delas, fala dois idiomas [2].

As GLNs criadas são: (a) Traduções de livros – cada tradução de uma língua para outra forma uma conexão; (b) Edições multilíngues da Wikipédia – cada edição de texto em mais de uma língua forma uma conexão; (c) Mensagens multilíngues no Twitter – cada usuário que envia mensagem em dois idiomas diferentes caracteriza uma conexão entre essas línguas.

Os autores determinaram as GLNs utilizando informações de 2,2 milhões de traduções de livros impressos, publicados entre 1979 e 2011 em 150 países, e mais de mil línguas diferentes; histórico de todas as edições da Wikipédia como registrado no final de 2011; e um conjunto de dados de mais de um bilhão de mensagens do Twitter obtidos entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012.

Os rankings de importância global dos idiomas obtidos pelos autores foram:
(a) Tradução de livros: 1º) inglês, 2º) francês, 3º) alemão, 4º) italiano, russo e espanhol, 7º) japonês;
(b) Wikipédia: 1º) inglês, 2º) alemão, 3º) francês, 4º) espanhol, 5º) italiano, 6º) russo, 7º) holandês;
(c) Twitter: 1º) inglês, 2º) malaio, 3º) português, 4º) espanhol, 5º) filipino, 6º) holandês, 7º) árabe.

Além disso, para efeito de comparação e validação das GLNs, os autores fizeram um ranking de idiomas de pessoas famosas, considerando a língua materna de cada uma. Para isso, verificaram o número de pessoas nascidas entre 1800 -1950 de cada língua sobre as quais há artigos na Wikipédia em, pelo menos, 26 idiomas diferentes.

O ranking de idiomas de pessoas famosas ficou: 1º) inglês, 2º) alemão, 3º) francês, 4º) espanhol, 5º) russo, 6º) italiano, 7º) polonês. Podemos ver que esta lista é muito parecida com as dos rankings de tradução de livros e de artigos na Wikipédia.

Os resultados de todos os rankings obtidos expressam a liderança plena do inglês e, surpreendentemente, a ausência do mandarim (chinês) entre as línguas mais influentes.

Os rankings das GLNs podem ser úteis para ajudar pessoas a definir o aprendizado de uma  nova língua e, a longo prazo, por repetição de cálculos, podem caracterizar o crescimento ou a diminuição da influência global de um idioma no mundo.

[1] Crédito da imagem: M Adiputra / Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Globe_of_language.png.

[2] S Ronen et al. Links that speak: The global language network and its association with global fame. PNAS 111, E5616 (2014).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Os idiomas mais influentes do mundo. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/os-idiomas-mais-influentes-do-mundo/. Publicado em 29 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

2 comentários sobre “Os idiomas mais influentes do mundo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.