Claudio Macedo
08/12/2015

Magnetar. Crédito: NASA / Wikimedia Commons.
Magnetar. [1]
Equipe de pesquisadores de seis países [1] estudou detalhadamente um evento de FRB (fast radio burst) [2]. Os FRBs são fenômenos cósmicos de flashes rápidos de ondas eletromagnéticas, muito brilhantes e que duram apenas milissegundos. Eles têm intrigado os astrônomos desde que começaram a ser observados nos últimos oito anos.

Os FRBs são misteriosos porque não coincidem com eventos astronômicos conhecidos e aparecem inesperadamente a partir de posições aleatórias do espaço. Nenhum dos FRBs observados até hoje se repetiu.

No trabalho [2], os pesquisadores consideraram um FRB ocorrido em maio de 2011 e o estudaram profundamente. Eles concluíram que o flash investigado teve origem em uma região do espaço preenchida por plasma muito denso e magnetizado, situada a uma distância de cerca de seis bilhões de anos luz (metade da extensão do Universo).

Uma região com essas características indica ser uma área onde estrelas ainda estão se formando. A combinação deste fato com a evidência de ação de forte campo magnético levou os autores da pesquisa a sugerir que o FRB estudado se originou de um tremor estrelar (fenômeno semelhante a um terremoto). Sendo assim, teria ocorrido um tremor numa estrela de nêutrons altamente magnetizada, ou seja, numa magnetar.

Naturalmente que é fascinante a interpretação obtida pelos pesquisadores para o fenômeno FRB. Caso seja confirmada por outras descobertas independentes, o trabalho terá resolvido um enigma cósmico extraordinário.

[1] Crédito da imagem: NASA / Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Magnetar-3b-450×580.gif.

[2] K Masui et al. Dense magnetized plasma associated with a fast radio burst. Nature 528, 523 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. São os enigmáticos flashes cósmicos devidos a tremores estrelares? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/sao-os-enigmaticos-flashes-cosmicos-devido-a-tremores-estrelares/. Publicado em 08 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home