Claudio Macedo
15/12/2015

Diamantes. Crédito: Ayswaryak / Wikimedia Commons.
Diamantes. [1]
Narayan e Bhaumik, pesquisadores norte-americanos descobriram uma nova maneira de produzir diamante a partir da transformação do carbono. Utilizaram um laser muito potente, em temperatura ambiente e pressão atmosférica e conseguiram converter o carbono em um novo estado físico, denominado de carbono-Q e, a partir deste, obtiveram o diamante [2].

Os autores relatam que o carbono-Q apresenta propriedades físicas notáveis, como ferromagnetismo em temperatura ambiente e maior condutividade elétrica quando comparada com as demais formas de carbono.

A conversão do carbono em diamante, nessas condições de temperatura e pressão, tem enorme importância tecnológica. Esse tem sido um objetivo de muitos pesquisadores ao longo da história.

O diamante é um dos materiais mais desejáveis, pois além de seu uso na joalheria, possui muitas aplicações tecnológicas, que incluem a fabricação de dispositivos biomédicos, microeletrônicos e nanoeletrônicos, além de telas de vídeo (displays) de alta qualidade.

Os atuais procedimentos industriais de obtenção do diamante a partir do carbono são muito caros. Usam-se processos que precisam de temperaturas e pressões muito elevadas, com produtividade pequena. Além disso, a possível produção em larga escala do carbono-Q ferromagnético pode impactar positivamente a produção de dispositivos para armazenamento magnético, sensores, processamento de dados e aplicações biomédicas.

Vamos torcer para que os resultados desse trabalho acadêmico efetivamente se tornem economicamente viáveis em nível industrial.

[1] Crédito da imagem: Ayswaryak / Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dubai-Plans-To-Become-Global-Diamond-Trade-Hub.jpg.

[2] J Narayan and A Bhaumik. Novel phase of carbon, ferromagnetism, and conversion into diamond. Journal of Applied Physics 118, 215303 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Uma nova maneira de obter diamante. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/uma-nova-maneira-de-obter-diamante/. Publicado em 15 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home