Um filtro para a água do rio Doce?

Claudio Macedo
26/01/2016

Rio Doce. Crédito: Picasa Web / Wikimedia Commons.
Rio Doce. [1]
Bolisett e Mezzenga, pesquisadores da Suíça, anunciaram o desenvolvimento de uma membrana feita a base de fibras de proteína de soro de leite e de carvão ativado capaz de filtrar de forma eficiente água poluída por íons de metais pesados e resíduos radioativos [2].

Segundo os autores, o custo de produção das membranas é baixo e elas podem ser utilizadas para vários ciclos de purificação de águas poluídas, com uma redução de desempenho muito pequena. Além disso, a eficácia do filtro permanece inalterada quando a filtragem é feita com vários tipos de íons simultaneamente e que, no caso de poluentes metálicos caros, os íons recuperados podem ser convertidos em materiais valiosos. A recuperação de ouro, por exemplo, poderá tornar o processo de filtração economicamente rentável.

O processo de filtração em si, é muito simples. A água contaminada é impulsionada através da membrana por meio de uma bomba de vácuo comum.

O fato é que a purificação de água poluída por variados tipos de íons de metais pesados, como no caso da água rio Doce, exige uma abordagem inovadora, como a descrita no trabalho. As tecnologias atualmente disponíveis de filtração são tipicamente caras e aplicáveis para um ou outro tipo de íon [2].

Os pesquisadores garantem que a nova tecnologia já está pronta para ser lançada no mercado. Vamos aguardar. [3]

[1] Crédito da imagem: Picasa Web / Creative Commons (CC BY 3.0). URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Doce#/media/File:Rio_Doce_e_Governador_Valadares_MG.JPG.

[2] S Bolisetty and R Mezzenga. Amyloid–carbon hybrid membranes for universal water purification. Nature Nanotechnology 11, 365 (2016).

[3] Artigos relacionados: Um filtro de açúcar e Vamos poder limpar a atmosfera?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Um filtro para a água do rio Doce? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/01/um-filtro-para-a-agua-do-rio-doce/. Publicado em 26 de janeiro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016).
Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *