Claudio Macedo
02/02/2016

Pequeno lago. Crédito: Stephane Mignon (Flickr) / Creative Commons.
Pequeno lago. [1]
Holgerson e Raymond, pesquisadores da Universidade de Yale (USA), fizeram um importante estudo sobre a contribuição de pequenos lagos e lagoas na emissão de dióxido de carbono (CO2) e de metano (CH4) para atmosfera [2]. Eles consideraram pequenos os reservatórios de água com superfícies menores do que 1.000 m2.

A pesquisa envolveu medições de emissão de CO2 e de CH4 de 427 lagos e lagoas com área superficial individual de 2,5 m2 a 674 km2, escolhidas em diferentes localizações geográficas, e estimativa da distribuição global dos pequenos reservatórios.

O trabalho descobriu algo surpreendente:  os pequenos reservatórios compreendem 8,6% dos lagos e lagoas, considerando a área ocupada, mas são responsáveis por 15,1% das emissões de CO2 e 40,6% das emissões de CH4.

A razão para isso tem a ver com a constituição física desses pequenos reservatórios e a maneira como ocorre o ciclo do carbono. Esses pequenos lagos são comparativamente mais rasos, e acumulam uma carga elevada de partículas de sedimentos terrestres e outros materiais. Os gases produzidos em sua parte inferior são capazes de chegar ao topo mais rapidamente do que o que ocorre em lagos maiores.

Até esse trabalho, pensava-se que os pequenos reservatórios de água desempenhavam um papel muito pequeno no ciclo do carbono. Os resultados agora encontrados, justificam plenamente que se façam investigações adicionais para estimar com mais precisão a participação dos sistemas de água doce nos fluxos de carbono do mundo. [3]

[1] Crédito da imagem: Stephane Mignon (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/topsteph53/6249692222.

[2] MA Holgerson and PA Raymond. Large contribution to inland water CO2 and CH4 emissions from very small ponds. Nature Geoscience 9, 222 (2016).

[3] Artigos relacionados: Redução da fauna marinha, Derretimento do gelo antártico e Vamos poder limpar a atmosfera?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A grande participação de pequenos lagos nos gases de efeito estufa. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/02/a-grande-participacao-de-pequenos-lagos-nos-gases-de-efeito-estufa/. Publicado em 02 de fevereiro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home