Claudio Macedo
15/03/2016

Catarata congênita. [1]
Catarata congênita. [1]
A catarata, doença que causa a opacidade do cristalino, é responsável por metade dos casos de cegueira no mundo. O tratamento da enfermidade consiste, normalmente, na remoção cirúrgica do cristalino e implante de uma lente intraocular [2].

Pesquisadores chineses e norte-americanos conseguiram recuperar a visão de lactentes com catarata congênita através de um método de regeneração funcional do cristalino. Eles desenvolveram um procedimento de recuperação dos tecidos do cristalino usando células-tronco endógenas [3].

Os autores do trabalho relatam que o novo tratamento aumenta a transparência do eixo visual e diminuiu a taxa de complicações em comparação com o resultado obtido por cirurgia tradicional.

O sucesso do novo procedimento no tratamento de catarata em lactentes é muito importante, pois, embora as lentes intraoculares artificiais sejam amplamente utilizadas na cirurgia de catarata pediátrica, elas são limitadas por complicações.  A maioria dos pacientes pediátricos continua a exigir alguma forma de correção refrativa, como óculos, após a cirurgia de catarata. Particularmente, em lactentes, o problema é agravado devido ao fato do cristalino ainda não estar plenamente desenvolvido nessa idade [3].

No caso de adultos, o novo método ainda não pode ser utilizado. Existem diferenças importantes entre a catarata que surge devido à idade e a infantil. Novas pesquisas serão necessárias, mas as perspectivas dessa linha de tratamento são bem animadoras.

[1] Crédito da imagem: Centers for Disease Control and Prevention. Public Domain / Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=821959.

[2] Wikipedia. Cataract. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Cataract. Acesso: 14 de março (2016).

[3] H Lin et al. Lens regeneration using endogenous stem cells with gain of visual function. Nature 531, 323 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Curando a catarata com células-tronco. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/03/curando-a-catarata-com-celulas-tronco/. Publicado em 15 de março (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home