A origem pré-histórica de contos populares

Claudio Macedo
26/04/2016

João e Maria. [1]
João e Maria. [1]
Pesquisas sobre a evolução da diversidade cultural sugerem que as relações entre os vários idiomas, comportamentos sociais e tradições culturais refletem muitas vezes padrões de ascendência comum que podem ser rastreados até milhares de anos atrás. Tendo isso em conta, pesquisadores de Portugal e do Reino Unido consideraram o conto popular internacional num estudo das relações entre contos e histórias populares em diferentes sociedades de línguas indo-europeias [2].

No trabalho, eles aplicaram métodos de análise filogenética [3] semelhante aos usados em biologia evolutiva. Os contos populares são transmitidos através da linguagem e, como os ramos da árvore idiomática indo-europeia são bem definidos, os pesquisadores puderam traçar a história dos contos de volta até a árvore idiomática e, assim, voltar no tempo.

Os autores observaram que as tradições orais de contar histórias provavelmente se originaram muito antes do surgimento do registro literário e encontraram evidências de que vários contos populares, como A bela e a fera, João e o pé de feijão, João e Maria e O ferreiro e o diabo têm antecedentes milenares. O conto O ferreiro e o diabo, por exemplo, pode ser rastreado até cerca de 6 mil anos atrás.

Com o passar dos séculos essas histórias foram escritas e reescritas em diferentes culturas, mas mantendo elementos comuns que viabilizaram o rastreamento de suas origens até o passado pré-histórico.

Os pesquisadores preveem que futuros estudos nesta área vão lançar uma nova luz sobre as origens dos mais variados tipos de narrativa tradicional, além de também contribuir com novas perspectivas em pesquisas arqueológicas, genéticas e linguísticas do passado.

[1] Crédito da imagem: Julia Chapple (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/julzart/8744177916.

[2] SG da Silva and JJ Tehrani. Comparative phylogenetic analyses uncover the ancient roots of Indo-European folktales. Royal Society Open Science 3, 150645 (2016).

[3] Wikipedia. Phylogenetics. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Phylogenetics. Acesso: 25 de abril (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A origem pré-histórica de contos populares. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/04/a-origem-pre-historica-de-contos-populares/. Publicado em 26 de abril (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.