Artistas há 37 mil anos

Claudio Macedo
21/04/2016

Pintura da Caverna de Chauvet. [1]
Pintura da Caverna de Chauvet. [1]
Desde quando foi descoberta, em 1994, que a caverna de Chauvet na França desperta fascínio pela constatação da existência de rica arte rupestre em 435 pinturas de animais, além de alguns desenhos representando mãos humanas [2].

As pinturas descrevem de forma impressionante treze diferentes espécies de animais, incluindo leões, panteras, ursos, aves, rinocerontes, hienas, cavalos, bovídeos e veados. No caso das imagens de cavalos, como mostra a figura acima, pode-se observar expressão de calma, agressão, sono e pastagem.

Agora, foi apresentado o resultado de um grande projeto de pesquisa multidisciplinar que mapeou exaustivamente a evolução antropológica associada à caverna [3].

Mais de 350 datações obtidas por diferentes métodos, incluindo 259 feitas por radiocarbono, foram utilizadas no desenvolvimento do projeto de pesquisa. As datações foram principalmente relacionadas com a arte rupestre e a atividade humana na caverna. Com base nas evidências arqueológicas obtidas foi reconstruída a história completa da caverna de Chauvet. O estudo mostra que houve dois períodos distintos da atividade humana na caverna: um de 37 mil a 33,5 mil anos atrás, e outro de 31 mil a 28 mil anos atrás.

A arte rupestre de Chauvet nos leva a acreditar que os humanos pré-históricos, há pelo menos 37 mil anos, possuíam uma capacidade artística semelhante à das pessoas atuais.

[1] Crédito da imagem: HTO – Own work (own photo), Public Domain. URL: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6909222.

[2] Wikipedia. Chauvet Cave. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Chauvet_Cave. Acesso: 21 de abril (2016).

[3] A Quiles et al. A high-precision chronological model for the decorated Upper Paleolithic cave of Chauvet-Pontd’Arc, Ardèche, France. PNAS 113, 4670 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Artistas há 37 mil anos. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/04/artistas-ha-37-mil-anos/. Publicado em 21 de abril (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

2 comentários sobre “Artistas há 37 mil anos”

  1. Sobre a arte rupestre de Chauvet há um filme muito bom chamado A Caverna dos Sonhos Esquecidos. Fica a dica para quem quiser conhecer um pouco mais, com a riqueza de várias imagens e uma boa música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.