Saúde com vinho?

Claudio Macedo
19/05/2016

Vinho tinto. [1]
Vinho tinto. [1]
Resveratrol é uma substância encontrada em algumas frutas, como amoras, framboesas, mirtilos e uvas tintas, e também no vinho tinto.

Pesquisas anteriores mostraram que o uso de resveratrol em ratos, faz estes animais aumentarem o tempo de vida, além de retardar o aparecimento de diabetes. Agora, pesquisadores norte-americanos descobriram que resveratrol é capaz de neutralizar os efeitos negativos de uma dieta de longo prazo (dois anos) rica em gordura e açúcar, nos músculos das pernas de macacos rhesus [2].

No estudo, os autores consideraram um grupo de macacos rhesus para controle, alimentado com uma dieta saudável, e um outro grupo, alimentado com uma dieta rica em gordura e açúcar. Metade desse último grupo recebeu, também, um complemento de resveratrol.

A pesquisa considerou especificamente três músculos: sóleo, plantar e extensor. O sóleo teve seu desempenho afetado negativamente pela alimentação não saudável e o resveratrol reverteu positivamente tal efeito. O músculo plantar não teve uma resposta negativa à dieta rica em gordura e açúcar, mas teve uma resposta positiva à adição de resveratrol. Já o terceiro músculo não foi afetado pela dieta ou pela adição de resveratrol.

Os resultados dessa pesquisa são muito interessantes por terem sido obtidos com macacos (primatas), que são animais com constituição física mais parecida com a dos humanos. A pesquisa não indica que possamos abusar de uma alimentação ruim e simplesmente adicionar um cálice de vinho ou uma porção de frutas para contrabalançar os efeitos da má dieta na nossa musculatura. A pesquisa pode, apenas, nos dar mais uma “razão” para continuar apreciando um cálice de um bom vinho tinto.

[1] Crédito da imagem: 3dman_eu (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/wine-drink-abut-prost-wine-glass-1019954/.

[2] JPK Hyatt et al. Muscle-Specific Myosin Heavy Chain Shifts in Response to a Long-Term High Fat/High Sugar Diet and Resveratrol Treatment in Nonhuman Primates. Frontiers in Physiology 7, 77 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Saúde com vinho? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/05/saude-com-vinho/. Publicado em 19 de maio (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

4 comentários sobre “Saúde com vinho?”

  1. Bom texto, direto e claro. Que maravilhosa notícia. Eu tomo vinho seco, procuro comer coisas saudáveis e faço regularmente exercícios físicos. VIVA A VIDA SAUDÁVEL.

  2. Tão bom quanto saber que um cálice de um bom vinho pode trazer benefícios é ter o prazer de ter essa notícia a partir de um texto tão bem escrito. Parabéns, Prof. Claudio! Parabéns pela maestria na divulgação do conhecimento e pela condução do Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.