Ana Maia
18/07/2016

Dispositivo desenvolvido para aplicação de campo elétrico no tratamento de tumores. [1]
Dispositivo desenvolvido para aplicação de campo elétrico no tratamento de tumores. [1]
Em 2004, um estudo de um grupo israelense, publicado em um periódico da American Association for Cancer Research, impulsionou os estudos de uma nova forma de tratamento para o câncer baseada na aplicação de campos elétricos alternados de baixa intensidade e frequência intermediária (100 a 300 kHz) [2]. A técnica foi denominada de tumor-treating fields (TTF) [3]. Embora a técnica tenha mostrado bom potencial, sobretudo na redução significativa dos efeitos colaterais durante o tratamento do tumor, ainda há muito o que se responder sobre seu mecanismo de ação e sua eficiência. Atualmente, o uso da técnica só foi aprovado nos EUA para tratamento de Gliobastomas, que é o tipo mais comum, e também muito agressivo, de tumor maligno primário de cérebro.

Um novo grande passo foi dado recentemente na direção de entender e viabilizar a técnica TTF. Um grupo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um dispositivo que permite a aplicação de campos elétricos altamente controlados e que foram testados em matrizes extracelulares tridimensionais compostas por hidrogéis com células tumorais de mama ou de pulmão e, em alguns casos, também com células endoteliais sadias [4]. Os resultados mostraram que a aplicação de campos elétricos alternados de 150 kHz e intensidade de 1,1 V/cm efetivamente freou o crescimento e a proliferação de células cancerígenas, preservando as células sadias.

O dispositivo criado certamente será um grande aliado no entendimento da ação de campos elétricos alternados em células tumorais e sadias. Além disso, a técnica proposta poderá viabilizar a escolha de combinações específicas de campos elétricos e quimioterapia para cada paciente, viabilizando uma medicina personalizada.

Como os tratamentos convencionais de câncer (radioterapia, quimioterapia e cirurgia) são bastante agressivos, novas técnicas continuam sendo buscadas. Nesta direção, a TTF vem se mostrando promissora e deverá crescer de forma bastante significativa na próxima década.

[1] Crédito da imagem: A Pavesi et al. / Creative Commons (CC BY 4.0). URL: http://www.nature.com/articles/srep26584/figures/1.

[2] ED Kirson et al. Disruption of Cancer Cell Replication by Alternating Electric Fields. Cancer Research 64, 3288 (2004).

[3] AM Davies et al. Tumor treating fields: a new frontier in cancer therapy. Ann NY Acad Sci 1291, 86 (2013).

[4] A Pavesi et al. Engineering a 3D microfluidic culture platform for tumor-treating field application. Scientific Reports 6, 26584 (2016).

Como citar este artigo: Ana Maia. Campo elétrico para tratar tumores? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/07/campo-eletrico-para-tratar-tumores/. Publicado em 18 de julho (2016).

Artigos de Ana Maia     Home