Encontrado um planeta parecido com a Terra em Proxima Centauri

Marcelo M. Guimarães
28/08/2016

Esquema gráfico comparando o Sol com Proxima Centauri e a órbita de Mercúrio com a órbita de Proxima b. Dados de Proxima Centauri podem ser vistos nos infográficos. [1]
Os boatos se confirmaram e o Observatório Europeu Austral (ESO – European Sourthen Observatory) confirmou a descoberta de um exoplaneta com 1,3 massas da Terra, orbitando a estrela mais próxima ao Sol, Proxima Centauri, distante apenas 4,23 anos-luz.

O planeta, que está sendo chamado até o momento de Proxima b, tem uma órbita muito próxima da estrela, distante apenas cerca de 7 milhões de km e com um período de 11,2 dias.

Essa proximidade com Proxima Centauri é um fato formidável, já que a estrela tem apenas 0,12 massas solares, uma temperatura efetiva em torno de 2.800 K e uma luminosidade de apenas 0,1% da luminosidade do Sol, fazendo com que Proxima b se encontre dentro da zona habitável! Estamos falando de um planeta parecido com a Terra, dentro da zona habitável de sua estrela, portanto com possibilidade de água líquida que é um fator importante para a existência de vida como a conhecemos, a apenas 4,23 anos-luz de distância. Proxima Centauri é a estrela mais próxima ao Sol e possui um planeta parecido com a Terra com possibilidade de abrigar vida.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa [2] e um artigo explicando a descoberta foi publicado na Nature [3] junto com diversas análises da descoberta [4, 5]. Segundo Guillem Anglada-Escudé, líder da equipe, os primeiros indícios da existência de Proxima b vieram em 2013 e nos anos seguintes um intenso trabalho foi feito para confirmar a sua existência. Parte desse projeto é descrito na página do projeto Pale Red Dot [6], cujo objetivo é buscar por planetas como a Terra nas estrelas mais próximas ao Sol. O nome do projeto é uma alusão à imagem que a sonda Voyager fez da Terra quando se afastava do sistema solar. Ela virou suas câmeras para trás e captou a imagem de um pálido ponto azul, que era a Terra, nome que ficou imortalizado pelo astrônomo Carl Sagan.

Sabemos agora que ao redor do pálido ponto vermelho que chamamos Proxima Centauri, orbita um planeta parecido com a Terra, com condições de abrigar vida. Que época de descobertas científicas sensacionais vivemos! [7]

[1] Crédito da imagem: ESO/M. Kornmesser/G. Coleman. URL: http://www.eso.org/public/images/eso1629c/.

[2] ESO. Planet Found in Habitable Zone Around Nearest Star. Science Release eso1629. URL: http://www.eso.org/public/news/eso1629/. Publicado em 24 de agosto (2016).

[3] G Anglada-Escudé et al. A terrestrial planet candidate in a temperate orbit around Proxima Centauri. Nature 536, 437 (2016).

[4] AP Hatzes. Earth-like planet around Sun’s neighbour. Nature 536, 408 (2016).

[5] A Witze. Earth-sized planet around nearby star is astronomy dream come true. Nature News. URL: http://www.nature.com/news/earth-sized-planet-around-nearby-star-is-astronomy-dream-come-true-1.20445. Publicado em 24 agosto (2016).

[6] Pale Red Dot. URL: https://palereddot.org.

[7] Artigos relacionados: O que torna um planeta apto a desenvolver ou sustentar vida?, Atmosfera de um exoplaneta na ponta do lápis e Qual é o exoplaneta mais jovem e por que isso é importante?

Como citar este artigo: Marcelo M. Guimarães. Encontrado um planeta parecido com a Terra em Proxima Centauri. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/08/encontrado-um-planeta-parecido-com-a-terra-em-proxima-centauri/. Publicado em 28 de agosto (2016).

Artigos de Marcelo M. Guimarães     Home

Publicado por

Marcelo M. Guimarães

Doutor em Física. Professor da Universidade Federal de Sergipe. Escreve sobre Astrofísica no Saense.