Marcelo M. Guimarães
28/08/2016

Esquema gráfico comparando o Sol com Proxima Centauri e a órbita de Mercúrio com a órbita de Proxima b. Dados de Proxima Centauri podem ser vistos nos infográficos. [1]
Os boatos se confirmaram e o Observatório Europeu Austral (ESO – European Sourthen Observatory) confirmou a descoberta de um exoplaneta com 1,3 massas da Terra, orbitando a estrela mais próxima ao Sol, Proxima Centauri, distante apenas 4,23 anos-luz.

O planeta, que está sendo chamado até o momento de Proxima b, tem uma órbita muito próxima da estrela, distante apenas cerca de 7 milhões de km e com um período de 11,2 dias.

Essa proximidade com Proxima Centauri é um fato formidável, já que a estrela tem apenas 0,12 massas solares, uma temperatura efetiva em torno de 2.800 K e uma luminosidade de apenas 0,1% da luminosidade do Sol, fazendo com que Proxima b se encontre dentro da zona habitável! Estamos falando de um planeta parecido com a Terra, dentro da zona habitável de sua estrela, portanto com possibilidade de água líquida que é um fator importante para a existência de vida como a conhecemos, a apenas 4,23 anos-luz de distância. Proxima Centauri é a estrela mais próxima ao Sol e possui um planeta parecido com a Terra com possibilidade de abrigar vida.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa [2] e um artigo explicando a descoberta foi publicado na Nature [3] junto com diversas análises da descoberta [4, 5]. Segundo Guillem Anglada-Escudé, líder da equipe, os primeiros indícios da existência de Proxima b vieram em 2013 e nos anos seguintes um intenso trabalho foi feito para confirmar a sua existência. Parte desse projeto é descrito na página do projeto Pale Red Dot [6], cujo objetivo é buscar por planetas como a Terra nas estrelas mais próximas ao Sol. O nome do projeto é uma alusão à imagem que a sonda Voyager fez da Terra quando se afastava do sistema solar. Ela virou suas câmeras para trás e captou a imagem de um pálido ponto azul, que era a Terra, nome que ficou imortalizado pelo astrônomo Carl Sagan.

Sabemos agora que ao redor do pálido ponto vermelho que chamamos Proxima Centauri, orbita um planeta parecido com a Terra, com condições de abrigar vida. Que época de descobertas científicas sensacionais vivemos! [7]

[1] Crédito da imagem: ESO/M. Kornmesser/G. Coleman. URL: http://www.eso.org/public/images/eso1629c/.

[2] ESO. Planet Found in Habitable Zone Around Nearest Star. Science Release eso1629. URL: http://www.eso.org/public/news/eso1629/. Publicado em 24 de agosto (2016).

[3] G Anglada-Escudé et al. A terrestrial planet candidate in a temperate orbit around Proxima Centauri. Nature 536, 437 (2016).

[4] AP Hatzes. Earth-like planet around Sun’s neighbour. Nature 536, 408 (2016).

[5] A Witze. Earth-sized planet around nearby star is astronomy dream come true. Nature News. URL: http://www.nature.com/news/earth-sized-planet-around-nearby-star-is-astronomy-dream-come-true-1.20445. Publicado em 24 agosto (2016).

[6] Pale Red Dot. URL: https://palereddot.org.

[7] Artigos relacionados: O que torna um planeta apto a desenvolver ou sustentar vida?, Atmosfera de um exoplaneta na ponta do lápis e Qual é o exoplaneta mais jovem e por que isso é importante?

Como citar este artigo: Marcelo M. Guimarães. Encontrado um planeta parecido com a Terra em Proxima Centauri. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/08/encontrado-um-planeta-parecido-com-a-terra-em-proxima-centauri/. Publicado em 28 de agosto (2016).

Artigos de Marcelo M. Guimarães     Home