Marcelo M. Guimaraes
07/08/2016

Padrões hexagonais com formato de colmeia encontrados na Mina Boulby na Inglaterra, há mais de 1 km de profundidade, formados há 250 milhões de anos. [1]
Padrões hexagonais com formato de colmeia encontrados na Mina Boulby na Inglaterra, há mais de 1 km de profundidade, formados há 250 milhões de anos. [1]
Marte sempre despertou o nosso interesse e a nossa curiosidade. Desde a invenção do telescópio tentamos entender e desvendar os mistérios do planeta vermelho. Nas últimas décadas enviamos sondas que orbitam e que estudam o solo de Marte. Descobrimos que a água ferve na superfície de Marte, modificando o relevo marciano.

Um dos grandes mistérios que ainda precisamos desvendar é se no passado de Marte, quando possivelmente ele era coberto de água, houve vida. Não estamos falando de marcianos verdes com cabeças gigantes, mas de pelo menos vida bacteriana, unicelular, ou quem sabe até multicelular. Para entender melhor as condições disponíveis para o desenvolvimento de vida no passado de Marte, um grupo de pesquisadores resolveu olhar não para Marte, mas para as profundezas da Terra. Que tal descer mais de 1 km sob a superfície da Terra, em uma mina, para procurar por resposta sobre a vida em Marte?

É isso que o consórcio MASE (Mars Analogues for Space Exploration) [2] decidiu fazer recentemente. Seis pesquisadores do consórcio desceram mais de 1 km na mina de Boulby na Inglaterra para estudar antigas formações com padrões hexagonais do tipo colmeia que foram formadas há 250 milhões de anos, no que era na época um mar interno gigante [3]. Esses padrões foram formados pela expansão do sal quando esse mar começou a secar, em um processo similar ao que ocorre no Vale da Morte na Califórnia atualmente. Condições semelhantes ocorrem em Marte e padrões semelhantes já foram observados. O objetivo dos pesquisadores é estudar a composição da rocha aqui na Terra, tentar detectar a presença de compostos orgânicos que indicariam a presença de vida e com isso determinar quais os melhores locais em Marte, assim como as melhores técnicas, para se buscar por sinais de vida passada.

Estudando o passado geológico da Terra podemos desenvolver técnicas para entender o passado de Marte e tentar desvendar um dos seus grandes mistérios: houve algum tipo de vida em Marte?

[1] Crédito da imagem: MASE. URL: http://mase.esf.org/news/article/our-last-fieldwork-campaign-to-boulby-mine-featured-in-new-scientist-1164.html.

[2] MASE (Mars Analogues for Space Exploration). URL: http://mase.esf.org.

[3] Hunting for Mars-like life a kilometer below Earth’s surface. New Scientist. Published 22 July (2016).

Como citar este artigo: Marcelo M. Guimarães. Entendendo Marte estudando a Terra. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/08/entendendo-marte-estudando-a-terra/. Publicado em 07 de agosto (2016).

Artigos de Marcelo M. Guimarães     Home