Claudio Macedo
06/09/2016

Igualdade de gênero. [1]
Igualdade de gênero. [1]
Pesquisadores britânicos analisaram a evolução das diferenças devidas ao gênero no tempo gasto na realização de tarefas domésticas ao longo de meio século (1961 a 2011) em 19 países [2].

Os autores encontraram um movimento geral no sentido de uma maior igualdade entre os gêneros, mas com significativas diferenças entre países, tanto no nível da diferença entre os gêneros quanto no ritmo da convergência.

Em média, há 50 anos, nos países estudados, as mulheres faziam diariamente trabalhos domésticos durante 3 horas e meia a mais do que os homens, enquanto que em 2011, essa diferença caiu para cerca de uma hora e meia. Entretanto, enquanto na Itália as mulheres ainda gastam cerca de 3 horas a mais que os homens em trabalhos domésticos, nos EUA, Canadá, Dinamarca e Finlândia, a diferença entre os gêneros agora é da ordem de uma hora.

No período estudado, houve diminuição do ritmo de convergência de gênero a partir do final dos anos 1980 nos países onde o tempo no trabalho doméstico de homens e das mulheres já era menos desigual, e aumentou o ritmo de convergência de gênero nos países onde a divisão de gênero do trabalho doméstico era mais desigual.

O estudo foi feito usando os dados do Multinational Time Use Study, um arquivo internacional de estudos transnacionais sobre uso do tempo das pessoas que datam desde a década de 1960. Na pesquisa, os autores se concentraram no trabalho doméstico caracterizado como limpeza, cozinha e lavagem de roupa; as atividades de trabalho doméstico consideradas mais desagradáveis e, tradicionalmente, as mais femininas, além de serem as mais resistentes às mudanças.

A conclusão dos pesquisadores é que apesar de alguns empecilhos de curto prazo, ritmo lento, e até mesmo alguns pequenos reveses, bem como diferenças importantes em contextos políticos nacionais, a imagem transnacional global mostra uma tendência contínua para uma maior igualdade entre os gêneros no desempenho de tarefas domésticas.

Isso é uma boa notícia, tendo em vista que as tendências de gênero no trabalho doméstico fornecem informação importante sobre a mudança de desigualdade de gênero na sociedade. Além disso, a divisão de gênero do trabalho doméstico é significativamente relacionada com bem-estar do casal; divergências sobre trabalho doméstico estão entre as principais fontes de conflitos domésticos.

[1] Crédito da imagem: ArtsyBee (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/equality-business-man-woman-equal-1245576/.

[2] E Altintas and O Sullivan. Fifty years of change updated: Cross-national gender convergence in housework. Demographic Research 35, 455 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O longo caminho para a igualdade de gênero. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/09/o-longo-caminho-para-a-igualdade-de-genero/. Publicado em 06 de setembro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home