Nanopartículas de ferro que estimulam o sistema imunológico a combater o câncer

Claudio Macedo
18/10/2016

Macrófago. [1]
Macrófago. [1]
Pesquisadores norte-americanos descobriram que nanopartículas de ferro estimulam o sistema imunológico a atacar tumores cancerosos. Eles constaram que além de diminuir os tumores já existentes no organismo de ratos, as nanopartículas impediram a ocorrência de metástase, isto é, o espalhamento de tumores cancerosos através do corpo [2].

Na pesquisa, eles identificaram que as nanopartículas ativaram os macrófagos (um dos tipos de células brancas do sangue) [3] a atacar os tumores de cânceres mamários e metástases de cânceres do pulmão, do fígado e dos pulmões. Os exames para acompanhamento realizados in vitro determinaram que os macrófagos passaram a lutar contra o câncer depois de receber o ferro.

O ferro é encontrado em todas as células de mamíferos e é necessário para o crescimento e divisão celular. No entanto, os níveis de ferro devem ser rigorosamente controlados, pois ferro pode catalisar a formação de espécies reativas tóxicas de oxigênio (ERTO). Células cancerosas proliferam rapidamente e contêm muitas vezes mais ferro do que as células normais e, talvez por esta razão, são mais sensíveis às ERTO [4].

A pesquisa agora será direcionada para teste em seres humanos. O objetivo imediato é desenvolver uma forma de tratamento que beneficie as pessoas em complemento à quimioterapia existente. A proposta inicial é usar as nanopartículas de ferro para o tratamento de câncer no período de recuperação entre doses de quimioterapia e, após a cirurgia, como combate a células tumorais residuais [2].

Os investigadores usaram em seus ensaios nanopartículas de óxido de ferro através do medicamento ferumoxytol. Este medicamento é um suplemento de ferro disponível comercialmente para o tratamento da anemia. Como o ferumoxytol já é normalmente usado em seres humanos fica mais fácil redirecionar seu uso para essas possíveis novas estratégias de tratamento do câncer.

[1] Crédito da imagem: NIAID (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/niaid/17382316281/.

[2] S Zanganeh et al. Iron oxide nanoparticles inhibit tumour growth by inducing pro-inflammatory macrophage polarization in tumour tissues. Nature Nanotechnology 11, 986 (2016).

[3] Wikipedia. Macrophage. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Macrophage. Acesso: 17 de março (2016).

[4] A Tarangelo and SJ Dixon. Nanomedicine: An iron age for cancer therapy. Nature Nanotechnology 11, 921 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Nanopartículas de ferro que estimulam o sistema imunológico a combater o câncer. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/10/nanoparticulas-de-ferro-que-estimulam-o-sistema-imunologico-a-combater-o-cancer/. Publicado em 18 de outubro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.