Claudio Macedo
01/11/2016

Piso de polpa de madeira. [1]
Piso de polpa de madeira. [1]
Pesquisadores norte-americanos desenvolveram nanogeradores triboelétricos [2] associados a placas de piso fabricadas com polpa de madeira. Ao se caminhar normalmente sobre este novo tipo de piso, a vibração provocada entre dois filmes finos contidos nas placas do piso gera energia elétrica capaz de alimentar equipamentos eletrônicos [3].

Os autores utilizaram na pesquisa filmes finos flexíveis e transparentes de fibras de celulose, que são materiais triboelétricos positivos, combinados com etileno-propileno fluorado, material triboelétrico negativo, para montar os nanogeradores. Estes, quando sujeitos ao passo humano normal, geram cerca de 30 V e corrente elétrica da ordem de 90 mA.

O trabalho é inovador por usar fibras de celulose obtida de polpa de madeira, que é um resíduo amplamente produzido em indústrias de móveis e de outros produtos de madeira. Sendo assim, as placas com os nanogeradores triboelétricos são renováveis e biodegradáveis, ou seja, amigas do ambiente.

Trata-se de geração de energia elétrica a partir de energia mecânica do movimento do corpo humano. É, efetivamente, uma fonte de energia ecológica e sustentável que pode contribuir positivamente para o nosso meio ambiente, ao lado de outras fontes não poluentes, caso venha a ser adotada em larga em escala nos pisos de ambientes em que constantemente há grande número de pessoas circulando.

[1] Crédito da imagem: floorsmk (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/floorsmk/8503711851.

[2] Efeito triboelétrico: transferência de cargas elétricas entre materiais diferentes devido a um forte contato entre eles. O radical “tribo” é originado da palavra grega para “esfregar”. É exemplo do efeito a chamada eletrização por atrito.

[3] C Yao et al. Triboelectric nanogenerators and power-boards from cellulose nanofibrils and recycled materials. Nano Energy 30, 103 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Captando energia elétrica de pisos pelo efeito triboelétrico. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/11/captando-energia-eletrica-de-pisos-pelo-efeito-triboeletrico/. Publicado em 01 de novembro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home