Precisando de dinheiro? Que tal sequenciar seu DNA?

Tábata Bergonci
02/11/2016

[1]
[1]
Em 2003, quando o primeiro genoma humano foi sequenciado, 2,7 bilhões de dólares foram investidos nos 13 anos que se levou para a conclusão do projeto. A esperança do projeto era conseguir encontrar informações que pudessem ajudar na cura de doenças, mas isso não aconteceu. Hoje, as técnicas avançadas de sequenciamento, chamadas em conjunto de sequenciamento de nova geração, reduziram muito os custos e o tempo para que o sequenciamento de um genoma ocorra. O sequenciamento apenas dos genes já transcritos, ou seja, das partes dos genomas que estão realmente sendo expressas, possibilitou que os cientistas obtivessem maiores informações sobre a fisiologia de cada indivíduo. Por último, a redução dos custos levou ao surgimento de várias empresas que sequenciam genomas de milhares de pessoas ao redor do globo, muitas vezes fazendo parcerias com universidades em busca de genes importantes para a saúde humana.

Algumas empresas, como a Genos e a Color Genomics, estão apostando nas técnicas de sequenciamento de nova geração para buscar informações sobre nossas chances de manifestar doenças. Ainda, elas prometem dar aos pesquisadores um mapa genético para ajudar na cura de enfermidades. Recentemente, a empresa 23andMe disse ter parado esse tipo de sequenciamento, entre os argumentos, os fundadores ressaltaram que a descoberta de que você tem uma chance de ter uma doença, não possibilita você saber o que fazer com essa informação.

Dentre as empresas que não seguem os princípios da 23andMe, a Genos parece ser a mais inovadora, ela pretende pagar as pessoas para incentivá-las a fornecer seu DNA e informações sobre seu histórico de vida. Quanto eles vão pagar? Isso ainda está em discussão e dentro de alguns meses, quando o projeto for iniciado, a empresa divulgará os valores. Por enquanto, uma boa notícia é que a Genos fechou parceria com a plataforma NantOmics, que é especializada em proporcionar soluções para tratar o câncer, detectando alterações nos genes e proteínas dos tumores. A ideia parece interessante, agora nos resta aguardar o que virá!

[1] Crédito da imagem: Thomas Wensing (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/thdoubleu/9530828589/.

Como citar este artigo: Tábata Bergonci. Precisando de dinheiro? Que tal sequenciar seu DNA? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/11/precisando-de-dinheiro-que-tal-sequenciar-seu-dna/. Publicado em 02 de novembro (2016).

Artigos de Tábata Bergonci     Home

Publicado por

Tábata Bergonci

Tábata Bergonci

Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas. Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo. Escreve sobre Genética no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.