A relevante redução da emissão de gases de efeito estufa devido ao uso de energia eólica

Claudio Macedo
13/12/2016

Geração de energia eólica. [1]
Geração de energia eólica. [1]
Pesquisa britânica indica que o uso de energia eólica em larga escala contribui para a redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) de forma muito mais intensa do que o comumente estimado pelos sistemas nacionais de gestão energética. No caso da Grã-Bretanha, a pesquisa calculou que a redução de emissão desses gases nocivos foi 21% maior no período de 2008-2014 do que os cálculos oficiais [2].

No trabalho, os pesquisadores utilizaram uma metodologia inovadora em que consideraram os dados detalhados de produção efetiva de energia de cada gerador britânico de meia em meia hora. Com isso, eles puderam mapear de forma abrangente como a demanda de energia ao longo do tempo foi atendida pelas diferentes fontes de energia (eólica, gás, carvão, nuclear, etc.) e, assim, estimar de forma mais precisa as emissões de GEE.

A pesquisa enfrentou um desafio clássico para a estimativa dessas emissões, pois a produção de energia eólica é variável e isso pode levar a um aumento na intensidade de emissões de GEE de plantas de produção de energia convencionais que têm que responder à flutuação de produção dos parques eólicos. No período estudado, as flutuações de produção de energia eólica só não afetaram a produção de geradores nucleares.

A conclusão do trabalho mostra que o aumento da capacidade de produção de energia eólica é uma forma segura de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e que, portanto, vale a pena a adoção de políticas públicas de estímulo à instalação desse tipo de gerador. [3]

[1] Crédito da imagem: Vlasta Juricek (Flickr) / Creative Commons (CC BY-NC-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/vlastula/327620886.

[2] RC Thomson et al. Marginal greenhouse gas emissions displacement of wind power in Great Britain. Energy Policy 10.1016/j.enpol.2016.11.012 (2017).

[3] Artigos relacionados: O surpreendente aumento de produção de energia renovável, e Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A relevante redução da emissão de gases de efeito estufa devido ao uso de energia eólica. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/12/a-relevante-reducao-da-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-devido-ao-uso-de-energia-eolica/. Publicado em 13 de dezembro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

3 comentários sobre “A relevante redução da emissão de gases de efeito estufa devido ao uso de energia eólica”

  1. O Brasil é um país com uma capacidade enorme em produção de energia eólica , seria a má gestão do país ou a falta de visão científica dá sociedade que impede com que o nosso país seja uma grande quantidade operante de fontes de energia eólica ?

    1. Historicamente tivemos a opção de hidroelétricas. Agora temos que seguir em frente com outras alternativas: eólica, solar fotovoltaica, etc.
      Obrigado pelo comentário.
      Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.