Claudio Macedo
13/12/2016

Geração de energia eólica. [1]
Geração de energia eólica. [1]
Pesquisa britânica indica que o uso de energia eólica em larga escala contribui para a redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) de forma muito mais intensa do que o comumente estimado pelos sistemas nacionais de gestão energética. No caso da Grã-Bretanha, a pesquisa calculou que a redução de emissão desses gases nocivos foi 21% maior no período de 2008-2014 do que os cálculos oficiais [2].

No trabalho, os pesquisadores utilizaram uma metodologia inovadora em que consideraram os dados detalhados de produção efetiva de energia de cada gerador britânico de meia em meia hora. Com isso, eles puderam mapear de forma abrangente como a demanda de energia ao longo do tempo foi atendida pelas diferentes fontes de energia (eólica, gás, carvão, nuclear, etc.) e, assim, estimar de forma mais precisa as emissões de GEE.

A pesquisa enfrentou um desafio clássico para a estimativa dessas emissões, pois a produção de energia eólica é variável e isso pode levar a um aumento na intensidade de emissões de GEE de plantas de produção de energia convencionais que têm que responder à flutuação de produção dos parques eólicos. No período estudado, as flutuações de produção de energia eólica só não afetaram a produção de geradores nucleares.

A conclusão do trabalho mostra que o aumento da capacidade de produção de energia eólica é uma forma segura de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e que, portanto, vale a pena a adoção de políticas públicas de estímulo à instalação desse tipo de gerador. [3]

[1] Crédito da imagem: Vlasta Juricek (Flickr) / Creative Commons (CC BY-NC-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/vlastula/327620886.

[2] RC Thomson et al. Marginal greenhouse gas emissions displacement of wind power in Great Britain. Energy Policy 10.1016/j.enpol.2016.11.012 (2017).

[3] Artigos relacionados: O surpreendente aumento de produção de energia renovável, e Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A relevante redução da emissão de gases de efeito estufa devido ao uso de energia eólica. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/12/a-relevante-reducao-da-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-devido-ao-uso-de-energia-eolica/. Publicado em 13 de dezembro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home