Tábata Bergonci
11/01/2017

[1]
Animais (incluindo seres humanos) possuem diferentes tipos de células, especializadas em funções específicas. Para que uma célula assuma adequadamente seu papel, ela precisa se encontrar no local certo e hora certa dentro do organismo. Durante o desenvolvimento, as células por vezes precisam navegar longas distâncias até alcançar seu destino.

Essa migração celular é guiada por moléculas que se encontram fora das células, os fatores-guia. Esses fatores são regulados por moléculas (proteoglicanos) presentes na superfície celular. Proteoglicanos possuem uma cadeia de polissacarídeos heparan-sulfato (HS). Em humanos, a má formação dessa cadeia pode resultar em desenvolvimento anormal e formação de tumores.

Na ciência, a forma mais indicada para entender a função de uma molécula em um organismo é retira-la de lá para observar o que acontece com o organismo. Diversos estudos já mostraram que a falta da cadeia HS nos proteoglicanos afeta a migração celular e é letal para o organismo. Sendo assim, para entender um pouco sobre a função dessas moléculas, são necessários mutantes com perda de função parcial da molécula, que nem sempre são fáceis de conseguir.

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts identificaram e estudaram dois mutantes de Caenorhabditis elegans (um verme inofensivo muito utilizado como modelo de estudo em laboratório) com perda de função parcial da molécula HS [2]. Esses mutantes apresentam uma redução significativa dos níveis de HS, resultando em defeitos específicos no desenvolvimento, como na migração de neurônios e axônios (responsáveis pela condução dos impulsos elétricos no cérebro).

Os cientistas ainda constataram que os proteoglicanos com cadeias HS precisam estar tanto nas células em migração, quanto nas células presentes ao redor das células migratórias.

O estudo dá mais um passo para entender a importância das cadeias HS dos proteoglicanos que regulam a migração celular, mostrando que o sistema nervoso não pode se desenvolver normalmente sem a presença de níveis precisos de HS. Não por acaso, os mecanismos de expressão gênica e formação das moléculas que compõem a cadeia HS são bastante evolutivamente conservados em todos os animais.

[1] Crédito da imagem: Daniel Berger (Flickr) / Creative Commons (CC BY-NC-ND 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/zeissmicro/14143269248/.

[2] CR Blanchette et al. Functional Requirements for Heparan Sulfate Biosynthesis in Morphogenesis and Nervous System Development in C. elegans. PLOS Genet 13, e1006525 (2017).

Como citar este artigo: Tábata Bergonci. Os neurônios migram… E precisam de bons guias para isso. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/01/os-neuronios-migram-e-precisam-de-bons-guias-para-isso/. Publicado em 11 de janeiro (2017).

Artigos de Tábata Bergonci     Home