Claudio Macedo
27/01/2017

[1]
A periodontite, doença inflamatória da gengiva que pode destruir os tecidos de suporte dos dentes, incluindo o osso aveolar, afeta cerca de 1/3 dos adultos e mais da metade das pessoas com idade acima de 65 anos. A doença, além de provocar a perda dos dentes, tem sido associada a doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, parto prematuro, artrite reumatoide, diabetes e demência [2].

Pesquisadores de instituições australianas e norte-americanas relataram em artigo recente o desenvolvimento de uma vacina contra a periodontite. Testes da vacina foram realizados, com muito sucesso, em ratos com periodontite induzida [2]. A vacina visa enzimas produzidas pela bactéria Porphyromonas gingivalis para desencadear uma resposta imune. Esta resposta produz anticorpos que neutralizam as toxinas destrutivas do patógeno.

Os autores pretendem começar ensaios clínicos da vacina com pessoas com periodontite já no próximo ano. O que se espera é que a vacina reduza substancialmente a destruição de tecidos em pacientes contaminados pela Porphyromonas gingivalis, evitando, assim, tratamentos complexos que as vezes envolve cirurgia e aplicação de antibióticos.

Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo podem ser beneficiadas com essa vacina muito bem-vinda.

[1] Crédito da imagem: Pixabay / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/lips-mouth-smile-teeth-happy-156991/.

[2] NM O’Brien-Simpson et al. A therapeutic Porphyromonas gingivalis gingipain vaccine induces neutralising IgG1 antibodies that protect against experimental periodontitis. npj Vaccines 10.1038/npjvaccines.2016.22 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Tornando realidade uma vacina contra doença da gengiva. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/01/tornando-realidade-uma-vacina-contra-doenca-da-gengiva/. Publicado em 27 de janeiro (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home