Afinal, o que é código de barras?

Marcelo Macedo
12/02/2017

Código de barras de um medicamento. [1]
Toda embalagem de produto industrializado possui um código de barras, formado normalmente por listas pretas e brancas, o qual não se repete para outros produtos. A combinação da largura e sequência dessas barras indica o tipo do produto. Quando o código de barras é aproximado de um leitor óptico tipo scanner, um laser de cor vermelha ilumina esse código. Nesse momento  ocorrem os fenômenos de absorção e reflexão pelas listas pretas e brancas, respectivamente. A luz refletida pelas listas brancas é medida por um sensor de luz (fototransistor) e, em seguida, é gerado um código digital correspondente às larguras das listas brancas e à sua sequência. Uma central de processamento, externa ao scanner,  analisa esse código e  identifica o produto e associa um preço a ele [2].

Outras tecnologias mais avançadas poderiam ser implementadas, como a RFID (identificação por radiofrequência). Cada produto teria uma etiqueta RFID, composta por um circuito eletrônico sensível a sinais de rádio [3]. O sinal de rádio poderia ser emitido por um celular, permitindo, desse modo, que o usuário recebesse, na tela do seu aparelho, o valor a ser pago pelo produto adquirido, além de suas características, como percentual de nutrientes, gorduras, sais, para o caso de produtos alimentícios. Alternativamente, todos os produtos poderiam ser inseridos em um dispositivo capaz de efetuar uma varredura de todos as frequências dos cartões RFID e, em questões de segundos, o valor a ser pago seria disponibilizado (veja um vídeo aqui).

Ressalta-se, entretanto, que o emprego de tecnologias de tal tipo requer estudos de viabilidade socioeconômica, uma vez que, inevitavelmente, a intervenção humana será dispensada ou diminuída sensivelmente no processo de pagamento dos produtos, o que pode promover desemprego em alta escala.

[1] Crédito da imagem: Marcelo Macedo.

[2] How It Works Book of Amazing Technology. Volume Five. Imagine Publishing (2016).

[3] M McRoberts. Arduino Básico. Novatec (2015).

Como citar este artigo: Marcelo Macedo. Afinal, o que é código de barras? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/02/afinal-o-que-e-codigo-de-barras/. Publicado em 12 de fevereiro (2017).

Artigos de Marcelo Macedo     Home

Publicado por

Marcelo Macedo

Marcelo Macedo

Doutor em Física Aplicada. Professor da Universidade Federal de Sergipe. Escreve sobre Tecnologia e Inovação no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.