Claudio Macedo
31/03/2017

[1]
Pesquisadores de instituições dos EUA e da Inglaterra descobriram que o crescente aumento na administração de antibióticos veterinários está aumentando a resistência a esses antibióticos nas comunidades bacterianas e fúngicas dos locais expostos ao estrume bovino, o que gera uma disfunção do ecossistema [2].

Os autores analisaram o solo de 11 fazendas norte-americanas e descobriram que o solo usado na criação do gado, portanto em contato com o esterco, apresentava uma quantidade de genes resistentes aos antibióticos muitas vezes maior do que a existente nos locais que não tinham contato direto com o esterco.

As comunidades microbianas do solo são importantes para sustentar as funções dos ecossistemas, como a regulação do clima através da retenção de gás carbônico (CO2), a fertilidade do solo e a produção de alimentos. Perturbações desses ecossistemas, como a exposição a antibióticos, podem ter efeitos marcantes nas bactérias e nos fungos do solo e consequentemente nessas funções.

Um dado alarmante destacado na pesquisa é que nos EUA cerca de 80% dos antibióticos vendidos são utilizados na pecuária.

O uso cada vez maior de antibióticos no gado, especialmente considerando que sua utilização maior é para prevenir doenças, em vez de tratar doenças, é uma grande preocupação.

Além da questão microbiana do solo, indicada no trabalho, devemos observar que não se sabe as consequências para a saúde humana advindas do consumo da carne e do leite produzidos sob o efeito desses antibióticos. É preciso que novas pesquisas nessa área abordem, também, a questão dos possíveis efeitos dos antibióticos veterinários na alimentação humana.

[1] Crédito da imagem: junasada (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/cow-cattle-grazing-watercolor-1992064/.

[2] C Wepking et al. Exposure to dairy manure leads to greater antibiotic resistance and increased mass-specific respiration in soil microbial communities. Proc R Soc B 10.1098/rspb.2016.2233 (2017).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O problema dos antibióticos veterinários no solo da pecuária. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/03/o-problema-dos-antibioticos-veterinarios-no-solo-da-pecuaria/. Publicado em 31 de março (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home