Claudio Macedo
14/03/2017

Fontes de carotenóides. [1]
Pesquisadores canadenses encontraram uma forte correlação entre a ingestão de alimentos ricos em carotenóides [2] e vitamina C e menor risco de câncer pulmão [3].

O trabalho investigou detalhadamente, durante dois anos, a alimentação de 2.554 pessoas de Montreal com idades entre 35 e 75 anos. Os autores verificaram, particularmente, a frequência de consumo de 49 frutas e legumes. A conclusão foi que os antioxidantes vitamina C, beta-caroteno, alfa-caroteno, beta-criptoxantina e licopeno, presentes em alimentos comuns, mostraram ser redutores do risco de desenvolver câncer de pulmão, tanto em fumantes quanto em não fumantes. Em termos de alimentos, os autores observaram que maior ingestão de frutas, hortaliças e vegetais crucíferos [4], com destaque para frutas cítricas, tomate e cenoura, foi relacionada a um menor risco de câncer de pulmão.

Os autores destacam que o câncer de pulmão é a principal causa de mortalidade por câncer no mundo. As estatísticas mostram que em 2012, o câncer de pulmão foi responsável por cerca de 1,6 milhão de mortes ou 19,4% das mortes relacionadas ao câncer. Além disso, o hábito de fumar é o principal fator de risco para câncer de pulmão, representando até 90% de todos os casos. O estudo agora apresentado claramente indica que além do fumo, a dieta pode influenciar fortemente a ocorrência de câncer de pulmão.

A indicação que fica da pesquisa é que é desejável que aumentemos o consumo de frutas e vegetais ricos em carotenóides e vitamina C para reduzir o risco de câncer de pulmão. [5]

[1] Crédito da imagem: Sabrina Ripke (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/pumpkin-vegetables-autumn-october-1768857/.

[2] DB Rodrigues-Amaya et al. Fontes brasileiras de carotenóides: tabela brasileira de composição de carotenóides em alimentos. MMA/SBF. URL: http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_agrobio/_publicacao/89_publicacao09032009113306.pdf. (2008).

[3] M Shareck et al. Inverse Association between Dietary Intake of Selected Carotenoids and Vitamin C and Risk of Lung Cancer. Front Oncol 10.3389/fonc.2017.00023 (2017).

[4] Vegetais crucíferos: agrião, brócolis, espinafre, couve-flor, folhas de mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, entre outros.

[5] Artigos relacionados: A longevidade através do saudável consumo de nozes, Novas evidências de benefícios do resveratrol (uva, vinho, …) para nossa saúde e Alcançando vida mais longa com proteínas vegetais.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Os alimentos que enfrentam o câncer de pulmão. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/03/os-alimentos-que-enfrentam-o-cancer-de-pulmao/. Publicado em 14 de março (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home