Claudio Macedo
21/07/2017

[1]
Pesquisadores ingleses desenvolveram uma metodologia para analisar a perspectiva da energia elétrica de fontes renováveis se tornar economicamente competitiva quando comparado com a energia obtida de combustíveis fósseis. O trabalho destaca um resultado surpreendente: mantida a tendência observada nos últimos anos de evolução temporal dos preços praticados das principais tecnologias de armazenamento de energia, entre 2027 e 2040 teremos a tão desejada virada, isto é, a energia elétrica obtida das principais fontes renováveis de energia se tornará mais barata do que a energia adquirida de combustíveis fósseis [2].

O foco da pesquisa foi o preço praticado pelo mercado para o fornecimento de tecnologias de armazenamento de energia. O entendimento é que o armazenamento de energia é atualmente o grande gargalo para a redução competitiva dos preços de energia elétrica obtida de fontes de energia limpa. Basta lembrar que energia solar ou eólica, por exemplo, só são produzidas nos momentos em que as condições climáticas são adequadas. Se o excesso de energia elétrica produzido com essas tecnologias é desperdiçado, ou é armazenado a custo muito alto, o preço da eletricidade utilizada torna-se cara.

No trabalho, os autores coletaram dados sobre a evolução da capacidade instalada e dos preços de várias tecnologias de armazenamento de energia ao longo do tempo para ver como os custos caem à medida que a capacidade instalada aumenta. Eles, então, usaram essas tendências para calcular a rapidez com que os custos cairão considerando os diferentes níveis de investimento futuro para aumentar a capacidade instalada. Com isso, eles puderam fazer uma série de previsões sobre quando os sistemas de energia com baixa emissão de gás carbônico (CO2) poderiam alcançar os níveis de preços dos sistemas tradicionais de produção de energia de combustíveis fósseis.

Particularmente, a pesquisa prevê, por exemplo, que será economicamente mais barato usar eletricidade obtida de painéis solares e armazenadas em baterias domésticas a partir da década 2030 do que utilizar a rede de distribuição pública e, também, que há uma boa probabilidade de que os carros elétricos se tornem mais econômicos do que os de gasolina já a partir de 2022.

Este trabalho nos traz esperança de que é possível reverter a perspectiva desanimadora de que os avanços na produção de energia limpa sempre são compensados pela consistente oferta de combustíveis fósseis a baixo custo, assunto que foi discutido no artigo “Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?”. [3]

[1] Crédito da imagem: Manuchi (Pixabay) / Cretive Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/battery-happy-battery-full-charge-1689978/.

[2] O Schmidt et al. The future cost of electrical energy storage based on experience rates. Nature Energy 6, 17110 (2017).

[3] Artigos relacionados: O círculo virtuoso do combustível reciclado de gás carbônico,  Adotaremos a energia sustentável a tempo?O surpreendente aumento de produção de energia renovável e Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Quando o uso de energia de fontes renováveis será economicamente vantajoso? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/07/quando-o-uso-de-energia-de-fontes-renovaveis-sera-economicamente-vantajoso/. Publicado em 21 de julho (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home