Aplicativos para analisar o seu DNA? Temos!

Tábata Bergonci
09/08/2017

[1]
Testes de DNA já se tornaram algo comum em nossa sociedade. Inicialmente usado para comprovar ou descartar paternidade, hoje, com ele, já podemos ter acesso a todas as nossas variações gênicas e predisposições a doenças. Uma empresa que sequencia seu genoma pode te dar dados de ancestralidade e saúde, como a 23andMe faz (discutida nesse artigo aqui). Entretanto, você precisa saber o que está procurando quando faz o sequenciamento (afinal, temos mais de 20 mil genes em nosso DNA).

A startup Helix acredita que as pessoas podem ser curiosas suficientemente sobre seu DNA, a ponto de comprarem aplicativos para celular que desvendem o que está por trás de seus genes. Assim, a Helix Store armazena diversos aplicativos para que você possa encontrar respostas em seu DNA.

E como tudo isso funciona? Primeiramente, por 80 dólares a Helix sequencia seu genoma em poucas semanas (outras empresas chegam a cobrar 200 dólares para fazer um sequenciamento de genoma humano). Com todos os seus ATGCCGTCTTAGCTGTCA em mãos, o que fazer? Bom, você necessita de pelo menos um aplicativo, comprado na Helix Store, para então começar a analisar seu DNA.

Os aplicativos da loja virtual vêm separados em categorias (família, entretenimento, fitness, etc). Um aplicativo da empresa Institome, por 30 dólares, usará seu sequenciamento para te dizer sua porcentagem de parentesco com Neandertais e o que isso pode dizer sobre sua saúde. Por 70 dólares, um aplicativo da National Geographic chamado Geno 2.0 garante que você descobrirá os caminhos que seus ancestrais fizeram migrando pelo planeta. Por 150 dólares você consegue um cachecol (isso mesmo!) personalizado com seu código genético. Com 125 dólares você pode ver o que seu DNA diz sobre seus níveis de colesterol. E por aí vai…

Por enquanto, a Helix Store tem cerca de 30 aplicativos para seu DNA. A empresa realmente acredita nessa ideia. Se vai funcionar? Os aplicativos são um pouco caros, mas o trabalho por trás de cada análise que eles oferecem é custoso e exige bons profissionais para fazê-los (os bioinformatas!). Na opinião dessa geneticista aqui, uma coisa é certa: isso aproximará as pessoas de seu DNA, da genética como um todo, tornará as coisas mais “simples e descomplicadas” para o entendimento. Para o cofundador da Helix, Justin Kao, o DNA poderá estar mais integrado com a vida das pessoas, assim como o GPS. Nas palavras dele “quando usamos os aplicativos que utilizam GPS, nós não pensamos necessariamente que estamos usando GPS, já que ele é somente algo que está alimentando o aplicativo. Esse é o caminho para onde estamos indo com a genômica, não estaremos pensando em nosso DNA, estaremos apenas utilizando o DNA em um aplicativo que nos mostra o melhor treino na academia”.

[1] Crédito da imagem: greyloch (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/greyloch/9121238998/.

Como citar este artigo: Tábata Bergonci. Aplicativos para analisar o seu DNA? Temos! Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/08/aplicativos-para-analisar-o-seu-dna-temos/. Publicado em 09 de agosto (2017).

Artigos de Tábata Bergonci     Home

Publicado por

Tábata Bergonci

Tábata Bergonci

Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas. Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo. Escreve sobre Genética no Saense.

2 comentários sobre “Aplicativos para analisar o seu DNA? Temos!”

  1. Fico aqui imaginando as reclamações na central de atendimento ao consumidor desse tipo de empresa “então moço meu DNA ta aparecendo com defeito aqui , como faz?” (risos i). As noticias nos programas de fofoca “vaza DNA de ‘celebridade X’ indicando parentesco com Neandertal também famoso OK ok ok!” (risos ii). Brincadeiras a parte, bem doido tudo isso, a ciência avançando numa velocidade que só ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.