O controle da poluição afeta a economia?

Claudio Macedo
22/08/2017

[1]
Pesquisa norte-americana encontra evidências de que a política ambiental adotada nos EUA reduz significativamente as emissões de poluentes per capita nas cidades norte-americanas sem afetar negativamente o PIB per capita dessas cidades [2].

O trabalho examinou o vínculo entre urbanização, crescimento econômico e poluição usando dados de áreas metropolitanas nos EUA entre 1999 e 2011 fornecidos pela Agência de Proteção Ambiental (U.S. Environmental Protection Agency). Particularmente, os pesquisadores focaram o estudo no impacto da adoção nas cidades da lei nacional de controle da poluição (Clean Air Act). Eles examinaram detalhadamente o crescimento das emissões de dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), amônia (NH3), partículas finas e compostos orgânicos voláteis versus o crescimento da população e o crescimento do produto interno bruto (PIB), de várias regiões dos EUA adotantes dos padrões da Clean Air Act. Consistentemente, os autores do trabalho verificaram que nas regiões estudadas a poluição cresce menos que a população e o PIB regional.

Estudos dessa natureza ajudam a desmitificar o entendimento de que é impossível controlar a poluição devido à urbanização sem um severo custo econômico. Fica patente, a partir desse trabalho, que é possível compatibilizar a adoção de políticas ambientais rigorosas com os benefícios de melhor qualidade de vida das pessoas e os ganhos em inovação, produtividade e crescimento das empresas evidenciadas nas cidades modernas.

[1] Crédito da imagem: Sérgio Valle Duarte (Wikimedia Commons) / Creative Commons (CC BY 3.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Population_pollution.jpg.

[2] NZ Muller, A Jha. Does environmental policy affect scaling laws between population and pollution? Evidence from American metropolitan áreas. PLoS ONE 10.1371/journal.pone.0181407 (2017).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O controle da poluição afeta a economia? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/08/o-controle-da-poluicao-afeta-a-economia/. Publicado em 22 de agosto (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

One thought on “O controle da poluição afeta a economia?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.