Um nanorobô feito de DNA para entrar em seu corpo

Tábata Bergonci
26/09/2017

[1]
Cientistas da Caltech, em Pasadena, Califórnia (para referência e como curiosidade, aonde trabalham Sheldon Cooper, Leonard, Raj and Howard, na série The Big Bang Theory) acabaram de publicar na revista Science uma invenção incrível: um nanorobô feito de DNA [2,3]. E o que ele faz?

Esse robô tem autonomia para “andar” dentro do corpo, pegar uma molécula e depois entregá-la no local desejado. Nanorobôs capazes de trabalhar dentro do nosso corpo já existiam, mas a grande novidade desse trabalho é que esse robô feito de DNA pode resolver tarefas específicas. Dentre as tarefas que ele pode executar com precisão podemos citar a capacidade de sintetizar uma molécula (um nanorobô convencional precisaria que esta molécula lhe fosse entregue). Outra capacidade relevante desse novo nanorobô é a capacidade de entregar a molécula em seu local de destino apenas quando algum sinal for emitido no organismo.

Esse nanorobô, além de eficiente, tem um design bem legal: uma “perna” com dois “pés” para andar e um “braço” com uma “mão” para pegar a molécula necessária. Cada uma dessas partes é feita de poucos nucleotídeos. Sua perna tem uma passada de 6 nanômetros. Fofo, não é!?

No experimento publicado, o nanorobô conseguiu pegar e entregar seis moléculas diferentes em locais corretos em um período de 24 horas. Apesar de lento, é possível inserir mais robôs e melhorar a eficiência de entrega das moléculas. Também pode-se inserir no organismo robôs que entreguem diferentes tipos de moléculas ao mesmo tempo, com diferentes tipos de alvos. Outro ponto positivo: pouca energia é consumida no processo.

Para o professor responsável pela pesquisa, Lulu Qian, a tecnologia que eles desenvolveram pode ajudar outros pesquisadores a utilizá-la em terapia química. Para ele “assim como robôs eletromecânicos são enviados para locais distantes, como Marte, nós podemos enviar minúsculos robôs moleculares para lugares aonde humanos não podem ir, como a corrente sanguínea”.

[1] Crédito da imagem:  Liji Jinaraj (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/karmadude/132682739/.

[2] AJ Thubagere et al. A cargo-sorting DNA robot. Science 10.1126/science.aan6558 (2017).

[3]  JH Reif. DNA robots sort as they walk. Science 10.1126/science.aao5125 (2017).

Como citar este artigo: Tábata Bergonci. Um nanorobô feito de DNA para entrar em seu corpo. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/09/um-nanorobo-feito-de-dna-para-entrar-em-seu-corpo/. Publicado em 26 de setembro (2017).

Artigos de Tábata Bergonci     Home

Publicado por

Tábata Bergonci

Tábata Bergonci

Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas. Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo. Escreve sobre Genética no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *