Amplificando os benefícios nutricionais dos vegetais

Claudio Macedo
19/10/2017

[1]
Pesquisa recente encontra evidências que a adição de óleo de soja à salada de vegetais amplifica a absorção de nutrientes importantes para a saúde humana. Os nutrientes analisados foram quatro carotenoides (alfa e betacaroteno, luteína e licopeno), duas formas de vitamina E, e as vitaminas K e A [2].

O trabalho examinou a absorção de nutrientes no sangue de 12 mulheres voluntárias, que consumiram saladas de vegetais em experimentos em que se variou o teor de óleo de soja adicionado. Após o consumo de saladas contendo 0, 2, 4, 8 ou 32 g de óleo de soja, o sangue de cada participante foi coletado e examinado em momentos selecionados. Os resultados mostraram que, em média, a absorção dos nutrientes cresceu linearmente com a quantidade de soja adicionada, mas o efeito variou bastante entre as voluntárias, algumas, inclusive, mostraram muito pouca variação na absorção de nutrientes com a adição do óleo de soja.

A limitação ao máximo de 32 g de óleo no estudo, decorreu da recomendação dietética de que não se deve consumir mais do que duas colheres de sopa de óleo por dia.

Os autores destacaram no trabalho que poucos adultos consomem o mínimo de vegetais recomendado para uma nutrição saudável. Nos EUA, onde foi feita a pesquisa, apenas 8,9% dos adultos consomem o equivalente a 2-3 xícaras de vegetais por dia, que é o recomendado para adultos sedentários. Os adultos fisicamente ativos deveriam, inclusive, consumir ainda mais vegetais.

Uma dieta caracterizada por baixo consumo de vegetais é uma preocupação de saúde pública, dado os resultados negativos associados à saúde, incluindo o aumento do risco de doenças cardiovasculares e de outras doenças.

As evidências encontradas no estudo, que é possível, com a adição de óleo de soja, otimizar os benefícios nutricionais do consumo de vegetais, indicam um caminho para mitigar os problemas para saúde oriundos desse baixo consumo.

Certamente que novas pesquisas precisam ser desenvolvidas nesse assunto para responder várias questões que surgem com esse trabalho: (a) Foram testadas apenas 12 pessoas e ocorreu grande variação na taxa de absorção de nutrientes entre elas; como será o resultado com um número maior de participantes? (b) Só participaram da pesquisa mulheres; o resultado será diferente para homens? (c) As saladas servidas nos experimentos foram feitas com vegetais frescos; o que acontecerá se forem usados vegetais processados? (d) Foi usado óleo de soja; o que ocorrerá se for usado outro tipo de óleo? [3]

[1] Crédito da imagem: jill111 (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/salad-fresh-veggies-vegetables-791891/.

[2] WS White et al. Modeling the dose effects of soybean oil in salad dressing on carotenoid and fat-soluble vitamin bioavailability in salad vegetables. Am J Clin Nutr 10.3945/​ajcn.117.153635 (2017).

[3] Artigo relacionado: Os alimentos que enfrentam o câncer de pulmão.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Amplificando os benefícios nutricionais dos vegetais. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/10/amplificando-os-beneficios-nutricionais-dos-vegetais/. Publicado em 19 de outubro (2017).

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Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

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