Gerando energia elétrica a partir da evaporação natural

Claudio Macedo
24/10/2017

O ciclo da água. [1]
Pesquisadores avaliaram o potencial de energia utilizável advindo da geração de energia elétrica a partir da evaporação natural nos EUA. Os estudos mostraram que cerca de 325 GW estão potencialmente disponíveis, número que corresponde a 70% da energia elétrica atualmente produzida no país [2].

A ideia é que é possível colher parte da energia da evaporação natural de lagos e reservatórios utilizando usinas geradoras a base de materiais sensíveis à água e que podem converter a energia da evaporação em trabalho através de ciclos de absorção e repulsão de água. Nos ciclos, as absorções promovem expansões dos materiais sensíveis e as repulsões fazem contrações que fazem funcionar o gerador de eletricidade.

Os autores do trabalho estimam que cerca de 50% da energia solar absorvida na superfície terrestre impulsiona a evaporação natural, alimentando o ciclo da água. Esse fluxo de energia poderia fornecer, em termos práticos, energia em densidades de área de até 10 W/m2 (o triplo do que a energia eólica atualmente fornece), juntamente com uma redução de perdas de água doce por evaporação em quase a metade. Além disso, como as usinas cobririam boa parte das áreas dos lagos e reservatórios e a água tem calor específico muito alto, haveria controle de produção, isto é, a geração de energia elétrica seria ajustada à demanda em tempo real.

O fato de essa nova forma de produzir energia renovável poder ajustar a produção à demanda de eletricidade, resolve um dos mais importantes desafios das atuais principais fontes de energia renovável, que é a intermitência. Afinal, as turbinas eólicas e os painéis fotovoltaicos solares produzem energia somente quando o vento e o sol estão disponíveis. [3]

[1] Crédito da imagem: NOAA National Weather Service Jetstream (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/atmospheric-infrared-sounder/8265072146.

[2] AH Cavusoglu et al. Potential for natural evaporation as a reliable renewable energy resource. Nature Communications 10.1038/s41467-017-00581-w (2017).

[3] Artigos relacionados: Quando o uso de energia de fontes renováveis será economicamente vantajoso? e Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Gerando energia elétrica a partir da evaporação natural. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/10/gerando-energia-eletrica-a-partir-da-evaporacao-natural/. Publicado em 24 de outubro (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.