Claudio Macedo
02/11/2017

Globalização. [1]
Economistas da Itália e dos EUA mostram, em pesquisa sobre globalização econômica, que os ganhos oriundos do comércio internacional aumentam os custos internos no país para modificar os métodos organizacionais e as normas sociais estabelecidas que justificaram tais ganhos; por outro lado, a intensificação da mobilidade entre nações, de pessoas e empresas, provoca o efeito oposto, isto é, estimula os ajustes sociais e de métodos organizacionais dos países [2].

No trabalho, os autores desenvolveram modelos matemáticos em que se comparam os efeitos da globalização entre dois países de diferentes bases sociais e institucionais. São demonstrados dois resultados fundamentais: o comércio bilateral conduz ao fortalecimento do status quo, enquanto a mobilidade das pessoas e empresas promove convergências institucionais e sociais entre os países.

A pesquisa se contrapõe à ideia prevalente em economia que a globalização, representada por concorrência ampla no comércio entre os países, implica em diminuição das diferenças de produtividades entre as nações, devido a necessidade de contínuo ajuste tecnológico das empresas para produzir com qualidade maior e com custos mais baixos. Ocorre que, se um país tem vantagem comparativa no comércio internacional devido a uma configuração social-institucional interna lucrativa, haverá uma resistência muito grande para mudar tal configuração, pois isso significará redução dessa vantagem.

[1] Crédito da imagem: faith.e.murphy (Flickr) / Creative Commons (Domínio público). URL: https://www.flickr.com/photos/146869076@N05/29436856792/.

[2] M Belloc and S Bowles. Persistence and Change in Culture and Institutions under Autarchy, Trade, and Factor Mobility. American Economic Journal: Microeconomics 10.1257/mic.20160079 (2017).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Como o comércio internacional pode fortalecer as desigualdades sociais. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/11/como-o-comercio-internacional-pode-fortalecer-as-desigualdades-sociais/. Publicado em 02 de novembro (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home