Comunicação quântica é via dupla

Antônio Murilo Macedo
15/04/2018

Placa indicando uma via de dois sentidos. [1]
Comunicação eficiente, segura e em alta velocidade é uma das principais demandas da sociedade moderna. É difícil imaginar nossas vidas hoje sem celulares, tablets ou notebooks conectados à internet 24 horas por dia. Comunicação também é uma das formas de estabelecermos uma relação direta de causa e efeito. O exemplo mais simples disso é uma ordem vinda de um chefe ou superior hierárquico do tipo “faça isso” ou “faça aquilo”. Quando paramos para pensar, vemos que boa parte de nossas vidas é regulada pelo imperativo da comunicação e a falta de informação é em grande medida a principal fonte de nossos problemas.

Do ponto de vista formal a teoria da comunicação foi desenvolvida por Claude Shannon em 1948 [2] usando ferramentas da teoria da probabilidade. O mais conhecido conceito introduzido por Shannon em sua teoria foi o da entropia da informação, que é essencialmente uma medida da quantidade de informação contida em uma mensagem. Podemos entender intuitivamente a entropia de Shannon pelo seguinte exemplo. Suponha que você tenha 8 caixas colocadas lado a lado e alguém escondeu uma bola em uma delas. Esta pessoa então pede que você descubra em que caixa está a bola fazendo um número mínimo de perguntas binárias, ou seja do tipo que as respostas são apenas sim ou não. Para facilitar a elaboração de perguntas você enumera as caixas da direita para a esquerda. Se as caixas são todas iguais e a pessoa teve acesso a todas elas a entropia de Shannon deste problema é 3, ou seja, você pode saber com certeza absoluta em que caixa está a bola fazendo apenas 3 perguntas binárias. Tente achar a solução.

No formalismo de Shannon um sistema de comunicação é formado por 5 partes: a fonte da mensagem, o transmissor, o canal ou meio de transmissão, o receptor e o destino da mensagem. A mensagem é codificada no transmissor para se adequar ao meio de transmissão e é decodificada no receptor. Os protocolos de comunicação atuam em todas as etapas do processo para maximizar sua eficácia e eficiência. A entropia de Shannon é um conceito chave na construção de protocolos, pois ela estabelece os limites para compressão da mensagem sem perda de conteúdo. Você pode usar os aplicativos que comprimem arquivos, como por exemplo o zip, para estimar a quantidade de informação em uma dada mensagem, pois um arquivo não pode ser comprimido abaixo da entropia de Shannon.

A mecânica quântica trouxe uma nova perspectiva para a teoria da comunicação. Conceitos como superposição de estados e entrelaçamento foram incorporados à noção de informação quântica e novos protocolos de transmissão e compactação de mensagens tornaram-se possíveis superando limites considerados impossíveis na teoria clássica. Um bom exemplo disto é a codificação superdensa, na qual uma mensagem clássica maximamente compactada em dois bits é recodificada em um único bit quântico (qubit). Usando a analogia do compressor zip, com uma codificação superdensa um arquivo zip quântico teria aproximadamente metade do tamanho que um arquivo zip clássico. Um outro exemplo de limitação clássica para a transmissão de uma mensagem pode ser descrito pelo seguinte problema. Suponha que duas pessoas, Alice e Beto tenham feito testes e receberam os resultados em envelopes confidenciais que foram enviados separadamente para a casa de cada um. Ao ler os resultados de seus testes, Alice e Beto precisam decidir o que fazer levando em conta o resultado do outro teste. Para um saber o resultado do teste do outro eles precisam enviar o resultado através de um mensageiro que leva um tempo T para transportar a mensagem da casa de um para a do outro. O problema é que T é também o tempo que eles têm para tomar a decisão logo após abrir seus envelopes e há apenas um mensageiro que pode estar com Alice ou com Beto na hora que eles abrem o envelope. Este problema obviamente não tem solução clássica, portanto ou Alice ou Beto tomarão suas decisões sabendo o resultado do teste do outro, mas nunca ambos. Surpreendentemente, existe uma solução para este problema usando comunicação quântica.

Em um artigo recente [3], pesquisadores da Universidade de Viena na Áustria mostraram experimentalmente que um mensageiro quântico em estado de superposição pode estar simultaneamente na casa de Alice e na casa de Bob e desta forma ele pode enviar as duas mensagens no tempo T, ou seja enviar para Alice o resultado do teste de Beto e enviar para Beto o resultado do teste de Alice. Além de realizarem uma tarefa classicamente impossível, os autores também mostraram que o protocolo que eles usaram é completamente seguro, ou seja uma terceira pessoa não tem como interceptar a mensagem transmitida nem saber em que direção ela foi enviada. Em outras palavras ela não tem como saber quem recebeu o que de quem. No experimento, o papel do mensageiro é feito por um fóton que por meio de um divisor de feixes é colocado em um estado de superposição entre as posições de Alice e Beto. Então, Alice e Beto codificam o estado de seus bits na fase do fóton e o direcionam para um segundo divisor de feixes que cria o estado final. Os pesquisadores tomaram vários cuidados na implementação do experimento, como por exemplo garantir que no tempo de observação o fóton não pode fazer mais que uma viagem entre as posições de Alice e Beto.

Como todos os protocolos quânticos que superam os similares clássicos, a comunicação quântica em via dupla deverá ter um grande impacto na construção de soluções de problemas práticos para a comunicação quântica segura. Combinando com outros resultados recentes, como a descoberta de materiais adequados para memórias quânticas [4], este experimento poderá estar abrindo as portas para a demonstração experimental da viabilidade prática de uma internet quântica rápida e segura.

[1] Crédito da Imagem: Clker-Free-Vector-Images (Pixabay) / CC0 Creative Commons. https://pixabay.com/pt/à-frente-tráfego-dois-forma-44409/.

[2] CE Shannon. A Mathematical Theory of Communication. Bell System Technical Journal 27, 379 (1948).

[3] F Massa et al. Experimental two-way communication with one photon. arXiv:1802.05102 [quant-ph] (2018).

[4] M Rančić et al. Coherence time of over a second in a telecom-compatible quantum memory storage material. Nature Physics 14, 50 (2018).

Como citar este artigo: Antônio Murilo Macedo. Comunicação quântica é via dupla. Saense. http://www.saense.com.br/2018/04/comunicacao-quantica-e-via-dupla/. Publicado em 15 de abril (2018).

Artigos de Antônio Murilo Macedo     Home

Publicado por

Antônio Murilo Macedo

Doutor em Física. Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Escreve sobre Informação Quântica no Saense.