Portal de Periódicos da CAPES
18/04/2018

[1]
Aproximadamente 15 mil casos de câncer registrados por ano no Brasil são atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade, aponta estudo nacional, que contou com parceria da Universidade de Harvard e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde. Os usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso* aos resultados da pesquisa em texto completo, por meio da revista científica Cancer Epidemiology.

De acordo com o estudo The increasing burden of cancer attributable to high body mass index in Brazil [2], o excesso de peso e a obesidade estão particularmente associados ao aumento no risco dos cânceres de mama (pós-menopausa), cólon e reto, corpo do útero, vesícula biliar, rim, fígado, mieloma múltiplo, esôfago, ovário, pâncreas, próstata, estômago e tireoide. A incidência desses tipos corresponde à metade do total de casos diagnosticados no país.

“Os dados são alarmantes, dado que a última Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida pelo IBGE, levantou que mais da metade da população brasileira tem excesso de peso. Nossa pesquisa estimou a proporção e o número de casos que poderiam ser evitados por ano por meio da redução desse fator de risco. Esperamos que os achados contribuam para informação e gestão de políticas públicas de controle e prevenção”, pontua o pesquisador Leandro Rezende, responsável pela investigação.

O artigo científico discute dois fatores fundamentais para redução do excesso de peso: alimentação saudável e modo de vida fisicamente ativo. “Ressaltamos a necessidade de intervenções e políticas públicas que tenham como objetivo regulamentar a produção, a venda, o marketing e a rotulagem de alimentos ultraprocessados. Concomitantemente, políticas de incentivo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados que promovam um sistema alimentar saudável, sustentável e apropriado ao contexto brasileiro”, afirma o cientista.

Para Rezende, em relação à atividade física, é preciso desenvolver uma ação multisetorial (englobando campos como saúde, educação, transporte e outros), de modo a aumentar as oportunidades para a população se engajar em modos de vida mais ativos. Um exemplo disso seria a substituição do transporte motorizado pelo deslocamento a pé ou de bicicleta; para tanto, é necessário que ocorram mudanças para promover ambientes favoráveis em ciclovias, calçadas, parques e outras áreas das cidades.

A pesquisa mostra que o número de casos de câncer atribuível ao excesso de peso ou à obesidade pode chegar a 29 mil (ou 4.6% de todos os cânceres) até 2025. “As estimativas para o Brasil ainda estão abaixo de países de alta renda, como os Estados Unidos. No entanto, a prevalência de sobrepeso vem crescendo descontroladamente nas últimas décadas. Ações de prevenção e promoção da saúde devem ser prioridade nesse momento”, indica o autor.

Leandro Rezende foi bolsista da CAPES durante seu período de mestrado e é usuário do Portal de Periódicos. “O apoio da CAPES me proporcionou uma experiência extremamente importante para que eu pudesse me dedicar ao curso e me desenvolver como pesquisador. Além disso, o acesso gratuito aos mais importantes títulos das áreas de Medicina e Saúde Pública disponibilizados por meio do Portal de Periódicos foram e são fundamentais para o processo científico”, avalia.

A revista científica Cancer Epidemiology deve ser acessada por meio do link buscar periódico do Portal. O título se dedica a ampliar a compreensão sobre causas, prevenção e controle do câncer. O escopo abrange todos os aspectos da epidemiologia da doença, incluindo estatística descritiva, estudos de fatores de risco para início, desenvolvimento e prognóstico, triagem e detecção precoce, prevenção, controle e questões metodológicas. O ISSN da publicação é 1877-7821. [3]

[1] Crédito da imagem: mohamed_hassan (Pixabay) / CC0 Creative Commons. https://pixabay.com/en/obese-weight-loss-man-nutritionist-3011213/.

[2] LFM Rezende et al. The increasing burden of cancer attributable to high body mass index in Brazil. Cancer Epidemiol 10.1016/j.canep.2018.03.006 (2018).

[3] Esta notícia científica foi escrita por Alice Oliveira dos Santos.

Como citar esta notícia científica: Portal de Periódicos da CAPES. Número de casos de câncer desencadeados por sobrepeso no Brasil pode dobrar até 2025. Texto de Alice Oliveira dos Santos. Saense. http://www.saense.com.br/2018/04/numero-de-casos-de-cancer-desencadeados-por-sobrepeso-no-brasil-pode-dobrar-ate-2025/. Publicado em 18 de abril (2018).

Notícias científicas do Portal de Periódicos da CAPES Home