Inteligência artificial na análise de comportamento de condutores de veículos

Pesquisa para Inovação
08/05/2018

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A startup Cobli tem se especializado em soluções tecnológicas para o monitoramento e a gestão de frotas. Concentrando esforços em segurança, a empresa aprimora uma ferramenta capaz de identificar o padrão de comportamento de condutores de veículos por meio da análise de dados obtidos por rastreadores movidos a energia solar.

O projeto é desenvolvido com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e baseia-se na tecnologia de aprendizado de máquina, área da Inteligência Artificial. “A partir dos dados coletados, o algoritmo estabelece um perfil de condução com precisão de mais de 90%”, afirma o engenheiro Rodrigo Mourad, um dos fundadores e sócios da Cobli.

Segundo Mourad, em uma ou duas semanas de uso o sistema pode reunir uma quantidade de dados – como velocidades, acelerações, frenagens e ângulos de curvas – suficiente para traçar um perfil do motorista na condução do veículo. Diretamente vinculados à questão da segurança no trânsito, esses dados também têm impacto na economia da empresa, pois uma condução mais agressiva aumenta o consumo de combustível e os gastos com manutenção do veículo.

O sistema também coleta dados sobre localização (por GPS) e desempenho do veículo, gerando informações que podem ser acessadas por um smartphone ou tablet. Em caso de acidente, automaticamente o dispositivo envia uma mensagem de emergência por SMS com a localização do veículo para contatos cadastrados – família ou empresa do condutor.

O sistema desenvolvido pela empresa substitui o convencional “pin identificador” inserido em chaveiros ou cartões e lido por um sensor instalado no veículo – recurso já bastante utilizado pelo segmento de logística. Mourad argumenta que esse sistema pode ser facilmente fraudado, bastando que um motorista empreste seu cartão de identificação a outro. “O hardware é uma solução estática, enquanto a logística é dinâmica”, complementa.

Energia solar

A estratégia da Cobli tem sido investir recursos materiais e humanos na ciência de dados e na IoT (Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things) aplicados à logística. Por isso, o projeto PIPE, que começou em março de 2017 e deve se encerrar em fevereiro de 2019, atua em duas frentes, para aprimorar tanto a metodologia de coleta como de análise dos dados.

Lucas Brunialti, especialista em sistemas de informação e diretor de tecnologia da empresa, explica que, atualmente, a Cobli coleta dados por meio de um dispositivo eletrônico que se conecta à OBD (do inglês On-Board Diagnostic), a entrada do sistema de controle do automóvel. O dispositivo é importado e utilizado, também, por outras empresas que atuam na área de logística. “Nosso diferencial é o processamento dos dados coletados, que nos permite oferecer relatórios úteis para o planejamento das rotas e gestão das frotas”, diz.

Com o apoio do PIPE, em Fase 2 do projeto, a Cobli está desenvolvendo um novo dispositivo que não depende do conector OBD ou de energia elétrica: equipado com uma placa solar de 30x15cm, pode ser fixado em qualquer lugar do veículo que receba luz solar. Segundo Brunialti, o funcionamento por energia solar ampliará as possibilidades de utilização do equipamento: “Ele poderá ser instalado até mesmo na carroceria de um caminhão para fazer o rastreamento da carga”, diz o pesquisador. Dotado de uma bateria interna, o dispositivo capta energia solar por algumas horas e, assim, pode ser utilizado também à noite.

A empresa já tem um protótipo do novo dispositivo e espera finalizá-lo até o final do ano. “Vários clientes da Cobli já demonstraram interesse em testar o produto”, afirma Mourad.

Desvios no padrão

O outro aspecto do projeto desenvolvido com o apoio da FAPESP é a própria evolução do software. Hoje, o sistema consegue identificar diversas características de comportamento ao volante, o que permite aos clientes da Cobli identificar seus motoristas e orientar, de forma personalizada, os que dirigem perigosamente. Graças a esse sistema, a empresa descobriu, por exemplo, que o motorista paulistano tem o hábito de reduzir em cerca de 25% a velocidade do veículo ao se aproximar de um radar e voltar à velocidade anterior imediatamente depois de passar por ele. Além do risco envolvido nas freadas bruscas, o comportamento também resulta em maior consumo de combustível e maior desgaste de itens como pneus e componentes de freio.

O desafio, agora, é desenvolver um algoritmo que identifique desvios no comportamento padrão do motorista. A partir de um motorista já reconhecido pelo sistema, o objetivo é detectar, rapidamente, anomalias que possam estar relacionadas à ingestão de entorpecentes, sono ou uso do celular ao volante. Para chegar a um resultado eficiente, a parceria com as empresas será fundamental na fase de alimentação de dados do sistema, diz Mourad. “Identificada uma alteração no padrão de condução do veículo, entraremos em contato com a empresa para que ela verifique o que está ocorrendo.”

Startup premiada

Atualmente, a Cobli conta com uma equipe de 50 funcionários, sendo 20 deles especialistas em desenvolvimento de produto. “Temos engenheiros, cientistas de dados, analistas financeiros, designers e até antropólogos, pois precisamos conhecer bem o cliente para tornar o sistema mais útil e fácil de usar”, descreve Mourad.

Toda essa estrutura foi criada em apenas três anos. A empresa nasceu em 2015, depois que o empreendedor norte-americano Charles Parker Treacy identificou o Brasil como uma oportunidade de negócios. Graduado em Matemática pela Universidade Duke, Treacy cursava, então, um MBA na Universidade de Harvard e decidiu investir no setor de logística no Brasil. A empresa nasceu sem o apoio de incubadora ou de instituto de pesquisa. Instalada na cidade de São Paulo, começou com capital dos sócios e escritório próprio.

Hoje, com mais de 300 clientes em todo o país, a Cobli coleciona prêmios, como o “Harvard Business School – New Venture Competition”, em 2016, quando competiu com 190 empresas de todo o mundo.

Em 2017, ganhou o Prêmio Painel Logístico Senai 2017, na categoria “Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias”, pelo desenvolvimento da ferramenta de identificação do modo de condução do motorista.

Este ano, foi incluída na lista das “100 startups brasileiras para ficar de olho”, divulgada no início de abril. O ranking é resultado de uma parceria das revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, da Editora Globo, com a Corp.vc, da consultoria EloGroup. As 100 empresas foram destacadas entre 1,3 mil inscrições. E a Cobli entrou no ranking juntamente com mais oito startups paulistas apoiadas pelo PIPE. [2]

[1] Crédito da imagem: Clker-Free-Vector-Images (Pixabay) / CC0 Creative Commons.
https://pixabay.com/en/truck-18-wheeler-freight-shipping-309398/.

[2] Esta notícia científica foi escrita por Suzel Tunes.

Como citar esta notícia de inovação: Pesquisa para Inovação. Inteligência artificial na análise de comportamento de condutores de veículos. Texto de Suzel Tunes. Saense. http://www.saense.com.br/2018/05/inteligencia-artificial-na-analise-de-comportamento-de-condutores-de-veiculos/. Publicado em 08 de maio (2018).

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Pesquisa para Inovação é uma publicação da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) com o objetivo de estimular a inovação empresarial e de promover a colaboração entre universidades e empresas, bem como o intercâmbio de informações entre parceiros potenciais.

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