Tomar café traz benefícios ao seu fígado! Já tomou um cafezinho hoje?

Tábata Bergonci
25/09/2018

[1]
Quem não gosta daquele cafezinho ao acordar ou depois do almoço? O café está presente na vida dos brasileiros de forma tão intrínseca que é difícil imaginar algumas situações cotidianas sem a bebida. Seja na pausa do trabalho, num momento de socialização, ou mesmo na apreciação sozinho em uma cafeteria ou em casa, o café está associado a momentos prazerosos da vida. Muitos estudos mostram que a ingestão de cafeína, principal substância encontrada no café, em quantidades baixas traz vários benefícios para saúde: melhora o humor e a memória e ajuda o cérebro a focar. Agora, novas pesquisas vêm mostrando que o café ajuda seu fígado!

Importantes estudos mostram que a ingestão regular de café (com cafeína, não vale descafeinado!) diminui o risco de cirrose (lesões no fígado que o fazem parar de funcionar com o passar do tempo, que tem causas genéticas e também pode ser provocado pelo excesso de álcool e medicamentos) [2]. Tomar seu cafezinho todo dia também ajuda a evitar câncer no fígado [3]. Mais dois benefícios encontrados recentemente: o café previne o acúmulo de gordura no fígado [4] e também reduz o risco de fibrose no órgão [5].

Aqui no Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo analisaram mais de cem pacientes com hepatite C em relação ao consumo de café e evolução dos problemas no fígado [6].Eles dividiram os pacientes em dois grupos, os que consumiam muito café (mais de 255 mL por dia, que corresponde a 123 mg de cafeína por dia) e os que consumiam pouco (menos de 123 mg por dia). Os resultados mostraram que pacientes que ingeriam mais café apresentavam menor fibrose no fígado, ou seja, a cafeína atua como protetora do órgão.

Enquanto eu tomo meu café, eu termino o artigo acrescentando que estudos também mostram que existe benefícios na ingestão de cafeína até a quantidade de 407 mg por dia, sendo que acima disso não se vê aumento dos benefícios e os malefícios começam a surgir, como problemas no estômago e insônia, por exemplo. Mais um ponto, esse café precisa estar desacompanhado do açúcar! E você, está indo tomar seu cafezinho agora?

[1] Crédito da imagem: Heather Dowd (Flickr), CC BY-SA 2.0. https://www.flickr.com/photos/heza/2990574184/.

[2] M Ikeda et al. Relation of coffee consumption and serum liver enzymes in Japanese men and women with reference to effect modification of alcohol use and body mass index. Scand J Clin Lab Invest 10.3109/00365511003650165 (2010).

[3] SC Larsson, A Wolk. Coffee consumption and risk of liver cancer: a meta-analysis. Gastroenterology 10.1053/j.gastro.2007.03.044 (2007).

[4] Y Gutierrez-Grobe et al. High coffee intake is associated with lower grade nonalcoholic fatty liver disease: the role of peripheral antioxidant activity. Ann Hepatol 11, 350 (2012).

[5] JW Molloy et al. Harrison. Association of coffee and caffeine consumption with fatty liver disease, nonalcoholic steatohepatitis, and degree of hepatic fibrosis. Hepatology 10.1002/hep.24731 (2012).

[6] SR Machado et al. Coffee has hepatoprotective benefits in Brazilian patients with chronic hepatitis C even in lower daily consumption than in American and European populations. Braz J Infect Dis 10.1016/j.bjid.2013.09.001 (2014).

Como citar este artigo: Tábata Bergonci. Tomar café traz benefícios ao seu fígado! Já tomou um cafezinho hoje? Saense. http://saense.com.br/2018/09/tomar-cafe-traz-beneficios-ao-seu-figado-ja-tomou-um-cafezinho-hoje/. Publicado em 25 de setembro (2018).

Artigos de Tábata Bergonci Home

Publicado por

Tábata Bergonci

Tábata Bergonci

Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas. Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo. Escreve sobre Genética no Saense.

2 comentários sobre “Tomar café traz benefícios ao seu fígado! Já tomou um cafezinho hoje?”

  1. Que notícia maravilhosa! Acredite, eu tinha muito receio com relação o café e o fígado! Vou só equilibrar a ‘dose”. Grata!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.