Uma maternidade estelar

ESO
01/10/2018

Maternidade estelar IC 2944. [1]
Esta intrigante nova imagem da maternidade estelar IC 2944 está sendo lançada para celebrar um marco importante: os 15 anos do Very Large Telescope do ESO. A imagem mostra também um grupo de espessas nuvens de poeira, conhecidas como glóbulos de Thackeray, que se podem ver contrastando com o gás da nebulosa, que brilha num tom cor de rosa pálido. Estes glóbulos encontram-se sob intenso bombardeio proveniente da radiação ultravioleta emitida por estrelas quentes jovens próximas, sendo consequentemente dilapidados e fragmentados, tal como pedaços de manteiga jogado numa frigideira quente. É muito provável que os Glóbulos de Thackeray sejam destruídos antes de conseguirem colapsar e formar novas estrelas.

[1] Crédito da imagem: ESO.

Como citar esta notícia científica: ESO. Uma maternidade estelar. Saense. http://www.saense.com.br/2018/10/uma-maternidade-estelar/. Publicado em 01 de outubro (2018).

Notícias científicas do ESO Home

Publicado por

ESO

O ESO (European Southern Observatory) é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronômico mais produtivo do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.