ESO
11/12/2018

Sistema binário R Aquarii. [1]
Esta imagem mostra o sistema estelar binário R Aquarii, situado a cerca de 700 anos-luz de distância da Terra. A imagem foi obtida pelo Very Large Telescope do ESO em 2012.

R Aquarii é um tipo de objeto conhecido por “binária simbiótica”, composta por duas estrelas que se encontram rodeadas por uma enorme e dinâmica nuvem de gás (uma nebulosa). Este tipo de sistemas contém duas estrelas em interação numa relação complexa e desigual — uma anã branca e uma gigante vermelha. A gigante vermelha está perdendo massa para a sua companheira, havendo ocasionalmente ejeção de matéria sob a forma de estranhos jatos, arcos e rastros, o que dá origem às formas curiosas observadas na imagem.

Existem muitos processos a acontecer entre as “atrizes” deste duplo ato cósmico. A gigante vermelha é uma estrela variável, com um brilho que varia de um fator 750 num período de um ano e três semanas. Pensa-se que a nebulosa tênue chamada Cederblad 211 é o resultado de uma violenta nova que ocorreu há cerca de 250 anos. Vemos também uma estrutura em forma de S, fina e vertical, com nodos de material super quente que se move para o exterior a grandes velocidades — entre 600 e 850 quilômetros por segundo.

Obteve-se também a imagem de R Aquarii 15 anos antes —além de diversas vezes desde essa época — no intuito de observar a sua atividade contínua. O sistema é muito dinâmico e complexo, tendo-se expandido e evoluído significativamente nos últimos anos.

[1] Crédito da imagem: ESO.

Como citar esta notícia científica: ESO. Sistema binário R Aquarii. Saense. http://www.saense.com.br/2018/12/sistema-binario-r-aquarii/. Publicado em 11 de dezembro (2018).

Notícias científicas do ESO Home