Portal de Periódicos da CAPES
21/02/2019

[1]
Existem atualmente no mundo mais de 425 milhões de adultos diabéticos. Até o ano 2045, o número deve crescer para 630 milhões. Os dados são do Atlas do Diabetes, desenvolvido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Diante das atualizações da doença, com apontamentos cada vez mais alarmantes, é necessário que os grupos multidisciplinares de profissionais que atuam a favor da prevenção e do tratamento da patologia estejam sempre alertas às principais referências internacionais. Para isso, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza diversos conteúdos.

Um dos recursos especializados no tema é a base de dados da American Diabetes Association (ADA), que oferece à comunidade brasileira, por meio do Portal de Periódicos, as revistas científicas Diabetes e Diabetes Care. As publicações abrangem pesquisas originais sobre fisiologia e patofisiologia sobre diabetes mellitus com relação a aspectos humanos e animais em laboratório.

Segundo a IDF, o que mais preocupa é a falta de conhecimento da população, sendo que um a cada dois diabéticos não sabe que é portador da doença. Na lista de países com maior quantidade de pessoas portadoras da doença, o Brasil ocupa o 4º lugar, com 12,5 milhões. Para 2045, estima-se que o país desça uma posição, se colocando no 5º posto do ranking (apesar de o número de pacientes aumentar para 20,3 milhões).

Para atender a demanda social, o Brasil registra hoje mais de cinco mil especialistas em endocrinologia e metabologia e mais de 1500 nutrólogos, segundo a Demografia Médica de 2018. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), a população brasileira tem à disposição aproximadamente 82 mil nutricionistas e cerca de 11.500 técnicos em nutrição. Além dessas, existem ainda outras categorias que fazem parte da cadeia de atendimento a diabéticos, evidenciando a necessidade de atualização profissional constante e fomento à pesquisa científica da área. [2]

[1] Crédito da imagem: Isucc, Pixabay License,
https://pixabay.com/en/diabetes-stop-blood-sugar-medicine-1270350/.

[2] Esta notícia científica foi escrita por Alice Oliveira dos Santos.

Como citar esta notícia científica: Portal de Periódicos da CAPES. Número de diabéticos deve crescer mais de 30% até 2045. Texto de Alice Oliveira dos Santos. Saense. http://www.saense.com.br/2019/02/numero-de-diabeticos-deve-crescer-mais-de-30-ate-2045/. Publicado em 21 de fevereiro (2019).

Notícias científicas do Portal de Periódicos da CAPES Home