Agência FAPESP
26/05/2021

Pesquisadores da Famerp e da Fiocruz compararam dados de grávidas de duas capitais brasileiras, Rio de Janeiro e Manaus, com infecção pelo zika confirmada entre 2015 e 2016. Fatores que influenciaram o risco de malformação foram alta taxa de ataque do vírus na região e contaminação no primeiro trimestre de gravidez (foto: TV Brasil/divulgação)

Luciana Constantino | Agência FAPESP – A infecção prévia por dengue não aumenta o risco de uma gestante infectada pelo zika dar à luz um bebê com microcefalia. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa que comparou dados de mulheres grávidas de duas capitais brasileiras, Rio de Janeiro e Manaus.

A epidemia de zika no Brasil ocorreu entre 2015 e 2016 em regiões historicamente endêmicas para a dengue e ambos os vírus têm o mesmo vetor de transmissão, o mosquito Aedes aegypti. À época, alguns Estados afetados registraram um aumento de casos de microcefalia (um raro distúrbio neurológico no qual o cérebro do bebê não se desenvolve completamente), enquanto outras regiões não tiveram o mesmo crescimento.

De acordo com o estudo, dois fatores explicam o maior número de registros de microcefalia em algumas áreas: a alta taxa de casos de zika em relação ao total da população (a chamada taxa de ataque) e o fato de as mães dos bebês com o distúrbio terem contraído o vírus no primeiro trimestre da gravidez.

Apoiado pela FAPESP por meio de dois projetos (16/15021-113/21719-3), o trabalho está inserido na Rede de Pesquisa sobre Zika Vírus em São Paulo, conhecida como Rede Zika. Os resultados foram publicados no periódico Viruses, ligado ao Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), no fim de abril, em uma edição especial sobre zika e gravidez.

“As discrepâncias do número de registros de microcefalia entre regiões durante a epidemia de zika levaram a muitos questionamentos. Uma das hipóteses era de que a pré-exposição à dengue poderia agravar os casos. Mas no interior de São Paulo, mesmo sendo uma região altamente endêmica para dengue, não houve muitos efeitos adversos do zika. Por isso, fomos investigar o que poderia explicar as diferenças”, afirma o virologista Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e um dos orientadores do grupo juntamente com a pesquisadora Patrícia Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo Nogueira, ao analisar os dados das duas capitais, a taxa de ataque teve destaque. Enquanto no Rio de Janeiro, que registrou muitos casos de microcefalia, o número de pessoas contaminadas com o vírus zika foi de dez para cada 10 mil habitantes, em Manaus, onde o índice de bebês com a síndrome foi baixo, a taxa de casos ficou em 0,6 por 10 mil pessoas.

“A microcefalia causada por zika é um fenômeno raro. Porém, quando há muitos casos da doença em uma região, esse fenômeno torna-se mais aparente. O fato de a mulher se contaminar com o vírus no primeiro trimestre da gestação já havia sido apontado como relevante e agora comprovamos isso”, explica o virologista.

Metodologia

Para realizar a pesquisa, o grupo investigou as diferenças nos resultados adversos da gravidez e nos bebês nas duas coortes (conjunto de pessoas que têm em comum um evento que se deu no mesmo período), compreendendo 114 gestantes com infecção pelo vírus zika confirmada por PCR entre setembro de 2015 e junho de 2016. As participantes foram recrutadas na Fundação Heitor Vieira Dourado de Medicina Tropical (FMT-HVD), um centro de referência para doenças infecciosas em Manaus, e no ambulatório de doenças febris agudas da Fiocruz, no Rio.

A exposição prévia à dengue foi avaliada por meio de ensaios de anticorpos neutralizantes e sorologias. Foram exploradas as associações potenciais entre os resultados da gravidez e as taxas de ataque do zika, definidas como o número de casos relatados em sistemas oficiais durante o período de estudo dividido pelo tamanho total da população das duas cidades.

No geral, 31 mulheres tiveram resultados adversos (27 no Rio e quatro em Manaus). Desse total, houve quatro perdas na gravidez e 27 bebês nasceram com anomalia cerebral. “Apenas as taxas de ataque de zika e infecção no primeiro trimestre da gravidez foram associadas a efeitos adversos. A imunidade preexistente à dengue não foi associada a resultados [normais ou anormais] em pacientes com infecção por zika durante a gravidez”, concluem os pesquisadores no artigo.

E completam: “Os pontos fortes de nosso estudo incluem uma classificação cuidadosa dos resultados infantis, possibilitada por avaliações detalhadas no nascimento por uma equipe multidisciplinar. Além disso, o uso de um ensaio altamente sensível e específico para caracterizar a imunidade de dengue preexistente e o uso de soros coletados durante a fase aguda do zika por RT-PCR conferem credibilidade aos nossos resultados. Nossas principais limitações são o tamanho modesto da amostra e a seleção da amostra de conveniência”.

Nogueira cita que, em outro estudo coordenado por ele em 2017, já havia sido mostrado que pacientes infectados pelo zika depois de terem tido dengue não apresentavam uma enfermidade mais severa do que outras pessoas. Esse trabalho foi o primeiro a indicar esse resultado em seres humanos. À época, estudos anteriores realizados apenas com células e com roedores sugeriam a potencialização de uma infecção pela outra (leia mais em: agencia.fapesp.br/25549/).

Histórico

A microcefalia é resultado de alterações no processo de formação do sistema nervoso durante o desenvolvimento embrionário, o que faz com que a cabeça e o cérebro do bebê sejam menores se comparados aos valores de referência para a idade. Na maior parte dos casos, as crianças apresentam atrasos e problemas de desenvolvimento mental, físico e motor.

Entre as causas da microcefalia estão fatores genéticos, exposição a substâncias químicas, bactérias e vírus. Recentemente, mostrou-se que o vírus zika, ao infectar gestantes, pode comprometer o desenvolvimento do feto.

Durante a epidemia no Brasil, o zika afetou pessoas de todas as idades e foi associado à ocorrência de um grande número de casos congênitos. Em novembro de 2015, o Brasil declarou situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de ocorrências. Em seguida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta epidemiológico, destacando a possibilidade de desenvolvimento de malformações neurológicas congênitas associadas à infecção de gestantes pelo zika.

Somente naquele ano foram registrados mais de 2.400 casos de microcefalia no país, distribuídos em pouco mais de 540 municípios de 20 Estados. Para ter uma ideia do crescimento, o total de registros no Brasil entre 2010 e 2014 havia sido de 781 casos em todo o período.

Em relação ao zika, o país teve cerca de 214 mil casos prováveis em 2016. No ano seguinte foram 17 mil casos, caindo para 8 mil em 2018. De janeiro a março deste ano, o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta 448 registros prováveis da doença.

Transmitido pela picada do Aedes aegypti, o zika tem sintomas parecidos aos da dengue. Na maior parte dos contaminados provoca febre, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, dores nas articulações e manchas no corpo, desaparecendo, em média, em dez dias.

Agora, o grupo de estudos continua analisando a interação entre zika e dengue e avaliando se o zika também modula a infecção por dengue. Nogueira também participa de um grupo internacional que busca modelos capazes de prever epidemias de zika, dengue e febre amarela (leia mais aqui agencia.fapesp.br/35156/).

O artigo Why Did ZIKV Perinatal Outcomes Differ in Distinct Regions of Brazil? An Exploratory Study of Two Cohorts pode ser lido em: www.mdpi.com/1999-4915/13/5/736/htm.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Como citar este texto: Agência FAPESP. Estudo contraria suspeita de que dengue aumenta risco de microcefalia associada ao zika.  Texto de Luciana Constantino. Saense. https://saense.com.br/2021/05/estudo-contraria-suspeita-de-que-dengue-aumenta-risco-de-microcefalia-associada-ao-zika/. Publicado em 26 de maio (2021).

Notícias científicas da Agência FAPESP     Home