Home

O efeito dominó inimaginável: ratos diminuem a comunidade de aves marinhas, que diminui o volume de excremento de ave produzido e gera uma diminuição de recifes de corais!
Luana Mendonça, 18/07/2018
Outro resultado interessante encontrado foi que os peixes dos recifes próximos às ilhas sem ratos cresceram mais rápido e tinham maior biomassa comparado com os das ilhas infestadas.

O que afeta multiplicação do vírus da dengue
Agência FAPESP, 18/07/2018
Estudo mostra que para uma linhagem do vírus da dengue se sobressair a outra ela ativa menos a resposta do sistema imunológico dos doentes. A linhagem prevalece mesmo se multiplicando menos.

Imagem de tomografia laser do planeta Netuno
ESO, 18/07/2018
Esta nova tecnologia permitirá aos astrônomos estudar com um detalhe sem precedentes objetos celestes tais como buracos negros supermassivos no centro de galáxias distantes, jatos emitidos por estrelas jovens, aglomerados globulares, supernovas, planetas e seus satélites no Sistema Solar, entre outros.

Descoberta a primeira fonte de raios cósmicos fora da Via Láctea
Agência FAPESP, 17/07/2018
Parece ter chegado ao fim o mistério da origem dos raios cósmicos de altíssima energia, as partículas mais energéticas do Universo, que chegam à Terra vindos de fora de nossa galáxia, a Via Láctea.

Caminhões e ônibus respondem por metade da poluição do ar
Agência FAPESP, 17/07/2018
“Um dos aspectos inovadores desse estudo foi utilizar o etanol na atmosfera, que é emitido somente por carros e motos. Com isso, pudemos separar a contribuição real de veículos leves, que emitem etanol, dos pesados, movidos a diesel e que não emitem etanol”.

A razão pela qual as abelhas africanizadas são tão ferozes
Agência FAPESP, 16/07/2018
“Quando injetamos os neuropeptídeos sintéticos em suas formas maduras, as operárias jovens passaram a dispor do neuropeptídeos maduros, que em poucos minutos passaram a ativar as transformações metabólicas e fisiológicas, tornando tais indivíduos aptos a exercer comportamentos agressivos”.

Gene-chave para acelerar o crescimento da cana
Agência FAPESP, 12/07/2018
“O estudo mostrou claramente que o gene ScGAI é um componente fundamental para o desenvolvimento da cana e pode ser um alvo de manipulação genética de modo a permitir interferir na velocidade de crescimento e desenvolvimento da planta pela regulação da proteína DELLA”.

Hábitos reprodutivos do fungo causador do pé de atleta
Agência FAPESP, 11/07/2018
Pé de atleta é uma infecção crônica e superficial, pois o fungo alimenta-se da queratina presente na pele e na unha. Causa desconforto, coceira e danos estruturais às unhas, acarretando uma diminuição na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Em raros casos, geralmente associados à baixa imunidade, a infecção pode se disseminar pelo organismo e se tornar uma ameaça à vida do paciente.

Maquetes virtuais interativas para mercado imobiliário
Pesquisa para Inovação, 11/07/2018
O produto permite ao usuário navegar livremente pelo empreendimento com qualidade foto-realista, trocar a iluminação, experimentar diferentes decorações e acabamentos, tirar medidas, trocar a mobília por peças vendidas na loja de móveis de sua preferência, interagir com as áreas de lazer do condomínio e, mesmo, enxergar a vista que se tem da janela.

Uma paisagem celeste colorida
ESO, 11/07/2018
Esta imagem mostra o aglomerado estelar RCW 38 e as nuvens de gás resplandecente ao redor com incrível detalhe, assim como os tentáculos negros de poeira passando através do núcleo brilhante deste jovem conjunto de estrelas.

Convertendo biomassa em bioprodutos
Agência FAPESP, 10/07/2018
“Utilizamos como ponto de partida a estrutura da enzima obtida experimentalmente por técnicas de difração de raios X. Então, utilizamos centenas de computadores trabalhando em conjunto para resolver as equações que governam o movimento de cada um dos átomos da enzima ao longo do tempo, para assim entender sua dinâmica e seu mecanismo de funcionamento”.

Molécula capaz de matar o parasita da malária
Agência FAPESP, 10/07/2018
A possibilidade de um novo medicamento traz esperança a milhares de pacientes infectados pelo Plasmodium falciparum, um dos protozoários causadores da malária, sobretudo pelo fato de os testes mostrarem que a molécula foi capaz de matar, inclusive, a cepa resistente aos antimaláricos convencionais.

Ernst Hamburger, pesquisador e divulgador da ciência, morre aos 85 anos
Agência FAPESP, 06/07/2018
Ernst Hamburger foi diretor da SBF e da SBPC. Membro da ABC e comendador da Ordem Nacional de Mérito Científico do Brasil, recebeu vários prêmios no país e no exterior, entre eles, o Kalinga Prize for the Popularization of Science, concedido Unesco. Para aquilatar a importância dessa premiação, vale lembrar que o rol dos ganhadores do Kalinga Prize inclui nomes como os de Louis de Broglie, Julian Huxley, George Gamow, Bertrand Russell e Konrad Lorenz, entre outros notáveis.

Usando Twitter para monitorar enchentes
Agência FAPESP, 05/07/2018
“As pessoas costumam publicar suas expectativas em relação ao clima, então elas podem postar que o tempo está fechando, por exemplo. Esse mecanismo ajuda a identificar possíveis indícios de que algo vai ocorrer em relação à chuva”.

Como surgem as doenças autoimunes
Agência FAPESP, 05/07/2018
O sistema imunológico humano às vezes falha em sua função de reconhecer tecidos e órgãos como elementos próprios do corpo e passa a atacá-los como se fossem estranhos. Esse erro de identificação desencadeia doenças como o diabetes mellitus do tipo 1.

Curando feridas crônicas com larvoterapia
Agência FAPESP, 04/07/2018
A larvoterapia é a utilização de larvas de mosca para remover o tecido necrosado, romper o biofilme bacteriano e eliminar as bactérias, e promover o crescimento de tecido sadio. A despeito de seu caráter aparentemente repulsivo, o tratamento tem-se mostrado bastante eficiente na cura de feridas recalcitrantes.

Dois mil anos de história das chuvas no Brasil
Agência FAPESP, 03/07/2018
“Ao analisar os isótopos de oxigênio no carbonato de cálcio dos espeleotemas, a partir da razão encontrada entre o oxigênio 16 e o 18 consegue-se inferir se o clima era mais seco (relativamente mais 18) ou mais úmido (relativamente menos oxigênio 18) quando do momento da deposição de determinada camada de calcário”.

Primeira imagem de um planeta recém nascido
ESO, 02/07/2018
“Os resultados de Keppler abrem-nos uma nova janela para as primeiras fases da complexa evolução planetária, ainda tão mal compreendida. Precisávamos de observar um planeta no disco de uma estrela jovem para compreendermos realmente os processos por detrás da formação planetária.” Ao determinar as propriedades físicas e atmosféricas do planeta, os astrônomos podem testar modelos teóricos de formação planetária.

Curativo com alto poder cicatrizante é feito da proteína do abacaxi
Agência FAPESP, 29/06/2018
“Quem tem ferimentos graves sabe muito bem a diferença que faz um bom curativo. Ele precisa criar uma barreira contra microrganismos, evitando contaminações, e também ser capaz de propiciar atividade antioxidante para diminuir o processo inflamatório de células mortas e pus”.

História de diversificação da linhagem dos tracajás
Agência FAPESP, 29/06/2018
O que a tartaruga mais antiga do Brasil, que habitou o Nordeste há 125 milhões de anos, tem em comum com a maior tartaruga que existiu, um monstro com casco de 3,5 metros que nadava nas águas doces de um megapantanal há 10 milhões de anos? E o que esses dois répteis há tanto extintos têm a ver com os atuais tracajás amazônicos?

O nômade interestelar ‘Oumuamua é um cometa
ESO, 28/06/2018
‘Oumuamua, o primeiro objeto interestelar descoberto no Sistema Solar, está se afastando do Sol mais depressa do que o esperado. Este comportamento anômalo foi detectado por uma colaboração internacional astronômica. Os novos resultados sugerem que ‘Oumuamua é muito provavelmente um cometa interestelar e não um asteroide.

Aprimorando tecnologia de ventilação artificial para pacientes em tratamento intensivo
Pesquisa para Inovação, 28/06/2018
O monitoramento da ventilação mecânica por meio do tomógrafo por impedância elétrica permite a adoção de tratamento mais seguro para o paciente e de forma individualizada e assertiva.

Nível de melatonina pode indicar grau de malignidade de tumores
Agência FAPESP, 28/06/2018
Avaliar a capacidade das células tumorais de produzir o hormônio melatonina pode se tornar uma estratégia inovadora de medir o grau de malignidade em alguns tipos de câncer, entre eles tumores do sistema nervoso central, pulmão, intestino, pâncreas e bexiga.

Compósitos mais eficientes
IPT, 26/06/2018
Os compósitos – estruturas formadas através da combinação de dois materiais diferentes, que resultam em um produto final com propriedades e desempenho superiores aos iniciais – têm as mais diversas aplicações na indústria: coletes à prova de balas, varas para provas de salto, pranchas de surf, pás de helicóptero e fuselagens de avião são alguns exemplos.

Desvendado o mistério sobre a morte de Hitler
Portal de Periódicos da CAPES, 26/06/2018
A análise é importante no que diz respeito à desmistificação das possíveis causas da morte de Hitler, uma vez que não havia uma versão definitiva sobre o episódio.

Novo material para geração de energia solar
Agência FAPESP, 26/06/2018
“O hemateno pode ser um eficiente fotocatalisador, especialmente para dividir a água em hidrogênio e oxigênio, mas também pode servir como um material magnético ultrafino para dispositivos baseados em spintrônica [ou magnetoeletrônica]”.

Testando a teoria da relatividade geral de Einstein fora da Via Láctea
ESO, 25/06/2018
“O Universo é um lugar espantoso, dando-nos acesso a estas lentes gravitacionais que podemos usar como laboratórios. É extremamente satisfatório usar os melhores telescópios do mundo para desafiar Einstein e descobrir que afinal ele tinha razão.”

A predisposição genética ao câncer de mama
Agência FAPESP, 25/06/2018
O sensor eletroquímico de DNA detecta mutações no gene BRCA1, que estão associadas aos tumores de mama triplo-negativos. Esse tipo de câncer ficou conhecido mundialmente em 2013, quando a atriz norte-americana Angelina Jolie se submeteu a duas mastectomias após ter descoberto, a partir de um exame com base no sequenciamento genético, que teria risco de 87% de desenvolver a doença.

Moléculas de RNA que regulam ação de hormônio no câncer de próstata
Agência FAPESP, 25/06/2018
Com auxílio de uma ferramenta de aprendizado de máquinas, o grupo observou que nos locais do genoma em que os genes tinham sua expressão alterada pelo receptor de andrógeno os RNAs longos não codificadores estavam presentes.

A alta prevalência de doenças musculoesqueléticas crônicas
Portal de Periódicos da CAPES, 21/06/2018
Adoção de vida sedentária somada à falta de atividade física regular, alimentação hipercalórica com baixo consumo de frutas e verduras, tabagismo e consumo abusivo de álcool podem contribuir para o desenvolvimento de condições musculoesqueléticas crônicas.

Processo alternativo purifica proteínas usadas como biossensores
Agência FAPESP, 21/06/2018
“A peguilação se tornou um processo muito importante na indústria farmacêutica para o melhoramento de biofármacos, tanto que tem aumentado muito o número de medicamentos biológicos que são proteínas peguiladas. Porém, existem desafios na peguilação e a purificação talvez seja o principal deles. Este processo corresponde a cerca de 80% do custo total do fármaco”.

Mosquito transgênico contra dengue, chikungunya, zika e febre amarela
Agência FAPESP, 21/06/2018
Machos com espermatozoides defeituosos poderão ser utilizados para reduzir a população de Aedes aegypti e participar de estratégias integradas para controle das epidemias de dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Poeira lunar pode danificar o DNA de humanos
Tábata Bergonci, 21/06/2018
Evitar a inalação da poeira lunar será importante para futuros exploradores. Agora, além dos estudos para gerar água, comida, energia e ar respirável em solo lunar, também serão necessárias profundas pesquisas para entender o impacto do solo lunar em humanos expostos por longos períodos a ele.

Os caminhos para a inovação no Brasil
Agência FAPESP, 20/06/2018
“O Estado tem não só esse papel de investir em pesquisa e desenvolvimento e não é o único agente que investirá em pesquisa e desenvolvimento. Mas uma das funções das políticas públicas é colocar recursos em P&D especialmente em pesquisa básica, que é onde as empresas privadas colocarão menos recursos, já que estão orientadas para o desenvolvimento de produtos”.

Campo rupestre no Brasil apresenta alta diversidade de espécies de plantas
Agência FAPESP, 20/06/2018
“Como o campo rupestre está sobre afloramento de rochas muitas vezes compostas de ferro e outros minerais, uma boa parte dessa paisagem tem sido destruída pela mineração. Essa atividade econômica representa hoje a maior ameaça à diversidade desse ecossistema que mal conhecemos”.

Tecnologia IoT para monitoramento florestal remoto
Pesquisa para Inovação, 20/06/2018
Com essa informação o dono da floresta pode intervir no manejo florestal, buscando um ganho ou uma recuperação da produtividade, ou ajustar as suas expectativas de retorno econômico, para que não tenha surpresas negativas no futuro.

Frentes frias podem aumentar mortalidade por AVC
Agência FAPESP, 19/06/2018
Essa associação entre a queda de temperatura e o aumento na incidência de AVC foi demonstrada em um estudo que envolveu dados de mortalidade e dados de estações meteorológicas de 2002 a 2011. Os autores verificaram também que entre os idosos a incidência de AVC associado a quedas na temperatura média é maior entre as mulheres.

Reduções de nutrientes a longo prazo levam à recuperação sem precedentes na Baía de Chesapeake, Estados Unidos
Luana Mendonça, 19/06/2018
O resultado de centenas de anos de degradação e uso, em muitos locais de costa, são áreas sem nenhuma vegetação nativa, erosão, poluição costeira, diminuição da fauna e flora local e, caso as pessoas não tenham percebido, diminuição da qualidade de vida.

Novo passo para superímãs
IPT, 18/06/2018
Com aplicações em turbinas eólicas e motores de alto de desempenho, como os utilizados em eletroeletrônicos, os superímãs são produtos importantes para o fornecimento de indústrias de alto valor agregado. “A ideia é unir os elos no desenvolvimento de uma cadeia nacional de produção de superímãs. É um mercado que deve crescer acentuadamente nos próximos anos, alavancado por carros elétricos e por energias renováveis”.

Comparando ventilação do ar em favela com proposta de modelo planejado
IPT, 15/06/2018
A proposta de urbanização contribuiu com a melhoria da ventilação natural e o aumento de velocidade do ar, o que auxilia no conforto térmico e na dispersão de contaminantes.

O papel-chave da enzima PI3K gama contra o parasita da doença de Chagas
Agência FAPESP, 15/06/2018
Geralmente transmitida pela picada do inseto conhecido como barbeiro (Triatoma infestans), pela transfusão de sangue de pacientes chagásicos ou pela ingestão de alimentos contaminados, a infecção pelo Trypanosoma cruzi acompanha o paciente até o fim da vida.

As peculiaridades da experiência autonomista no México
Agência FAPESP, 15/06/2018
“A ideia marxista-leninista de tomada revolucionária do poder de Estado foi, porém, profundamente ressignificada na interação dos intelectuais da FLN com a população indígena. E resultou no lema ‘Nada para nós. Tudo para todos’. As pessoas não querem tomar o poder de Estado, nem impor aos outros grupos indígenas ou à população mexicana o que eles devem fazer. Mas viver como acham que devem viver. E respeitar que cada um, à sua maneira, também possa fazer o mesmo. É a ideia de que, no mundo, cabem muitos mundos”.

Inovação aeroespacial
IPT, 14/06/2018
Um satélite é composto tipicamente de um corpo básico (bus) no qual se encontram as baterias, os painéis solares, os circuitos de telemetria e a parte de propulsão, e a carga útil (payload), composta pelos equipamentos que compõem a missão, câmaras, sensores e experimentos científicos.

Descoberto trio de planetas bebês em torno de estrela recém nascida
ESO, 14/06/2018
Duas equipes independentes de astrônomos descobriram provas convincentes de que três planetas jovens orbitam a estrela bebê HD 163296. Utilizando uma técnica inovadora, os astrônomos identificaram três distúrbios no disco de gás situado em torno da jovem estrela: a mais forte evidência de que planetas recentemente formados se encontram em órbita desta estrela.

O acoplamento do bóson de Higgs com o quark top foi, finalmente, obtido
Agência FAPESP, 14/06/2018
“O campo de Higgs permeia todo espaço, e tem como quantum o bóson de Higgs. Ele se manifesta por meio do bóson, assim como o campo do elétron se manifesta por meio do elétron, e o campo eletromagnético se manifesta por meio do fóton. Segundo o Modelo Padrão, é o campo de Higgs que confere massa às partículas. Ao se manifestarem no espaço, as partículas interagem com ele. E, quanto maior a interação, maior a massa”.

Teste promete diagnosticar fibrose cística com maior precisão
Agência FAPESP, 13/06/2018
Os pediatras poderão contar, em breve, com um novo método de diagnóstico de recém-nascidos com suspeita de fibrose cística – uma doença genética que gera desequilíbrio na concentração de cloro e sódio nas células produtoras de secreções do corpo (glândulas exócrinas), como muco e suor.

Ambiente de coinovação para startups e grandes empresas
Pesquisa para Inovação, 12/06/2018
O inovaBra habitat é um espaço de geração de negócios baseados em tecnologias da chamada 4ª revolução industrial: blockchain, big data e algoritmos, internet das coisas (Iot), inteligência artificial, Open API (Application Programing Interface) e plataformas digitais e computação imersiva.

Identificadas regiões genômicas que podem permitir aumento na produção de carne
Agência FAPESP, 12/06/2018
“A ideia é obter um animal que coma menos e ganhe peso mais rapidamente, com carne de qualidade. Ao final do projeto, conseguimos genotipar mais de 8 mil animais, medidos para diversas características de importância econômica, como eficiência alimentar e reprodutiva, além de qualidade de carne”.

Entendendo como esclerose lateral amiotrófica afeta neurônios
Agência FAPESP, 11/06/2018
Caracterizada por um quadro de paralisia muscular progressiva, a ELA é causada por mutações genéticas que prejudicam a produção ou a atividade de uma enzima chamada SOD1, responsável por proteger as células nervosas de subprodutos tóxicos do metabolismo. Esse quadro leva à degeneração e morte dos neurônios motores, responsáveis por enervar os músculos esqueléticos e controlar os movimentos voluntários.

Apagar informação quântica dissipa calor
Antônio Murilo Macedo, 10/06/2018
O estudo das conexões fundamentais entre termodinâmica e informação forma um tema fascinante de pesquisa com o princípio de Landauer tendo um papel de destaque. Considerando o princípio de Landauer como uma lei fundamental da física, podemos então afirmar que “computação é física”.

Ciclovias incentivam uso de bicicletas
Agência FAPESP, 08/06/2018
“Países considerados referência em ciclismo, como Dinamarca e Holanda – onde mais de 25% das viagens são realizadas de bicicleta –, passaram primeiro por um processo de garantia de espaço para os ciclistas, para depois haver um aumento significativo do uso das bicicletas”.

Bactérias aumentam a segurança no consumo de queijos artesanais
Agência FAPESP, 06/06/2018
Pesquisadores identificam cepas de bactérias lácticas capazes de inibir o crescimento de Listeria em queijo minas frescal, além de inativar o microrganismo e diminuir a maturação do queijo curado.

Manejo inovador na criação de tilápias reduz gastos com ração
Pesquisa para Inovação, 05/06/2018
A inovação consiste na utilização de tanques redondos de alumínio que flutuam sobre conjuntos de garrafas pet – as mesmas usadas como embalagens de refrigerantes. Dentro dos tanques um conjunto de telas separa os peixes maiores dos menores facilitando a classificação desses e a oferta de ração é feita por um dispensador automático com temporizador que funciona com energia solar.

Cerrado tem germinação única entre savanas do mundo
Agência FAPESP, 05/06/2018
Pesquisadores descobrem padrão de germinação exclusivo em plantas do Cerrado. Descoberta pode auxiliar iniciativas de conservação do bioma brasileiro, que mantém apenas um quinto da vegetação original.

Excesso de estrelas massivas em galáxias com formação estelar explosiva
ESO, 05/06/2018
Astrônomos descobriram que, tanto galáxias com formação estelar explosiva do Universo primordial, como uma região de formação estelar situada numa galáxia próxima, contêm uma proporção de estrelas massivas muito maior do que a encontrada em galáxias mais calmas. Esta descoberta desafia as atuais teorias de evolução galática, alterando o nosso conhecimento da história da formação estelar cósmica e da formação contínua de elementos químicos.

Biomarcador de doença hepática gordurosa não alcoólica é identificado
Agência FAPESP, 04/06/2018
“A ideia é usar marcadores biológicos para tentar predizer quais pacientes com síndrome dos ovários policísticos poderão desenvolver problemas metabólicos, como o risco aumentado de diabetes e o aumento de fígado gorduroso”.

Biomaterial inovador para implantes oculares
Agência FAPESP, 04/06/2018
Tecnologia inovadora oferece maior área de contato do implante e menos risco de deslocamento intraocular. O design da prótese, com canais e geometria que contribuem para que o organismo não a recuse, foi o principal diferencial da tecnologia.

Colisão cósmica ilumina a escuridão
ESA, 02/06/2018
Embora se assemelhe a uma rosa pacífica rodando na escuridão do cosmos, a NGC 3256 é na verdade o local de um confronto violento. Esta galáxia distorcida é a relíquia de uma colisão entre duas galáxias espirais, que ocorreu há cerca de 500 milhões de anos atrás. Hoje ela ainda está se recuperando do evento.

O grande avanço da “inteligência” na computação forense
Hendrik Macedo, 02/06/2018
Ficará a critério da sociedade decidir se deve ou não confiar o futuro de algumas vidas humanas presentes no banco dos réus ao depoimento em juízo de um algoritmo superinteligente que adora esconder sua forma de trabalho.

A produção de conhecimento científico em Sergipe: quantidade e qualidade
Marcus Eugênio Oliveira Lima, Raquel Meister Ko Freitag e Diego Menezes, 01/06/2018
Investir em CT&I significa diminuir desigualdades, melhorar processos e produtos, aperfeiçoar relações sociais, usar e controlar de forma mais eficiente e sustentável os recursos, entender e intervir de forma mais adequada nos conflitos.

O intenso brilho da Nebulosa da Tarântula
ESO, 30/05/2018
Brilhando intensamente a cerca de 160 000 anos-luz de distância da Terra, a Nebulosa da Tarântula é a estrutura mais impressionante da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da nossa Via Láctea. Esta imagem, obtida pelo Telescópio de Rastreio do VLT, instalado no Observatório do Paranal do ESO, no Chile, mostra esta região e os seus arredores ricos com extremo detalhe, revelando uma paisagem cósmica de aglomerados de estrelas, nuvens de gás brilhante e restos de explosões de supernovas.

Poluição diminuiu pela metade com greve dos caminhoneiros
Agência FAPESP, 30/05/2018
“Houve uma redução de 50% da poluição na capital paulista. Esse é um episódio raro e vamos estudar suas consequências na saúde pública.” Esse dado possibilitará medir o custo real da poluição na capital paulista, que inclui internações, mortes e incapacitação.

Mamífero brasileiro do tempo dos dinossauros
Agência FAPESP, 30/05/2018
Brasilestes stardusti existiu há mais de 70 milhões de anos atrás no atual Estado de São Paulo. Trata-se do único mamífero brasileiro que, sabe-se até o momento, conviveu com os dinossauros.

Ômega-3 nanoencapsulado para a indústria de alimentos
Pesquisa para Inovação, 29/05/2018
“Utilizamos óleo de peixe encapsulado em micro ou nanoestruturas envoltas em fitoesteróis. São nanoesferas, com tamanhos entre 100 nanômetros e 400 nanômetros, que conseguem ser mais bem absorvidas pelo intestino e chegar à corrente sanguínea em maior volume e em menor tempo”.

Remédio de diabetes contra câncer de cabeça e pescoço
Agência FAPESP, 29/05/2018
“Mas já há evidências de que o fármaco tem um efeito protetor importante por si só, que precisa começar a ser estudado na profilaxia do câncer e também no tratamento. Trata-se de uma droga barata e com poucos efeitos colaterais”.

Nova maneira de medir o risco de transmissão de dengue
Agência FAPESP, 28/05/2018
Um novo índice que permite medir o risco de transmissão de dengue em uma cidade ou região com base no nível de infestação por fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti foi descrito por pesquisadores brasileiros.

Sistema monitora volume de rejeitos em lixeiras públicas e informa o momento da coleta
Pesquisa para Inovação, 25/05/2018
O sistema de telemetria e rastreabilidade de lixeiras se encaixa no conceito de cidades inteligentes, que prevê o uso de tecnologias da informação e comunicação, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para a gestão da infraestrutura urbana e de serviços, em áreas como transporte, segurança, trânsito, ambiente, energia elétrica, iluminação e limpeza.

Magnetização quase instantânea da matéria pela luz
Agência FAPESP, 25/05/2018
Um único fóton foi capaz de alinhar os spins de 6 mil elétrons em apenas 50 picossegundos. Resultado oferece perspectivas de aplicação tecnológica para a indústria de componentes eletrônicos.

Escravidão na fábrica de ferro
Agência FAPESP, 24/05/2018
“A identificação desses ‘africanos livres’ como trabalhadores compulsórios é bem recente – coisa dos últimos 20 anos. Alguns foram enviados a estabelecimentos públicos, como a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, em Sorocaba, na província de São Paulo. Outros foram destinados a particulares. Seus cotidianos pouco ou nada diferiam daqueles dos escravos.”

Ferramenta otimiza resultados de marketing digital
Pesquisa para Inovação, 24/05/2018
A ferramenta computacional GetNinjas capaz de otimizar os resultados do Google AdWords, o principal serviço de publicidade do Google, que exibe anúncios em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca por palavras-chave.

Previsibilidade em evolução
Paulo Campos, 23/05/2018
O estudo da previsibilidade e repetibilidade em evolução nos ajudará a compreender melhor não apenas os processos evolutivos, mas também a natureza dos processos de otimização em um contexto bem mais amplo, com aplicações na biologia, física, química e principalmente em problemas de engenharia.

Dejetos dispensados no mar sem tratamento podem refletir na contaminação de ostras e outros moluscos
Portal de Periódicos da CAPES, 23/05/2018
“O estudo demonstrou pela primeira vez no país que o procedimento de depuração com luz ultravioleta utilizado para purificar os tecidos das ostras não é suficiente para completa remoção de protozoários parasitos e vírus entéricos humanos dos tecidos de bivalves que serão destinados ao consumo humano”. Além disso, foi comprovado que partículas virais recuperadas das ostras depuradas se mantiveram infectantes.

Como o álcool em dose moderada protege o coração
Agência FAPESP, 23/05/2018
“O acetaldeído resultante do metabolismo do etanol pode ser protetor em pequenas quantidades para a maioria da população, mas também pode maximizar o dano do infarto em um indivíduo com a mutação no gene da ALDH2. Essas pessoas são fáceis de serem identificadas, pois com apenas um copo de cerveja ficam com o rosto vermelho, dor de cabeça e não ganham resistência ao álcool com o tempo.”

A cura para a síndrome do ovário policístico, a maior causa de infertilidade feminina
Matheus Macedo-Lima, 23/05/2018
Vamos torcer para que os testes clínicos deem resultado. Este achado pode muito bem ser uma das maiores descobertas da década! Para quem já possui SOP, que tal utilizar apenas uma droga para tratar a SOP como um todo e sem efeitos colaterais? Que tal prevenir o aparecimento de SOP ainda no útero e acabar de uma vez por todas com essa doença?

IoTAR – A convergência da Internet das coisas com realidade aumentada
Marco Túlio Chella, 22/05/2018
Uma das primeiras aplicações de sucesso da IoTAR foi o jogo Pokémon Go, em que o cenário é o mundo real combinado com objetos gráficos em 3D posicionados no espaço pelos recursos de geolocalização dos smartphones.

Sinais vitais do endotélio
Agência FAPESP, 22/05/2018
O endotélio é responsável pelo equilíbrio entre a dilatação e contração dos vasos, coagulação e anticoagulação, entre outros, e portanto é fundamental para circulação do sangue. Também funciona como sinalizador importante para doenças como câncer, aterosclerose, insuficiência cardíaca e problemas cognitivos. Estimuladores sexuais como o Viagra, por exemplo, atuam por meio do óxido nítrico liberado pelo endotélio, que causa vasodilatação.

Asteroide extrassolar orbita o Sol há 4,5 bilhões de anos
Agência FAPESP, 22/05/2018
“A conclusão que se impõe é que esse asteroide não se originou no Sistema Solar. Ele deve ter-se desgarrado do sistema de uma estrela vizinha e sido capturado pelo poderoso campo gravitacional de Júpiter. É o sincronismo com Júpiter que confere estabilidade à sua órbita.”

Proteína de aranha pode curar câncer que dizima diabo-da-tasmânia
Agência FAPESP, 21/05/2018
Espécie de marsupiais da Austrália está sendo extinta por tipo de câncer altamente contagioso e ainda sem tratamento. Desde 1996, quando a doença emergiu, estima-se que 80% da população de diabo-da-tasmânia tenha sido morta. Sem intervenção, o diabo-da-tasmânia pode ser extinto em 15 ou 25 anos. A comprovação de que a gomesina previne a proliferação de células para o tumor facial do diabo-da-tasmânia é um ótimo indicativo para a perpetuação da espécie.

Os três modelos mais influentes de educação superior
Agência FAPESP, 21/05/2018
Tanto na França como na Alemanha, o ensino privado é mínimo, em todos os níveis: elementar, médio e superior. E o ensino superior é quase que totalmente público. Até nos Estados Unidos, o ensino superior de graduação é majoritariamente público: 70% dos alunos estudam em universidades estaduais públicas (não há federais) ou em Community Colleges, que também são públicos.

Máquina cria sozinha novas fases em jogos eletrônicos
Hendrik Macedo, 20/05/2018
Num mundo onde se prevê que a indústria de jogos eletrônicos movimente algo em torno de US$ 170 bilhões só neste ano de 2018 (valor maior que o PIB de mais de 100 países), dá para entender toda essa corrida por métodos automáticos/inteligentes que facilitem a vida do desenvolvedor e agilizem o lançamento de jogos cada vez mais interessantes, desafiadores e, por que não, infindáveis.

Fronteiras do etanol de cana-de-açúcar
Agência FAPESP, 18/05/2018
Projeto traça cenários para aumentar a produção de biocombustíveis na África e na América Latina. “A formação de uma rede robusta de países produtores do etanol de cana é importante para consolidar o mercado de biocombustíveis”.

O Universo local em ultravioleta
ESA, 18/05/2018
Usando a nitidez incomparável e a capacidade de observação ultravioleta do Telescópio Espacial Hubble, uma equipe internacional de astrônomos criou o mais abrangente levantamento de luz ultravioleta de alta resolução de galáxias com formação de estrelas no Universo local. O catálogo contém cerca de 8 mil aglomerados e 39 milhões de estrelas azuis quentes.

Inteligência artificial para diagnosticar Zika e outros patógenos
Agência FAPESP, 18/05/2018
Método alia análise do soro sanguíneo por espectrometria de massas a algoritmo capaz de encontrar padrões associados a enfermidades – tanto de origem viral, como bacteriana, fúngica e até mesmo genética.

Banco de dados genômicos de brasileiros
Agência FAPESP, 17/05/2018
Genômica de populações é uma evolução da genética de populações. Enquanto esta última consegue, por meio de marcadores tradicionais como grupo sanguíneo, traçar um esboço da ancestralidade de povos miscigenados como o brasileiro, a genômica de populações avança no nível mais essencial do DNA para descobrir em quais cromossomos estão alocadas as variantes genéticas herdadas de europeus, africanos e dos nativos americanos.

Descoberta formação de estrelas apenas 250 milhões de anos após o Big Bang
ESO, 17/05/2018
“Determinar quando é que a madrugada cósmica ocorreu é semelhante na cosmologia e formação de galáxias a descobrir o Santo Graal. Com estas novas observações de MACS1149-JD1, aproximamo-nos de poder testemunhar de forma direta o nascimento da luz das estrelas! Uma vez que todos nós somos feitos de material estelar processado, o que isto significa é que nos aproximamos efetivamente de descobrir as nossas próprias origens cósmicas.”

O clima espacial sobre a América do Sul
Agência FAPESP, 17/05/2018
O estudo do clima espacial serve, entre outros motivos, para poder estimar o nível de estresse a que estão sujeitos os equipamentos das geradoras de energia, das empresas de extração de petróleo e gás e das constelações de satélites.

Vírus gigantes encontrados no Brasil
Portal de Periódicos da CAPES, 16/05/2018
“Esse tipo de estudo nos revela diversos fatores, como a relação existente com hospedeiros, a maior ou menor complexidade do genoma de cada um dos vírus e até mesmo a evolução dos organismos, que ajudam a entender, inclusive, a evolução dos seres vivos como um todo”.

Estudo aponta quem é o “dono” do carbono no Brasil
Agência FAPESP, 16/05/2018
O Cerrado é o bioma com o maior volume de carbono desprotegido: 40% do carbono com risco de emissão no país. Em segundo lugar está a Amazônia, que responde por um terço do carbono desprotegido no Brasil, seguida pela Caatinga, que também tem um grande volume de carbono e área de vegetação nativa desprotegidos.

Bactéria causadora do cancro cítrico possui sistema de defesa contra amebas
Agência FAPESP, 15/05/2018
O sistema de secreção recém-identificado promove a maior resistência da bactéria, o que poderia ter forte impacto na sua persistência no solo, na folha de limoeiros ou pés de laranja.

Armadilha letal criada pela evolução adaptativa: borboletas que se adaptaram a recurso exótico se extinguem localmente
Luana Mendonça, 15/05/2018
Pesquisadores previram que, caso a borboleta deixasse de utilizar a planta nativa, ela iria acabar se extinguindo localmente, pois a disponibilidade da planta exótica era controlada pelos humanos e seu gado. Infelizmente a predição estava correta.

Fungicida prejudica a produção de seda
Agência FAPESP, 14/05/2018
Verificou-se que os pesos dos casulos e das cascas dos casulos foram menores nas lagartas alimentadas com folhas com piraclostrobina em relação às lagartas alimentadas com folhas que não foram tratadas com o fungicida.

A autoafirmação cultural de jovens das periferias
Agência FAPESP, 14/05/2018
Experiência ocorreu em escola pública do Real Parque, em São Paulo, e gerou modelo educacional alternativo, que inspirou o trabalho de docência compartilhada em outras instituições de ensino nas periferias da cidade.

Cristais do tempo
Antônio Murilo Macedo, 13/05/2018
A comprovação experimental da emergência desta exótica fase quântica com quebra espontânea de simetria de translação temporal é sem dúvida um resultado conceitual significativo. Possíveis aplicações incluem implementações de protocolos de informação quântica e a realização de memórias quânticas robustas.

Descoberta na Amazônia enzima-chave para obtenção do etanol de segunda geração
Agência FAPESP, 11/05/2018
A produção do etanol de segunda geração ou etanol celulósico, obtido a partir da palha e do bagaço da cana-de-açúcar, pode aumentar em até 50% a produção brasileira de álcool.

Coral invasor da costa brasileira apresenta grande capacidade de regeneração
Agência FAPESP, 10/05/2018
O futuro não parece promissor para os corais nativos da costa brasileira. Para o coral-sol, ao contrário, parece brilhante. De um lado, as mudanças climáticas globais e o aquecimento das águas favorecem o invasor, que se regenera melhor em águas mais quentes, enquanto os corais nativos correm o risco de morrer.

Identificando as rochas alcalinas brasileiras
Agência FAPESP, 09/05/2018
Além do interesse científico, as rochas alcalinas também têm grande importância econômica em razão dos carbonatitos a elas associados. Essas rochas são fontes principalmente de nióbio – usado como liga na produção de aços especiais e um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas – e fosfato – utilizado na agricultura para produzir fertilizantes, além de terras-raras, como titânio e vermiculita.

Grupo da USP testa métodos para monitorar identidade de células-tronco pluripotentes
Agência FAPESP, 09/05/2018
O uso de células IPS na modelagem de doenças e no descobrimento de novos fármacos tem se mostrado bastante promissor. No entanto, esse tipo de pesquisa envolve a manipulação concomitante de células de vários indivíduos, aumentando a chance de contaminação cruzada.

Encontrado o primeiro asteroide rico em carbono no Cinturão de Kuiper
ESO, 09/05/2018
O objeto 2004 EW95 do Cinturão de Kuiper é um asteroide rico em carbono, o primeiro de seu tipo a ser confirmado nos confins externos do Sistema Solar. Este curioso objeto provavelmente se formou no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e foi lançado bilhões de quilômetros desde sua origem até sua atual residência.

Inteligência artificial na análise de comportamento de condutores de veículos
Pesquisa para Inovação, 08/05/2018
Em uma ou duas semanas de uso o sistema pode reunir uma quantidade de dados – como velocidades, acelerações, frenagens e ângulos de curvas – suficiente para traçar um perfil do motorista na condução do veículo. Em caso de acidente, automaticamente o dispositivo envia uma mensagem de emergência por SMS com a localização do veículo para contatos cadastrados.

Fungos antárticos têm eficiência contra o cancro cítrico
Agência FAPESP, 08/05/2018
Dentre os 86 fungos isolados na Antártica, os pesquisadores verificaram que 29 (19 de origem marinha e 10 terrestres) têm compostos de comprovada ação antibacteriana contra Xanthomonas citri.

Malformação associada à epilepsia grave tem mecanismo desvendado
Agência FAPESP, 07/05/2018
Uma das causas mais comuns de epilepsia refratária ao tratamento farmacológico – doença considerada de difícil controle – é uma malformação cerebral conhecida como displasia cortical focal. Pacientes com esse problema apresentam uma discreta desorganização na arquitetura de uma região específica do córtex, que pode ou não estar associada à presença de células nervosas com estrutura e funcionamento anormais.

Descoberto hélio na atmosfera de um exoplaneta
ESA, 05/05/2018
Astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA descobriram hélio na atmosfera do exoplaneta WASP-107b. Esta é a primeira vez que este elemento foi detectado na atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar. A descoberta demonstra a capacidade de usar espectros de infravermelho para estudar atmosferas estendidas de exoplanetas.

Inseto produz espuma para se proteger do calor
Agência FAPESP, 04/05/2018
O conhecimento sobre as propriedades físicas e químicas da espuma produzida pela cigarrinha-da-raiz pode abrir a possibilidade de desenvolvimento de compostos que possibilitem impedir a formação das bolhas pelo inseto e, consequentemente, controlar a praga. Outra possibilidade é o desenvolvimento de isolantes térmicos inspirados na espuma.

Controle de caos em aceleradores de partículas
Agência FAPESP, 03/05/2018
“Hoje em dia, a emissão de partículas, para uso médico ou industrial, ainda é muito baseada no emprego de materiais radioativos. Decorrem disso vários problemas, como poluição, decaimento do material emissor com necessidade de reposição e altos custos. Os aceleradores evitam esses problemas. A utilização de radioisótopos está sendo parcialmente substituída por aceleradores. Daí o grande interesse em otimizar o funcionamento desses equipamentos”.

Nova técnica detecta Zika e dengue em amostras de pacientes sem o uso de equipamentos
Agência FAPESP, 02/05/2018
O exame é realizado por meio de uma reação enzimática em fluidos corporais como saliva, urina ou sangue, que pode ser feita em um tubo de ensaio ou em tiras de papel, mesmo longe do laboratório.

Uma enzima que degrada plástico? Sim!
Tábata Bergonci, 02/05/2018
A descoberta de uma bactéria que utiliza PET como fonte de carbono e energia despertou significante interesse para desvendar qual o mecanismo de enzimas que funcionam em substratos tão resistentes, e que parecem estar há séculos na natureza.

Uma Supernova sobre Munique
ESO, 01/05/2018
O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO, inaugurado em 26 de abril de 2018, proporcionará aos seus visitantes uma experiência imersiva no campo da astronomia em geral, incluindo resultados científicos, projetos e avanços tecnológicos obtidos no ESO.

Zika elimina tumor humano avançado no sistema nervoso
Agência FAPESP, 27/04/2018
Após injetar pequenas quantidades do patógeno no encéfalo de camundongos com estágio avançado da doença, os cientistas observaram uma redução significativa da massa tumoral e aumento da sobrevida dos animais. Em alguns casos, houve a eliminação completa do tumor – até mesmo de metástases na medula espinal.

Megafusões de galáxias no Universo primordial
ESO, 25/04/2018
“Como é que este amontoado de galáxias se tornou tão grande em tão pouco tempo é ainda um mistério, uma vez que claramente não foi sendo construído gradualmente ao longo de bilhões de anos como os astrônomos pensavam.”

Inteligência artificial para o controle da fertilidade do solo
Agência FAPESP, 25/04/2018
O aplicativo em desenvolvimento pela InCeres analisará a fertilidade do solo com base em dados de entradas e saídas de nutrientes obtidos em estudos do solo, condições climáticas, tipo de cultura e também imagens de satélite.

Novo exame de sangue detecta risco de Alzheimer anos antes de sintomas aparecerem
Matheus Macedo-Lima, 25/04/2018
Essa possibilidade de detecção precoce pode impactar positivamente a vida de muitos milhões de pessoas, pois possibilitará um melhor preparo para que famílias lidem emocionalmente e providenciem cuidados a um familiar com doença de Alzheimer.

Investigação pode ajudar a salvar espécie de caranguejo em extinção
Portal de Periódicos da CAPES, 24/04/2018
O estudo sugere que a proibição da captura, ou seja, o período de defeso, tenha início no mês de outubro e não em dezembro, como exige a legislação atual, o que aumentaria a proteção da espécie.

Espectrômetro de infravermelho que cabe em um chip
Agência FAPESP, 23/04/2018
A fim de diminuir as dimensões do equipamento têm sido feitas diversas tentativas de desenvolver espectrômetros FTIR miniaturizados, que possam ser integrados a drones, telefones celulares e outros dispositivos, de modo a possibilitar a monitoração de gases de efeito estufa de forma remota, por exemplo.

Expressões genéticas podem ser a chave para aparência mais jovem da pele
Portal de Periódicos da CAPES, 23/04/2018
A pesquisa sugere que o estímulo de expressões gênicas pode ser uma estratégia viável para retardar o envelhecimento da pele. Com isso, os atuais tratamentos com cremes, loções, injeções e cirurgias se tornariam obsoletos.

Diagnóstico de retinopatia diabética com imagens de smartphone
Hendrik Macedo, 22/04/2018
O trabalho realizado demonstrou ser possível utilizar imagens obtidas com auxílio de um smartphone para diagnosticar retinopatia diabética em doentes com boa acurácia.

Mosca-varejeira usa saliva para se refrescar
Agência FAPESP, 21/04/2018
A movimentação da gota de saliva pela mosca em uma sequência de ciclos permite a perda de calor da gota por evaporação da água. A ingestão dessa gota mais fresca resfria a temperatura de partes importantes do corpo do inseto, como os músculos do voo e o cérebro.

A convergência entre blockchain e IoT
Marco Túlio Chella, 21/04/2018
Os benefícios prometidos pelos dispositivos conectados em rede só serão efetivamente aplicados em ambientes reais quando operações básicas como troca de dados, autenticação e registro ocorrerem com segurança. A tecnologia de blockchain é uma promessa que pode contribuir com a segurança e ainda oferecer novas funcionalidades e recursos.

Forma mais popular da mandioca é consumida há 9 mil anos
Agência FAPESP, 20/04/2018
A integração de estudos arqueológicos e etnobotânicos sugere que a dispersão da cultura da mandioca está ligada aos movimentos humanos pré-históricos ao longo dos rios amazônicos.

Hubble comemora 28 anos com uma imagem da Nebulosa da Lagoa
ESA, 20/04/2018
Esta nuvem colorida de gás interestelar brilhante é apenas uma pequena parte da Nebulosa da Lagoa, um vasto berçário estelar. Esta nebulosa é uma região de intensa atividade, com ventos ferozes vindos de estrelas quentes, chaminés giratórias de gás e formação de estrelas energéticas, tudo embutido em um labirinto de gás e poeira.

Nova técnica amplia em 32 vezes capacidade bactericida de nanopartículas
Agência FAPESP, 19/04/2018
Os pesquisadores pretendem avaliar o uso do material em próteses odontológicas e iniciaram testes para avaliar a ação dos nanocompósitos em células cancerígenas. Os resultados preliminares dos experimentos indicaram que as nanopartículas foram capazes de eliminar células tumorais, sem afetar células sadias.

O aumento das temperaturas globais pode estar modificando o sincronismo das espécies!
Luana Mendonça, 19/04/2018
O sincronismo das espécies é fundamental para a vida. Será que as espécies serão capazes de, evolutivamente, adaptar-se às novas mudanças no clima e restabelecerem seu sincronismo?

Número de casos de câncer desencadeados por sobrepeso no Brasil pode dobrar até 2025
Portal de Periódicos da CAPES, 18/04/2018
O excesso de peso e a obesidade estão particularmente associados ao aumento no risco dos cânceres de mama (pós-menopausa), cólon e reto, corpo do útero, vesícula biliar, rim, fígado, mieloma múltiplo, esôfago, ovário, pâncreas, próstata, estômago e tireoide.

Cana-de-açúcar pode melhorar situação social e ambiental da América Latina e do Caribe
Portal de Periódicos da CAPES, 18/04/2018
“O uso de etanol ajudaria não só no aspecto ambiental, mas também no que diz respeito à substituição de combustíveis importados. O impacto global seria importante, dado que as emissões da combustão do etanol de cana são bem inferiores ao da queima de combustíveis tradicionais. No Brasil, essa redução é da ordem de 60-80%”. Além disso, haveria a geração de empregos locais, dado que o etanol é produzido localmente.

Identificando e classificando áreas prioritárias para conservação na Amazônia e Mata Atlântica
Agência FAPESP, 17/04/2018
As principais áreas climaticamente estáveis da Mata Atlântica são pequenas, pois quase tudo foi cortado nos últimos 500 anos. São fragmentos florestais classificados como áreas de alta prioridade de conservação que ficam na Zona da Mata de Pernambuco ou no Parque Estadual da Serra do Mar.

Quando terei um robô para me ajudar nas tarefas domésticas?
Eduardo Freire, 16/04/2018
A forma como interagimos uns com os outros é através da fala e dos gestos. Talvez seja possível criar um vocabulário de gestos que seja intuitivo para pessoas de diferentes países possam interagir com o robô. Além disso, também são fundamentais os estudos envolvendo interação homem-máquina usando linguagem natural.

Dose de radiação em osso de vítima do bombardeio a Hiroshima
Agência FAPESP, 15/04/2018
Técnicas como essa podem ajudar a identificar quem foi exposto à poeira radioativa e necessita de tratamento.

Comunicação quântica é via dupla
Antônio Murilo Macedo, 15/04/2018
Combinando com outros resultados recentes, como a descoberta de materiais adequados para memórias quânticas, este experimento poderá estar abrindo as portas para a demonstração experimental da viabilidade prática de uma internet quântica rápida e segura.

Imigrantes chegam a mais cidades brasileiras
Agência FAPESP, 13/04/2018
Os imigrantes internacionais estão distribuídos por todos os estados brasileiros. Em Sergipe, por exemplo, 43 municípios registraram a presença de imigrante internacional entre 2000 e 2015, e no Ceará 119 municípios também tiveram pelo menos um registro no mesmo período.

Observando a estrela mais distante
ESA, 12/04/2018
Astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA observaram a estrela mais distante já descoberta. A estrela azul quente existia apenas 4,4 bilhões de anos após o Big Bang. Esta observação fornece uma nova visão sobre a formação e evolução das estrelas no início do Universo, os constituintes dos aglomerados de galáxias e também sobre a natureza da matéria escura.

Hubble encontra galáxia sem matéria escura
ESA, 11/04/2018
A descoberta da galáxia NGC 1052-DF2 desafia as teorias atualmente aceitas de formação de galáxias e fornece novos insights sobre a natureza da matéria escura. Será que um evento cataclísmico, como o nascimento de uma multidão de estrelas massivas, varreu todo o gás e a matéria escura? Ou o crescimento da enorme galáxia elíptica vizinha NGC 1052 bilhões de anos atrás desempenhou um papel na deficiência de matéria escura da NGC 1052-DF2?

SPHERE revela grande variedade de discos em torno de estrelas jovens
ESO, 11/04/2018
Os novos resultados do SPHERE, juntamente com dados obtidos por outros telescópios, como o ALMA, estão revolucionando a maneira como compreendemos o meio que rodeia as estrelas jovens e os complexos mecanismos da formação planetária.

Painel de biomarcadores pode orientar o tratamento de câncer cerebral
Agência FAPESP, 11/04/2018
Entre 80% e 90% das pessoas diagnosticadas com câncer no cérebro desenvolvem um segundo tumor após a retirada cirúrgica da lesão original. Os gliomas constituem o conjunto de tumores mais comuns no sistema nervoso central, cerca de 80% dos casos, com taxa de mortalidade em torno de 92%.

Azul é a cor mais… inexistente!
Tábata Bergonci, 11/04/2018
O que os estudos vêm mostrando é que, em geral, as sociedades humanas conseguem ver apenas o que elas conseguem nomear. Parece que antes do azul virar um conceito comum os humanos o viam… Mas não sabiam que estavam vendo…

Um choque galáctico peculiar
ESA, 10/04/2018
As galáxias são dinâmicas, sempre em mudanças, constantemente em movimento através da escuridão do Universo. Às vezes, como visto nesta imagem espetacular do Hubble de Arp 256, as galáxias podem colidir em um choque de proporções cósmicas.

Hubble observa a atmosfera de exoplaneta com detalhes inéditos
ESA, 09/04/2018
A composição atmosférica do WASP-39b sugere que os processos de formação de exoplanetas podem ser muito diferentes daqueles dos nossos gigantes do Sistema Solar.

Novos aspectos sobre a supercondutividade e fenômenos correlacionados
Agência FAPESP, 09/04/2018
Nos sais de Fabre à medida que se reduz a temperatura, a contribuição iônica também diminui dando lugar à fase de Mott-Hubbard. A importância disso se deve à proximidade da fase ferroelétrica de Mott-Hubbard com a supercondutividade.

Uma beleza solitária
ESA, 07/04/2018
A aproximadamente 20 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Leo Minor (Leão Menor), a NGC 3344 é vista de uma perspectiva frontal de tirar o fôlego.

Índice mede semelhança de tumores com células-tronco pluripotentes
Agência FAPESP, 07/04/2018
“Nossa expectativa é que, no futuro, esse índice possa ser usado na rotina clínica, auxiliando o médico a avaliar o prognóstico, a prever a possibilidade de recidivas e a planejar o tratamento de seus pacientes”.

Chip desenvolvido na USP será peça-chave no upgrade do LHC
Agência FAPESP, 06/04/2018
O LHC (Grande Colisor de Hádrons) passará por aperfeiçoamento geral e o Alice, um de seus quatro grandes experimentos, será equipado com 88 mil unidades do chip Sampa, projetado na USP. Os novos chips vão instrumentalizar dois detectores: o TPC (que detecta as trajetórias das partículas carregadas produzidas) e o MCH (que mede a produção de múons).

Estrela morta rodeada de luz
ESO, 06/04/2018
Imagens permitiram aos astrônomos identificar uma estrela de nêutrons isolada escondida no meio de filamentos de gás liberados por uma explosão de supernova há cerca de 2000 anos atrás.

O Hubble fornece uma primeira caracterização das atmosferas de planetas potencialmente habitáveis orbitando TRAPPIST-1
ESA, 05/04/2018
Os dados obtidos excluem uma atmosfera rica em hidrogênio livre de nuvens para três dos planetas — mas para o quarto planeta, TRAPPIST-1g, essa atmosfera não poderia ser excluída.

Parasita da malária usa sinais do ambiente para regular ciclo de vida
Agência FAPESP, 05/04/2018
“Quando tiramos o fosfolipídeo do soro, apenas uma parte dos parasitas avança no ciclo de vida. Por que não todos? Como é decidido quais indivíduos vão se transformar em gametócitos e quais vão permanecer se reproduzindo assexuadamente? É possível que seja um processo aleatório ou que existam outras moléculas no meio extracelular regulando o processo. Não entendemos ainda”.

Ruth Nussenzweig morre aos 89 anos nos Estados Unidos
Agência FAPESP, 04/04/2018
Ruth Nussenzweig, referência mundial em pesquisa sobre a biologia da malária e o desenvolvimento de vacinas, primeira pesquisadora brasileira eleita membro da Academia de Ciências dos Estados Unidos, morreu em 1º de abril, aos 89 anos.

Música intensifica efeito de medicamentos anti-hipertensivos
Agência FAPESP, 04/04/2018
Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores é que, ao ativar o sistema parassimpático, a música causa um aumento na atividade gastrointestinal dos pacientes hipertensos, acelerando a absorção de medicamentos anti-hipertensivos e intensificando os efeitos na frequência cardíaca.

Nova estratégia para vacina contra o câncer é testada com sucesso
Agência FAPESP, 02/04/2018
“Não é raro sobrarem algumas células tumorais no organismo após o tratamento convencional. A imunoterapia poderia proteger o paciente contra recidivas.” O grupo do LNBio pretende agora criar linhagens tumorais modificadas a partir de células humanas e iniciar os primeiros ensaios in vitro.

Atividades humanas já danificaram 75% da superfície terrestre
Agência FAPESP, 30/03/2018
Mais de 1,5 bilhão de hectares de ecossistemas naturais foram convertidos em áreas agrícolas. Plantações e pastagens cobrem atualmente mais de um terço da superfície do planeta. “Apenas algumas regiões nos polos, desertos e as partes mais inacessíveis das florestas tropicais permanecem intactas”.

As máquinas podem ter sinapses eletrônicas
Adolfo Melo, 30/03/2018
Uma potencialidade pode ser a associação dos memristors com a arquitetura de processadores e HDs, onde as regiões mais utilizadas pelo usuário serão mais facilmente acessadas pelo diverso histórico de uso.

A ciência do horário de começar as aulas: quanto mais tarde melhor
Matheus Macedo-Lima, 28/03/2018
Então, a reestruturação dos horários escolares parece ser um dos remédios mais eficazes para melhorar o aprendizado em jovens. No Brasil, só falta por isso em prática.

O filósofo e o sofista, segundo Platão
Agência FAPESP, 28/03/2018
A importância peculiar do Protágoras, um texto da fase juvenil de Platão, está no fato de ser a primeira obra conhecida que busca estabelecer uma clara distinção entre as figuras do filósofo e do sofista – distinção que seria adotada posteriormente pela tradição filosófica ocidental.

A relação entre complexidade e tamanho em biologia evolucionária
Paulo Campos, 26/03/2018
Acreditamos que esses desenvolvimentos teóricos e experimentais poderão enfim nos ajudar em breve a obter um entendimento mais profundo sobre os mecanismos que guiam a complexidade, e sua relação com a organização biológica. Como consequência direta, teremos a extensão deste entendimento para a evolução social, e a organização estrutural em sociedades.

Empresa de cosméticos substitui uso de animais em pesquisa por material descartado em cirurgia plástica
Pesquisa para Inovação, 22/03/2018
“Os resultados são preliminares, mas indicam que a radiação infravermelha produz alterações no metabolismo normal da pele, podendo causar desde alterações estéticas até malformações malignas”.

Novo material reduz custo de purificação de substâncias para a indústria
Pesquisa para Inovação, 22/03/2018
“Com o uso das micropartículas magnéticas, a indústria pode pular a etapa da centrifugação ou filtração, já que as moléculas de interesse vão aderir de forma seletiva ao material graças à afinidade pelos grupos químicos inseridos na superfície do material. Em seguida, o material contendo o produto pode ser fácil e rapidamente separado por meio da aplicação de um campo magnético externo. Ganha-se no custo direto e no tempo de produção, o que também gera economia”.

Identificada proteína que inibe infecção fúngica
Agência FAPESP, 22/03/2018
“A proteína inibe o crescimento do fungo e reduz a estabilidade das vesículas extracelulares, responsáveis por transportar o material biológico que o fungo precisa para instaurar a infecção no hospedeiro. As moléculas exportadas direcionam a patogênese da infecção, porém, a galectina-3 tem o papel imunomodulador”.

Monitoramento de procedimentos de assistência ao paciente reduz taxa de infecção hospitalar
Pesquisa para Inovação, 21/03/2018
O sistema monitora procedimentos de assistência e de higienização, auxiliando a equipe médica e de enfermagem na implementação de boas práticas assistenciais. Em cinco meses, a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), uma das infecções que mais afetam pacientes em UTI no Brasil, teve uma queda de mais de 80%.

Desmatamento favorece ação de fungo que dizima anfíbios
Agência FAPESP, 21/03/2018
“Os animais começam a ficar doentes, a pele fica mais grossa, o fungo cobre a pele. Uma vez que eles ficam muito doentes a carga de bactérias despenca. É um sinal ruim. Significa que o microbioma está em disbiose [ou em crise]. Quando a quantidade de bactérias cai dramaticamente, o anfíbio geralmente morre”.

Produção de enzimas hidrolíticas por fungos tem mecanismos elucidados
Agência FAPESP, 20/03/2018
“A determinação dessas reações deve promover avanços consideráveis e fornecer uma base sólida para utilização da informação genética para a produção de biocombustíveis e inúmeros biocompostos”.

Na batalha (quase) nenhuma formiga é deixada para trás!!
Luana Mendonça, 20/03/2018
Formigas africanas proporcionam ajuda seletiva e tratamento para companheiras de ninho! Esse tipo de comportamento relacionado ao resgate e tratamento de feridos em batalha só tinha sido observado em humanos e parece ser uma estratégia evolutiva crucial para a manutenção das colônias de Megaponera analis.

Sistema de detecção de vazamento de água utiliza aprendizagem de máquina
Pesquisa para Inovação, 19/03/2018
Além de identificar vazamentos, o equipamento permite que o gestor faça o acompanhamento do trabalho de varredura em tempo real.

Equipamentos de baixo custo para popularizar neurociência
Marco Túlio Chella, 19/03/2018
“Uma em cada cinco pessoas vão ser diagnosticadas com algum tipo de desordem neurológica, a maioria sem cura. Precisamos de mais pessoas educadas em neurociência para investigar essas doenças.”

Ferramenta auxilia na preparação tática de goleiros
Agência FAPESP, 16/03/2018
A ferramenta computacional permite determinar, antes que a jogada ocorra, quais são as melhores decisões que um goleiro pode tomar em situações específicas de uma partida.

Conversão de pastagem em lavoura de cana aumenta emissões de gases de efeito estufa
Agência FAPESP, 15/03/2018
Os processos de conversão de áreas de pastagem em lavouras de cana-de-açúcar e de intensificação do manejo de pastos para compensar as áreas ocupadas pela cana aumentam as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.

O sexo das plantas
Tábata Bergonci, 14/03/2018
As plantas, assim como os animais, são seres vivos que se reproduzem com a combinação de gametas femininos e masculinos. Duas proteínas, RALF4 e RALF19, específicas de grãos de pólen, são as responsáveis por manter o tubo polínico íntegro até que este alcance o óvulo. O trabalho vem sanar uma grande dúvida que pairou por décadas na biologia vegetal.

Primeira luz do instrumento MATISSE montado no Interferômetro do Very Large Telescope do ESO
ESO, 14/03/2018
O MATISSE contribuirá para diversas áreas de investigação fundamental em astronomia, focando-se em particular nas regiões internas dos discos que rodeiam as estrelas jovens, onde se formam os planetas, no estudo de estrelas em diferentes fases da sua vida, e nos arredores de buracos negros supermassivos situados nos centros das galáxias.

Bactérias e fungos desempenham papéis-chave nas colônias de insetos sociais
Agência FAPESP, 14/03/2018
Explorar a microbiota existente nos corpos de insetos sociais permite buscar moléculas naturais que possam dar origem a fármacos e, no âmbito da ecologia química, buscar a compreensão da relação de dependência entre esses insetos e seus microrganismos simbiontes.

Excesso de CO2 no ar intensifica a expiração ativa durante o sono
Agência FAPESP, 13/03/2018
“A descoberta do aumento da expiração ativa durante o sono não REM é intrigante no contexto de uma diminuição generalizada da atividade muscular da via aérea superior, mas não do diafragma, durante o sono com relevância para os eventos obstrutivos das vias aéreas características da síndrome da apneia obstrutiva do sono”.

Mostra-me como andas e te direi quem és
Hendrik Macedo, 13/03/2018
Por exemplo, foi observado nos EUA que se o número de carros sedan encontrados durante um passeio por uma cidade for maior que o número de pick-ups, a cidade votará em um candidato Democrata na eleição presidencial seguinte com 88% de certeza; caso contrário, existe 82% de chance de um Republicano ser o preferido.

O VLT do ESO trabalha pela primeira vez como um único telescópio enorme
ESO, 12/03/2018
Dois dos objetivos científicos do ESPRESSO são a descoberta e caracterização de planetas do tipo terrestre e a procura de variações possíveis das constantes fundamentais da física.

Poluição por metais pesados atinge ilhas remotas
Agência FAPESP, 12/03/2018
Em Kerguelen, no sul do oceano Índico, foram encontrados metais resultantes do despejo de poluentes por fábricas localizadas a mais de 10 mil quilômetros de distância.

Tomografia quântica com redes neurais
Antônio Murilo Macedo, 11/03/2018
Redes neurais poderiam nos ajudar a desenvolver uma linguagem sintética para apresentar as leis da física de forma que capturem apenas a informação relevante de cada fenômeno. Em uma simples analogia computacional, podemos dizer que as redes neurais podem nos ajudar a desenvolver uma “linguagem de alto nível” para substituir a atual “linguagem de máquina” da mecânica quântica.

Teste detecta infecção anterior pelo vírus Zika
Agência FAPESP, 10/03/2018
“A ideia é colocar esse teste no rol dos exames de pré-natal. Desse modo, as gestantes cujo resultado for negativo [nunca foram infectadas] passam a tomar mais precauções, como evitar viajar para áreas de risco e usar repelente. Já as que estão imunes podem ficar tranquilas”.

Fim da megafauna reduziu a distância de dispersão de sementes grandes
Agência FAPESP, 09/03/2018
A megafauna era fundamental para a regeneração da floresta e a manutenção do equilíbrio entre as várias espécies de plantas.

ALMA revela teia interna em maternidade estelar
ESO, 09/03/2018
A Nebulosa de Orion é a região mais próxima da Terra que apresenta formação estelar massiva e é por isso estudada com grande detalhe pelos astrônomos que procuram compreender melhor como é que as estrelas se formam e evoluem nos seus primeiros milhões de anos.

Técnica de neuroimagem ajuda a entender efeitos da epilepsia no cérebro
Agência FAPESP, 08/03/2018
Por alguns momentos, parte do cérebro passa a emitir sinais incorretos, que podem ficar restritos a um local ou espalhar-se por todo o órgão. Essas falhas no processamento causam as crises epilépticas, que podem ir de distorções na percepção e movimentos descontrolados até mesmo a convulsões e perda de consciência.

Planetas TRAPPIST-1 são provavelmente ricos em água
ESO, 08/03/2018
Os sete planetas que se encontram em órbita da estrela anã TRAPPIST-1, situada a apenas 40 anos-luz de distância da Terra, possuem tamanhos semelhantes ao da Terra. As suas densidades sugerem que alguns deles podem ter até 5% da sua massa sob a forma de água – cerca de 250 vezes mais que os nossos oceanos. Em termos de tamanho, densidade e radiação recebida da estrela, o quarto planeta a contar do interior é o mais semelhante à Terra. Parece ser o mais rochoso dos sete e tem potencial para ter água líquida em sua superfície.

Estrutura eletrônica de compostos de urânio é desvendada
Agência FAPESP, 07/03/2018
Existem compostos de urânio que são alguns dos poucos exemplos de materiais supercondutores não convencionais, que combinam duas propriedades antagônicas: o ferromagnetismo e a supercondutividade. Entender a fundo esses compostos de urânio não convencionais pode ser um passo fundamental para se chegar a um material supercondutor em temperatura ambiente.

Glória na escuridão
ESO, 07/03/2018
Entender as nebulosas é crucial para compreendermos os processos de formação estelar – efetivamente, pensa-se que o Sol se formou numa região de formação estelar muito semelhante a Lupus 3, há mais de 4 bilhões de anos atrás.

Paciente em São Paulo não morreu por reação à vacina da febre amarela
Agência FAPESP, 06/03/2018
“Esse caso chegou a ser tratado na imprensa como uma morte causada por reação adversa à vacina e contribuiu para instaurar o temor na população em se vacinar. Mas, na realidade, se essa paciente tivesse se vacinado duas semanas antes estaria viva. Por isso, o maior risco que as pessoas estão correndo é o de não procurar a vacinação.”

Primeira luz do caçador de planetas ExTrA instalado em La Silla
ESO, 05/03/2018
“Com a próxima geração de telescópios, tais como o Extremely Large Telescope do ESO, poderemos ser capazes de estudar as atmosferas de exoplanetas descobertos com o ExTrA, tentando assim analisar a viabilidade destes mundos em sustentar vida tal como a conhecemos. O estudo de exoplanetas está trazendo para o mundo da ciência o que antes era apenas ficção científica.”

Norte, leste, sul, oeste: as muitas faces de Abell 1758
ESA, 02/03/2018
Entender como os aglomerados se fundem ajuda os astrônomos a entender como as estruturas crescem e evoluem no Universo. Também os ajuda a estudar matéria escura, o meio intra-aglomerado e galáxias, e explorar como esses três componentes interagem – particularmente durante as fusões.

“Se for preto atire primeiro”
Marcus Eugênio Oliveira Lima, 01/03/2018
Torna-se urgente criar mecanismos institucionais de combate aos estereótipos a fim de evitar na formação de civis e policiais o automatismo da associação entre crime e cor no Brasil.

Comportamento estranho de estrela revela buraco negro solitário em aglomerado estelar gigante
ESO, 28/02/2018
A estrela parece orbitar um buraco negro invisível – o primeiro buraco negro descoberto diretamente através da detecção do seu efeito gravitacional. Esta descoberta tem um forte impacto na nossa compreensão da formação dos aglomerados estelares, buracos negros e origem de eventos de ondas gravitacionais.

O (pouco) que sabemos sobre gravitação quântica
Bruno Carneiro da Cunha, 27/02/2018
A força gravitacional ocupa um lugar especial no nosso entendimento do mundo. Apesar de sua importância no desenvolvimento do conceito de força pela humanidade, a gravitação, por razões técnicas e conceituais, é a força menos compreendida entre as quatro fundamentais.

Moldados os primeiros segmentos do espelho principal do ELT
ESO, 26/02/2018
O espelho primário de 39 metros de diâmetro do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO será de longe o maior já construído para um telescópio óptico-infravermelho.

O tremor do mal de Parkinson sob controle
Marcelo Macedo, 26/02/2018
Enquanto não há cura, a tecnologia ajuda aos portadores do mal de Parkinson a darem passos mais firmes no desempenho de tarefas que antes eram inimagináveis de serem realizadas.

Como fazer a detecção do câncer de mama!
Carlos Anselmo Lima, 23/02/2018
O rastreamento do câncer de mama tem o objetivo de reduzir a mortalidade associada ao câncer de mama e a morbidade associada aos estádios avançados da doença através do diagnóstico precoce em mulheres assintomáticas.

Produtos químicos de uso doméstico e industrial poluem a atmosfera tanto quanto os automóveis
Claudio Macedo, 22/02/2018
É alarmante descobrir que dentro de nossas casas a poluição do ar pode ser até maior do que em ambientes externos.

Ter boa memória ajuda a aprender inglês (e outras línguas)
Matheus Macedo-Lima, 21/02/2018
Parece que o aprendizado de línguas ocorre em circuitos cerebrais de memória (que ocorre em todos os animais vertebrados), o que significa que humanos “apenas” desenvolveram a habilidade de utilizar esses circuitos para a linguagem complexa.

Os limites de qualidade de vida com os recursos disponíveis na natureza
Claudio Macedo, 21/02/2018
Para que todas as pessoas tenham uma vida boa, dentro dos limites dos recursos naturais do planeta, o nível máximo de uso de recursos associado ao atendimento de necessidades básicas terá que ser reduzido para um padrão muito abaixo do praticado atualmente pelos países ricos.

Que tiro foi esse? Estrelas do mar de regiões profundas do Ártico possuem olhos bem desenvolvidos!
Luana Mendonça, 20/02/2018
Esses achados mostram que por mais que avancemos nas pesquisas sobre a vida e sua evolução, sempre seremos chocados com novidades que podem revolucionar a caracterização de grupos considerados ‘simples’ e bem estabelecidos dentro das relações de parentesco com outros grupos.

Oxigenar o tumor para destruí-lo
Ana Maia, 19/02/2018
Enquanto a cura do câncer não vem de uma forma melhor, o tratamento com radiação deve continuar forte e crescente, e técnicas que aumentem o seu poder de ação são sempre ótima notícia.

Gotas programáveis como ferramenta para desenvolvimento de drogas
Marco Túlio Chella, 16/02/2018
A tecnologia de gotas programáveis pode representar uma economia em dinheiro e esforço, podendo reduzir dramaticamente o custo e tempo para desenvolver uma droga de uso farmacêutico.

É possível utilizarmos apenas energia renovável?
Claudio Macedo, 16/02/2018
Ao mostrar que é possível vivermos apenas com energia renovável e limpa utilizando tecnologias já estabelecidas, o trabalho traz uma grande contribuição para o entendimento da questão energética global e abre uma importante linha de pesquisa para estudos sobre a transição para energia 100% renovável e limpa, considerando exclusivamente os recursos de cada país.

Observando entrelaçamento de tempo e energia
Antônio Murilo Macedo, 09/02/2018
Do ponto de vista mais prático, o controle e a detecção de entrelaçamento de energia e tempo abre as portas para uma série de aplicações em informação quântica, como cancelamento de dispersão, distribuição de chaves de criptografia quântica em alta dimensionalidade e sincronização quântica de relógios.

O impacto dos brinquedos infantis nas habilidades espaciais dos adultos
Claudio Macedo, 08/02/2018
É possível que haja uma forte correlação entre insucesso acadêmico de estudantes nos cursos das áreas de ciências exatas e tecnologia e baixa habilidade espacial. É preciso investigar. A boa notícia é que o raciocínio espacial não é uma habilidade inata; em vez disso, a pesquisa mostrou que raciocínio espacial é treinável.

O sucesso didático de atividades ao ar livre combinadas com sala de aula
Claudio Macedo, 07/02/2018
Em resumo, as aulas na natureza, ao ar livre, podem deixar os alunos mais dispostos a se envolver na próxima lição, além de melhoria da saúde física e mental. Sendo assim, que as escolas promovam mais aulas ao ar livre para o bem de nossas crianças!

Nanotecnologia de filmes finos em HDs, smartphones e TVs
Adolfo Melo, 06/02/2018
Tendo em vista a baixa dimensionalidade dos filmes finos, estamos diante de uma era em que podemos construir dispositivos cada vez menores e funcionais. No entanto, há ainda muito chão pela frente para descobrirmos todas as nuances e funcionalidades que os filmes finos possam nos proporcionar tecnologicamente a médio e longo prazo.

A “esperteza” dos aplicativos de transporte
Hendrik Macedo, 05/02/2018
Aquele termo, outrora relegado a elogiar o garotinho que sabia resolver todas as tarefas da escola com destreza, hoje empresta sua relevância para um monte de dispositivos, aplicativos ou conceitos que convivem pacificamente (ainda) com nossa espécie: smartphone, smartTV, smartwatch, smarthome, smartcities, smartcar, smartclothes, ….

A IA já pode nos fazer ganhar com apostas esportivas?
Hendrik Macedo, 29/01/2018
A IA (inteligência artificial) já pode então nos fazer ganhar com apostas esportivas? Sim… até que ela deixe de poder. Mas, esteja certo de que eventualmente você ganhará uma batalha, mas com ou sem um amigo artificialmente inteligente ao seu lado, no fim das contas, a guerra mesmo, “a banca sempre vence”.

Entendendo a origem das bruxas
Claudio Macedo, 25/01/2018
No fundo, a “rotulagem” de “bruxa” é semelhante ao moderno bullying, só que ainda mais devastador, pois, além da prejudicada direta, a “bruxa”, descendentes dela podem herdar o cruel “rótulo”.

Contém ômega-3: peixe na dieta está ligado ao aumento da inteligência em crianças e adolescentes
Matheus Macedo-Lima, 24/01/2018
Esse estudo sugere que o consumo de peixe (importante fonte de ômega-3) traz benefícios à capacidade cognitiva e à saúde do sono de crianças. Ainda resta saber se algum efeito desse tipo existe em adultos. Mas só por precaução… Vamos de sushi!

O caráter de uma força fundamental
Bruno Carneiro da Cunha, 23/01/2018
Talvez o quantum do campo gravitacional não seja nada parecido com uma flutuação de geometria, ou mesmo com o campo gravitacional que conhecemos. Achar a teoria dinâmica que envolva gravitação e mecânica quântica é, afinal, o grande problema da física teórica no século XX, e XXI.

Como melhorar a eficiência dos laboratórios de ensino de física?
Claudio Macedo, 18/01/2018
O fato é que um problema acadêmico muito importante está identificado! Os professores universitários da área de física precisam definir com precisão os objetivos dos laboratórios de ensino de física geral, as formas de atingir esses objetivos e como aferir o atendimento desses objetivos.

Invasões biológicas: espécies exóticas promovem a extinção
Luana Mendonça, 16/01/2018
As espécies exóticas são a segunda maior ameaça associada às espécies que foram completamente extintas. Isso mostra o quanto invasões biológicas promovidas pelo homem afetam e continuarão afetando o ambiente e as comunidades e, obviamente, a nossa própria espécie.

Irradiando o coração para salvar pacientes graves
Ana Maia, 15/01/2018
É cedo para garantir que é uma técnica tão eficiente quanto estes primeiros números nos levam a crer, e que é de fato segura. Apesar disso, não se pode negar que os números iniciais impressionam e fica a torcida para que a saída deste problema grave seja uma técnica já disponível e disseminada.

O olho quântico do robin
Antônio Murilo Macedo, 12/01/2018
Além do valor acadêmico no contexto do emergente campo da biologia quântica, o entendimento do mecanismo quântico de funcionamento do sistema de navegação das aves migratórias pode ter também impacto nas tecnologias quânticas de informação e computação.

O perfeccionismo que cresce entre os jovens
Claudio Macedo, 11/01/2018
Diante de um quadro político e social desse tipo, que se estende por mais e mais países do mundo, cabe aos pais e escolas promoverem ações desestimuladoras de concorrência entre os jovens visando mitigar os efeitos nocivos da cultura onipresente da meritocracia neoliberal e, assim, proteger a saúde mental da juventude.

O impressionante crescimento das taças de vinho
Claudio Macedo, 09/01/2018
Embora a associação entre aumento de consumo de vinho e tamanho da taça não seja causal, é possível sugerir que ao se reduzir o tamanho das taças de vinho em nossas casas poderemos reduzir o consumo.

Enfim chegamos a era onde os computadores jogam xadrez melhor que eles mesmos!
Gerson Cortês, 03/01/2018
Imagine essas máquinas desenvolvendo novos softwares, dirigindo carros, controlando tráfego em grandes cidades, estudando e propondo novas drogas para combater doenças, controlando estações espaciais etc. Apenas aprendendo por si só.

A sabedoria das multidões funciona com os dados de avaliações repetidas por uma única pessoa?
Claudio Macedo, 02/01/2018
Em resumo, para uma boa tomada de decisão, a média das avaliações de várias pessoas continua sendo a melhor abordagem, ou seja, “mais de duas cabeças são melhores do que uma”.

Sputtering: uma técnica para produção de nanotecnologia
Adolfo Melo, 28/12/2017
Um exemplo de dispositivo nanométrico presente no dia-dia da maioria da população são eletrodos transparentes presentes em cada pixel de telas de smartphones, monitores de notebooks e TVs de tela plana.

A energia elétrica sustentável que poderá vir da fusão nuclear a laser
Claudio Macedo, 21/12/2017
O reator de fusão hidrogênio-boro não precisará de permutador de calor, nem de gerador de turbina a vapor; os lasers necessários são bastante simples e, além disso, não gerará resíduos radioativos!

A impressionante estória do primeiro transplante de mãos infantil
Matheus Macedo-Lima, 20/12/2017
A RCM foi revertida, e esse evento foi acompanhado do aparecimento de sensações e movimentos das mãos. Esse é o primeiro relato de reversão de RCM em humanos. Isso mostra que o nosso cérebro é capaz de se adaptar e se tornar funcional após transplantes de membros. Incrível não?

Mais um capítulo na novela ‘Evolução dos Bilateria’: nova espécie de Xenoturbella é descoberta
Luana Mendonça, 19/12/2017
Esses animais poderiam ter dado origem aos bilaterais atuais e, caso vocês não lembrem, nós somos parte desses bilaterais atuais. Mas será que essa novela chegou ao fim ou ainda teremos clichês como casamento, gravidez e morte em um ou mais capítulos finais?

O lado espião de cada processador
Marco Túlio Chella, 18/12/2017
Teoricamente, qualquer digitação em um teclado de um computador, mesmo desligado, pode ser capturado e enviado para um servidor. Programadores mal-intencionados podem criar aplicações que acessam todos os componentes e dados de um computador, mesmo sem o conhecimento e permissão do usuário.

A pressão de desempenho que induz comportamentos antiéticos
Claudio Macedo, 14/12/2017
Pressão de desempenho só poderá ser produtiva se pactuada, e se o trabalhador puder ver a pressão como não ameaçadora, podendo, assim, com tranquilidade, se concentrar em melhorar o desempenho de forma ética.

A autoimagem idealizada que induz à compra compulsiva
Claudio Macedo, 12/12/2017
A compra impulsiva caracteriza-se como sendo uma compra não planejada, que é realizada por uma rápida tomada de decisão e um viés subjetivo em favor da posse imediata, onde o consumidor compra espontaneamente, de forma irrefletida, e imediata. A compra compulsiva, então, é um processo de repetição de compra impulsiva.

Supercondutividade, magnetismo e spintrônica
André Neves Ribeiro, 11/12/2017
Aplicando uma corrente elétrica em supercondutores baseados em ferro é possível alterar a simetria de sua ordem antiferromagnética que por sua vez “liga” ou “desliga” a supercondutividade. Pense nas possibilidades tecnológicas disso!

Correlações quânticas invertem a seta do tempo
Antônio Murilo Macedo, 08/12/2017
A noção de que a seta do tempo é um conceito relativo, sujeito a uma dependência das condições iniciais, é talvez a contribuição mais contundente e duradoura deste trabalho.

A misteriosa comunicação por cheiro em humanos: o seu nariz te diz muito mais do que você consegue perceber
Matheus Macedo-Lima, 07/12/2017
Que tal então dar mais crédito ao seu nariz? Sem que você perceba, ele pode te dar informações importantes sobre outras pessoas. Pode ser até a razão pela qual você sente frio na barriga, borboletas no estômago quando interage com alguém ou quem sabe aquela sensação de que o “santo não bateu”!

O LIGO e a física de altas energias
Bruno Carneiro da Cunha, 04/12/2017
A detecção direta de ondas gravitacionais abriu caminho para uma nova maneira de olhar o universo, em uma revolução só comparável com a criação do radiotelescópio em nos anos 1930. Agora, podemos, por exemplo, começar a considerar perguntas sobre o impacto dos buracos negros para a composição de matéria escura e, claro, podemos, também, obter algo “inesperado” sobre esse assunto.

Vamos escrever estórias de terror?
Hendrik Macedo, 04/12/2017
Novas músicas, pinturas ou livros, como vimos, estão sendo criados com o clique de um botão; mas não por humanos diretamente, por máquinas! A questão então é: quem é o dono da propriedade intelectual da obra criada? A máquina ou o seu programador? O criador ou a criatura?

Aumentando a longevidade de idosas com atividade física leve
Claudio Macedo, 30/11/2017
Agora, com esse estudo, podemos afirmar que toda atividade física que as habilidades e condições do idoso permitam realizar são benéficas para a saúde e podem impactar positivamente em sua longevidade.

Teste aqui se o seu cãozinho está gagá: uma nova escala para a demência canina
Matheus Macedo-Lima, 28/11/2017
Quer testar o seu velhinho? Abaixo você vai encontrar o mesmo questionário utilizado pelos pesquisadores (em tradução livre) e instruções. Que tal postar a pontuação do seu cãozinho nos comentários, junto com algumas observações dos seus comportamentos?

Não se preocupe com o esquecimento, o ZnO lembra para você
Marcelo Macedo, 24/11/2017
O estudo de formação de filamentos em materiais em forma de óxido é uma área bastante efervescente. A sua consolidação vai conduzir ao surgimento de uma nova classe de memórias denominada memórias resistivas, com alta capacidade de armazenamento de dados, ultra velocidade de acesso, baixo consumo energético e uma alta estabilidade quanto ao chaveamento elétrico.

O enorme poder do carvão mineral sobre o clima da Terra
Claudio Macedo, 23/11/2017
Ao ser formado, há 300 milhões de anos atrás, o carvão mineral guardou tanto carbono retirado da atmosfera que quase levou a Terra a um período glacial. Sucessivos estudos têm mostrado que o uso pleno das reservas ainda existentes de carvão mineral e outros combustíveis fósseis pode nos levar a uma catástrofe climática.

A bactéria simbionte com menor genoma já conhecido fornece ao seu hospedeiro uma capacidade incrível: quebrar Pectina!
Luana Mendonça, 21/11/2017
Pectina constitui boa parte dos tecidos das plantas, mas também tem várias aplicações gastronômicas, pois esse polissacarídeo possibilita a formação de géis (geleias, sucos, doces de frutas, dentre outros). Longe de ser um elemento difícil para a digestão humana, esse polissacarídeo é de complicada digestão para inúmeras outras espécies de animais.

Previsão do tempo com rede de sensores
Marco Túlio Chella, 20/11/2017
Com esse material, qualquer pessoa pode construir seu pluviômetro (instrumento que mede a quantidade de precipitação de chuva) e incluí-lo na rede.

A boa perspectiva de baterias à base de íons de sódio
Claudio Macedo, 16/11/2017
O Na2C6O6 é abundante na natureza e, assim, tem um custo de produção muito mais barato do que o do lítio. Se a produção das baterias com esse material se mostrar técnica e economicamente viável em escala comercial, teremos um impacto muito positivo na adoção maior de energia renovável no mundo.

Uma nova geração de HDs (30 vezes mais rápidos e com menor custo energético!) está nascendo
André Neves Ribeiro, 13/11/2017
A pesquisa aponta para diversas possibilidades de desenvolvimento de novas rotas de manipulação do spin, de maneira mais eficiente, para a construção de futuros dispositivos magnéticos de armazenamento e processamento de dados.

Medindo e controlando estatística quântica
Antônio Murilo Macedo, 10/11/2017
Apesar das previsíveis dificuldades técnicas que aparecem na implementação de protocolos quânticos, esta proposta parece estar perfeitamente dentro do alcance atual da tecnologia de informação quântica, e podemos esperar interessantes avanços no curto e médio prazo.

O fantástico potencial de geração de energia eólica em usinas no oceano
Claudio Macedo, 09/11/2017
Embora ainda não existam parques eólicos funcionando em águas profundas, os resultados da pesquisa sugerem que se tais tecnologias se tornassem técnica e economicamente viáveis, poderiam potencialmente fornecer energia elétrica de fonte renovável para atender todo o mundo.

Fonte da juventude? A molécula no vinho que rejuvenesce células velhas
Matheus Macedo-Lima, 08/11/2017
Só um lembrete, caso esse artigo tenha lhe dado vontade de beber aquela garrafa inteira de vinho: se por um lado o resveratrol pode retardar o envelhecimento, o álcool em excesso pode causar o efeito oposto! Então, aprecie com moderação, ou restrinja-se ao suco de uva!

A pequeneza das coisas (de estrutura fina)
Bruno Carneiro da Cunha, 06/11/2017
Receita para “criar” um átomo: junte-se um próton e um elétron, “misture bem” — faça-os perder um pouco da sua energia — e pronto! Átomo de hidrogênio fresquinho. Adicionando um pequeno ingrediente à receita: um próton e um elétron, com um pouco mais de energia em forma de um antineutrino, e temos um nêutron ao invés de um átomo de hidrogênio.

Go machine, go!
Hendrik Macedo, 03/11/2017
E se existe uma coisa que a história da humanidade prova que não se pode jamais ignorar e que, portanto, a Inteligência Artificial deve obstinadamente perseguir, é a compreensão dos meandros de funcionamento de uma “mente brilhante”.

Como o comércio internacional pode fortalecer as desigualdades sociais
Claudio Macedo, 02/11/2017
Se um país tem uma vantagem comparativa no comércio internacional devido a uma configuração social-institucional interna lucrativa, haverá uma resistência muito grande para mudar tal configuração, pois isso significará redução dessa vantagem.

A evolução de um ser vivo observada em laboratório
Tábata Bergonci, 01/11/2017
No decorrer das gerações, a seleção natural agiu em diferentes grupos gênicos, mostrando que a ecologia e a evolução estão interligadas. Dentre as 12 populações, uma surpreendeu mais: ela passou a usar citrato como fonte de energia, inclusive a glicose se tornando tóxica para elas.

O sucesso da pré-escola Montessori
Claudio Macedo, 31/10/2017
Esse trabalho é um marco na determinação de evidências diretas da eficiência do método Montessori, antes, ao longo dos anos, o método adquiriu fama de alta qualidade através de evidências indiretas, vindas de depoimentos de personalidades famosas que declararam dever o sucesso pessoal à educação adquirida em escolas Montessori.

Seu coração pode ser sua fortaleza digital
Hendrik Macedo, 27/10/2017
É interessante estarmos, quem sabe, a um passo de descobrir que a solução de nosso maior problema de relacionamento com a máquina sempre esteve ali, no mais emblemático dos órgãos de nosso corpo.

A equidade definindo carreiras em ciências exatas e tecnologia
Claudio Macedo, 26/10/2017
Sobram evidências que a comunidade responsável pela formação em C&T deve se preocupar com a forma como a área posiciona nos currículos o papel de valores como equidade, empatia e altruísmo, pois são estes os princípios relativamente mais importantes para os grupos minoritários.

400° artigo do Saense
A rede dos dispositivos desconectados
Marco Túlio Chella, 25/10/2017
O alcance e baixo consumo das redes LPWAN vão habilitar a implantação de dispositivos conectados nos mais diversos ambientes, possibilitando a criação de plataformas e aplicações para segurança pública, controle de desastres e eventos, agronegócios, controle de resíduos e as mais diversas demandas por monitoramento.

Gerando energia elétrica a partir da evaporação natural
Claudio Macedo, 24/10/2017
O fato de essa nova forma de produzir energia renovável poder ajustar a produção à demanda de eletricidade, resolve um dos mais importantes desafios das atuais principais fontes de energia renovável, que é a intermitência.

Amplificando os benefícios nutricionais dos vegetais
Claudio Macedo, 19/10/2017
Baixo consumo de vegetais é uma preocupação de saúde pública, dado os resultados negativos associados à saúde, incluindo o aumento do risco de doenças cardiovasculares e de outras doenças. Otimizar os benefícios nutricionais do consumo de vegetais, indica um caminho para mitigar os problemas para saúde oriundos desse baixo consumo.

Quando a genética ajuda a entender a história: DNA antigo desvendando a origem do povo da Ilha de Páscoa
Tábata Bergonci, 18/10/2017
Esta é a primeira vez que DNA ancestral de Rapa Nui é sequenciado. E o resultado? Nenhuma das cinco amostras evidenciou DNA de nativos americanos ancestrais.
O que é certeza até agora? Parece que não muita coisa… os mistérios da Ilha de Páscoa continuam…

Os peixes do São Francisco pedem socorro e tem gente ajudando!
Luana Mendonça, 17/10/2017
O reaparecimento de uma espécie após 40 anos é importantíssimo, pois mostra que atitudes, quando tomadas de maneira correta podem ajudar a restaurar o ambiente de que tanto usufruímos.

Teletransportar é preciso
Antônio Murilo Macedo, 13/10/2017
A construção de máquinas quânticas, incluindo computadores, que operem usando recursos, como o entrelaçamento, com máxima eficiência é obviamente o objetivo maior.

Cobertura vegetal diminui a mortalidade infantil
Claudio Macedo, 12/10/2017
O que esse estudo evidencia, na prática, é que o investimento na preservação (ou recuperação) da cobertura vegetal de bacias hidrográficas é tão importante quanto o investimento em infraestrutura de saneamento básico. A saúde pública e o meio ambiente são os beneficiários diretos desses investimentos.

Moscas ganham prêmio Nobel. E você com isso?
Matheus Macedo-Lima, 11/10/2017
Profissionais que dormem em horários irregulares forçam o desalinhamento do ritmo circadiano em relação ao ambiente. Como consequência, os hormônios que flutuam ao longo do dia (como cortisol e melatonina) se encontram desalinhados e isso afeta profundamente o funcionamento do organismo e do cérebro.

Quanta energia hidrelétrica ainda está disponível?
Claudio Macedo, 10/10/2017
As hidrelétricas atuais fornecem cerca de 16% da eletricidade global e mais de 72% de toda a energia renovável utilizada no mundo. A boa notícia é que ainda existe a possibilidade de gerar eletricidade em novas hidrelétricas, no mínimo, em quantidade igual ao que é produzido atualmente.

Descoberto complexo proteico que protege contra doenças cardíacas!
Tábata Bergonci, 04/10/2017
No mundo, a cardiomiopatia dilatada (CMD) é a principal indicação para transplante cardíaco. Encontrar os genes responsáveis pela condição patológica pode auxiliar o desenvolvimento de terapias gênicas para corrigir as mutações que causam a doença.

Exercício como terapia complementar para o cérebro de sobreviventes de câncer
Matheus Macedo-Lima, 28/09/2017
Recomendar – e cobrar – exercícios físicos pode ser de interesse médico para a melhora da qualidade de vida de pacientes, especialmente após a descoberta de um câncer.

Um nanorobô feito de DNA para entrar em seu corpo
Tábata Bergonci, 26/09/2017
O nanorobô conseguiu pegar e entregar seis moléculas diferentes em locais corretos em um período de 24 horas. Apesar de lento, é possível inserir mais robôs e melhorar a eficiência de entrega das moléculas.

O universo surgiu de uma explosão ou BIG BANG?
Rodrigo Holanda, 24/09/2017
Pode ter havido a eternidade antes deste tempo, pode realmente ter existido um início para o nosso universo, pode até mesmo ser que sejamos o que emergiu da morte de um universo anterior.

Você está seguro?
Marcelo Macedo, 22/09/2017
Fica agora a pergunta: você se sente seguro depois de saber o segredo de funcionamento das fechaduras? Caso a sua resposta seja não, existem algumas opções que podem ser melhores.

O culpado foi pego: mariposa que causa tumores em planta na região do Pampa brasileiro é descoberta!
Luana Mendonça, 19/09/2017
Além de elucidar o mistério do inseto que induz os tumores nessa espécie de aroeira da região do Pampa brasileiro, os autores descobriram que a população da nova espécie de mariposa está restrita a poucas áreas de montanha isoladas.

Cidades inteligentes: “big data” e “small action”
Marco Túlio Chella, 18/09/2017
A partir do cruzamento desses e outros dados veio uma solução, instalar sensores em postes próximos a semáforos que detectam o cartão usado para gratuidade no transporte coletivo; o idoso ao passar o cartão altera a atuação do semáforo aumentando o tempo para pedestres.

Qual a taxa atual da expansão cósmica?
Rodrigo Holanda, 17/09/2017
As duas estimativas precisam ser compatíveis! A cosmologia, assim, depois de décadas para entrar na era da precisão, precisa agora entrar na era da acurácia.

A persistência da discriminação racial
Claudio Macedo, 14/09/2017
No período estudado, isto é, nos últimos 26 anos, os brancos receberam em média 36% mais convites para entrevistas (“callbacks”) do que os afro-americanos e 24% mais convites do que os latino-americanos.

Tudo o que você precisa (ou não) saber sobre bocejos
Matheus Macedo-Lima, 13/09/2017
Mas por que bocejamos? E mais, se uma pessoa boceja numa reunião, é provável que a sala inteira logo esteja bocejando. Então, por que bocejos são contagiosos?

Observar pode mover máquinas
Antônio Murilo Macedo, 08/09/2017
Os dois tipos propostos de implementações experimentais para a máquina quântica movida a observação (cavidade eletromagnética e circuito supercondutor) estão ao alcance da tecnologia atual, de modo que em breve poderemos ter experimentos reais da máquina quântica em pleno funcionamento.

A conexão entre o apoio à desigualdade social e o não engajamento em programas pró-ambientais
Claudio Macedo, 07/09/2017
As respostas de teor negativo sobre grupos sociais foram correlacionadas com as negativas em assuntos ambientais, com algumas variações, dependentes dos indicadores sociais do país do participante da pesquisa.

Humanos e ainda evoluindo…
Tábata Bergonci, 06/09/2017
Esses estudos podem ajudar nas pesquisas sobre longevidade, já que muitos genes que atuam prolongando a vida humana têm sido descobertos. A evolução está fazendo sua parte juntamente com o genoma humano.

“Doutor, eu vou morrer!?? Um momento. Processando…”
Hendrik Macedo, 04/09/2017
Há uma vantagem interessante numa inteligência artificial médica com menor uso de dados para prover prognósticos: se durante uma consulta perguntarmos angustiadamente se iremos morrer, aumentam-se nossas chances de que ela responda com “DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA”.

A espantosa condutividade elétrica do grafeno
Claudio Macedo, 31/08/2017
Esse comportamento é contraintuitivo, afinal, maior temperatura significa maior agitação térmica dos elétrons e íons e, portanto, deveria resultar em maior resistência elétrica.

Camundongos controlados por controle-remoto: brincando com lasers, drogas e campos magnéticos
Matheus Macedo-Lima, 30/08/2017
Agora é possível controlar neurônios “sem fio” através de campos magnéticos. Isso representa mais uma vantagem sobre a optogenética que normalmente precisa utilizar fibras ópticas para jogar luz sobre os neurônios.

O efeito da maior escolaridade nas divergências em temas científicos
Claudio Macedo, 29/08/2017
Quais são as causas que levam pessoas com maior escolaridade geral e científica segurar-se em convicções íntimas de natureza política ou religiosa em detrimento de evidências científicas?

Terapia gênica via pele pode tratar obesidade e diabetes!
Tábata Bergonci, 23/08/2017
A pele é o maior órgão do corpo humano e o mais acessível para manipulação, fácil de monitorar, e o transplante pode ser removido se necessário. O transplante de pele também é considerado seguro, minimamente invasivo e barato.

O controle da poluição afeta a economia?
Claudio Macedo, 22/08/2017
É possível compatibilizar a adoção de políticas ambientais rigorosas com os benefícios de melhor qualidade de vida das pessoas e os ganhos em inovação, produtividade e crescimento das empresas.

Nanopartículas melhoram o efeito da imunoterapia no tratamento do câncer metastático
Ana Maia, 21/08/2017
Ainda não é possível dizer se a tão sonhada “cura” do câncer virá da imunoterapia, como já foi aventado pelos mais entusiastas, mas alguns “milagres” científicos já estão sendo observados e deixam cientistas animados e a população em geral cheia de esperança.

Mais lidos na semana Mais lidos no mês

Os 20 mais lidos    Todos os artigos    Autores    Sobre Saense