Home

A pressão de desempenho que induz comportamentos antiéticos
Claudio Macedo, 14/12/2017
Pressão de desempenho só poderá ser produtiva se pactuada, e se o trabalhador puder ver a pressão como não ameaçadora, podendo, assim, com tranquilidade, se concentrar em melhorar o desempenho de forma ética.

A autoimagem idealizada que induz à compra compulsiva
Claudio Macedo, 12/12/2017
A compra impulsiva caracteriza-se como sendo uma compra não planejada, que é realizada por uma rápida tomada de decisão e um viés subjetivo em favor da posse imediata, onde o consumidor compra espontaneamente, de forma irrefletida, e imediata. A compra compulsiva, então, é um processo de repetição de compra impulsiva.

Supercondutividade, magnetismo e spintrônica
André Neves Ribeiro, 11/12/2017
Aplicando uma corrente elétrica em supercondutores baseados em ferro é possível alterar a simetria de sua ordem antiferromagnética que por sua vez “liga” ou “desliga” a supercondutividade. Pense nas possibilidades tecnológicas disso!

Correlações quânticas invertem a seta do tempo
Antônio Murilo Macedo, 08/12/2017
A noção de que a seta do tempo é um conceito relativo, sujeito a uma dependência das condições iniciais, é talvez a contribuição mais contundente e duradoura deste trabalho.

A misteriosa comunicação por cheiro em humanos: o seu nariz te diz muito mais do que você consegue perceber
Matheus Macedo-Lima, 07/12/2017
Que tal então dar mais crédito ao seu nariz? Sem que você perceba, ele pode te dar informações importantes sobre outras pessoas. Pode ser até a razão pela qual você sente frio na barriga, borboletas no estômago quando interage com alguém ou quem sabe aquela sensação de que o “santo não bateu”!

O LIGO e a física de altas energias
Bruno Carneiro da Cunha, 04/12/2017
A detecção direta de ondas gravitacionais abriu caminho para uma nova maneira de olhar o universo, em uma revolução só comparável com a criação do radiotelescópio em nos anos 1930. Agora, podemos, por exemplo, começar a considerar perguntas sobre o impacto dos buracos negros para a composição de matéria escura e, claro, podemos, também, obter algo “inesperado” sobre esse assunto.

Vamos escrever estórias de terror?
Hendrik Macedo, 04/12/2017
Novas músicas, pinturas ou livros, como vimos, estão sendo criados com o clique de um botão; mas não por humanos diretamente, por máquinas! A questão então é: quem é o dono da propriedade intelectual da obra criada? A máquina ou o seu programador? O criador ou a criatura?

Aumentando a longevidade de idosas com atividade física leve
Claudio Macedo, 30/11/2017
Agora, com esse estudo, podemos afirmar que toda atividade física que as habilidades e condições do idoso permitam realizar são benéficas para a saúde e podem impactar positivamente em sua longevidade.

Teste aqui se o seu cãozinho está gagá: uma nova escala para a demência canina
Matheus Macedo-Lima, 28/11/2017
Quer testar o seu velhinho? Abaixo você vai encontrar o mesmo questionário utilizado pelos pesquisadores (em tradução livre) e instruções. Que tal postar a pontuação do seu cãozinho nos comentários, junto com algumas observações dos seus comportamentos?

Não se preocupe com o esquecimento, o ZnO lembra para você
Marcelo Macedo, 24/11/2017
O estudo de formação de filamentos em materiais em forma de óxido é uma área bastante efervescente. A sua consolidação vai conduzir ao surgimento de uma nova classe de memórias denominada memórias resistivas, com alta capacidade de armazenamento de dados, ultra velocidade de acesso, baixo consumo energético e uma alta estabilidade quanto ao chaveamento elétrico.

O enorme poder do carvão mineral sobre o clima da Terra
Claudio Macedo, 23/11/2017
Ao ser formado, há 300 milhões de anos atrás, o carvão mineral guardou tanto carbono retirado da atmosfera que quase levou a Terra a um período glacial. Sucessivos estudos têm mostrado que o uso pleno das reservas ainda existentes de carvão mineral e outros combustíveis fósseis pode nos levar a uma catástrofe climática.

A bactéria simbionte com menor genoma já conhecido fornece ao seu hospedeiro uma capacidade incrível: quebrar Pectina!
Luana Mendonça, 21/11/2017
Pectina constitui boa parte dos tecidos das plantas, mas também tem várias aplicações gastronômicas, pois esse polissacarídeo possibilita a formação de géis (geleias, sucos, doces de frutas, dentre outros). Longe de ser um elemento difícil para a digestão humana, esse polissacarídeo é de complicada digestão para inúmeras outras espécies de animais.

Previsão do tempo com rede de sensores
Marco Túlio Chella, 20/11/2017
Com esse material, qualquer pessoa pode construir seu pluviômetro (instrumento que mede a quantidade de precipitação de chuva) e incluí-lo na rede.

A boa perspectiva de baterias à base de íons de sódio
Claudio Macedo, 16/11/2017
O Na2C6O6 é abundante na natureza e, assim, tem um custo de produção muito mais barato do que o do lítio. Se a produção das baterias com esse material se mostrar técnica e economicamente viável em escala comercial, teremos um impacto muito positivo na adoção maior de energia renovável no mundo.

Uma nova geração de HDs (30 vezes mais rápidos e com menor custo energético!) está nascendo
André Neves Ribeiro, 13/11/2017
A pesquisa aponta para diversas possibilidades de desenvolvimento de novas rotas de manipulação do spin, de maneira mais eficiente, para a construção de futuros dispositivos magnéticos de armazenamento e processamento de dados.

Medindo e controlando estatística quântica
Antônio Murilo Macedo, 10/11/2017
Apesar das previsíveis dificuldades técnicas que aparecem na implementação de protocolos quânticos, esta proposta parece estar perfeitamente dentro do alcance atual da tecnologia de informação quântica, e podemos esperar interessantes avanços no curto e médio prazo.

O fantástico potencial de geração de energia eólica em usinas no oceano
Claudio Macedo, 09/11/2017
Embora ainda não existam parques eólicos funcionando em águas profundas, os resultados da pesquisa sugerem que se tais tecnologias se tornassem técnica e economicamente viáveis, poderiam potencialmente fornecer energia elétrica de fonte renovável para atender todo o mundo.

Fonte da juventude? A molécula no vinho que rejuvenesce células velhas
Matheus Macedo-Lima, 08/11/2017
Só um lembrete, caso esse artigo tenha lhe dado vontade de beber aquela garrafa inteira de vinho: se por um lado o resveratrol pode retardar o envelhecimento, o álcool em excesso pode causar o efeito oposto! Então, aprecie com moderação, ou restrinja-se ao suco de uva!

A pequeneza das coisas (de estrutura fina)
Bruno Carneiro da Cunha, 06/11/2017
Receita para “criar” um átomo: junte-se um próton e um elétron, “misture bem” — faça-os perder um pouco da sua energia — e pronto! Átomo de hidrogênio fresquinho. Adicionando um pequeno ingrediente à receita: um próton e um elétron, com um pouco mais de energia em forma de um antineutrino, e temos um nêutron ao invés de um átomo de hidrogênio.

Go machine, go!
Hendrik Macedo, 03/11/2017
E se existe uma coisa que a história da humanidade prova que não se pode jamais ignorar e que, portanto, a Inteligência Artificial deve obstinadamente perseguir, é a compreensão dos meandros de funcionamento de uma “mente brilhante”.

Como o comércio internacional pode fortalecer as desigualdades sociais
Claudio Macedo, 02/11/2017
Se um país tem uma vantagem comparativa no comércio internacional devido a uma configuração social-institucional interna lucrativa, haverá uma resistência muito grande para mudar tal configuração, pois isso significará redução dessa vantagem.

A evolução de um ser vivo observada em laboratório
Tábata Bergonci, 01/11/2017
No decorrer das gerações, a seleção natural agiu em diferentes grupos gênicos, mostrando que a ecologia e a evolução estão interligadas. Dentre as 12 populações, uma surpreendeu mais: ela passou a usar citrato como fonte de energia, inclusive a glicose se tornando tóxica para elas.

O sucesso da pré-escola Montessori
Claudio Macedo, 31/10/2017
Esse trabalho é um marco na determinação de evidências diretas da eficiência do método Montessori, antes, ao longo dos anos, o método adquiriu fama de alta qualidade através de evidências indiretas, vindas de depoimentos de personalidades famosas que declararam dever o sucesso pessoal à educação adquirida em escolas Montessori.

Seu coração pode ser sua fortaleza digital
Hendrik Macedo, 27/10/2017
É interessante estarmos, quem sabe, a um passo de descobrir que a solução de nosso maior problema de relacionamento com a máquina sempre esteve ali, no mais emblemático dos órgãos de nosso corpo.

A equidade definindo carreiras em ciências exatas e tecnologia
Claudio Macedo, 26/10/2017
Sobram evidências que a comunidade responsável pela formação em C&T deve se preocupar com a forma como a área posiciona nos currículos o papel de valores como equidade, empatia e altruísmo, pois são estes os princípios relativamente mais importantes para os grupos minoritários.

400° artigo do Saense
A rede dos dispositivos desconectados
Marco Túlio Chella, 25/10/2017
O alcance e baixo consumo das redes LPWAN vão habilitar a implantação de dispositivos conectados nos mais diversos ambientes, possibilitando a criação de plataformas e aplicações para segurança pública, controle de desastres e eventos, agronegócios, controle de resíduos e as mais diversas demandas por monitoramento.

Gerando energia elétrica a partir da evaporação natural
Claudio Macedo, 24/10/2017
O fato de essa nova forma de produzir energia renovável poder ajustar a produção à demanda de eletricidade, resolve um dos mais importantes desafios das atuais principais fontes de energia renovável, que é a intermitência.

Amplificando os benefícios nutricionais dos vegetais
Claudio Macedo, 19/10/2017
Baixo consumo de vegetais é uma preocupação de saúde pública, dado os resultados negativos associados à saúde, incluindo o aumento do risco de doenças cardiovasculares e de outras doenças. Otimizar os benefícios nutricionais do consumo de vegetais, indica um caminho para mitigar os problemas para saúde oriundos desse baixo consumo.

Quando a genética ajuda a entender a história: DNA antigo desvendando a origem do povo da Ilha de Páscoa
Tábata Bergonci, 18/10/2017
Esta é a primeira vez que DNA ancestral de Rapa Nui é sequenciado. E o resultado? Nenhuma das cinco amostras evidenciou DNA de nativos americanos ancestrais.
O que é certeza até agora? Parece que não muita coisa… os mistérios da Ilha de Páscoa continuam…

Os peixes do São Francisco pedem socorro e tem gente ajudando!
Luana Mendonça, 17/10/2017
O reaparecimento de uma espécie após 40 anos é importantíssimo, pois mostra que atitudes, quando tomadas de maneira correta podem ajudar a restaurar o ambiente de que tanto usufruímos.

Teletransportar é preciso
Antônio Murilo Macedo, 13/10/2017
A construção de máquinas quânticas, incluindo computadores, que operem usando recursos, como o entrelaçamento, com máxima eficiência é obviamente o objetivo maior.

Cobertura vegetal diminui a mortalidade infantil
Claudio Macedo, 12/10/2017
O que esse estudo evidencia, na prática, é que o investimento na preservação (ou recuperação) da cobertura vegetal de bacias hidrográficas é tão importante quanto o investimento em infraestrutura de saneamento básico. A saúde pública e o meio ambiente são os beneficiários diretos desses investimentos.

Moscas ganham prêmio Nobel. E você com isso?
Matheus Macedo-Lima, 11/10/2017
Profissionais que dormem em horários irregulares forçam o desalinhamento do ritmo circadiano em relação ao ambiente. Como consequência, os hormônios que flutuam ao longo do dia (como cortisol e melatonina) se encontram desalinhados e isso afeta profundamente o funcionamento do organismo e do cérebro.

Quanta energia hidrelétrica ainda está disponível?
Claudio Macedo, 10/10/2017
As hidrelétricas atuais fornecem cerca de 16% da eletricidade global e mais de 72% de toda a energia renovável utilizada no mundo. A boa notícia é que ainda existe a possibilidade de gerar eletricidade em novas hidrelétricas, no mínimo, em quantidade igual ao que é produzido atualmente.

Descoberto complexo proteico que protege contra doenças cardíacas!
Tábata Bergonci, 04/10/2017
No mundo, a cardiomiopatia dilatada (CMD) é a principal indicação para transplante cardíaco. Encontrar os genes responsáveis pela condição patológica pode auxiliar o desenvolvimento de terapias gênicas para corrigir as mutações que causam a doença.

Exercício como terapia complementar para o cérebro de sobreviventes de câncer
Matheus Macedo-Lima, 28/09/2017
Recomendar – e cobrar – exercícios físicos pode ser de interesse médico para a melhora da qualidade de vida de pacientes, especialmente após a descoberta de um câncer.

Um nanorobô feito de DNA para entrar em seu corpo
Tábata Bergonci, 26/09/2017
O nanorobô conseguiu pegar e entregar seis moléculas diferentes em locais corretos em um período de 24 horas. Apesar de lento, é possível inserir mais robôs e melhorar a eficiência de entrega das moléculas.

O universo surgiu de uma explosão ou BIG BANG?
Rodrigo Holanda, 24/09/2017
Pode ter havido a eternidade antes deste tempo, pode realmente ter existido um início para o nosso universo, pode até mesmo ser que sejamos o que emergiu da morte de um universo anterior.

Você está seguro?
Marcelo Macedo, 22/09/2017
Fica agora a pergunta: você se sente seguro depois de saber o segredo de funcionamento das fechaduras? Caso a sua resposta seja não, existem algumas opções que podem ser melhores.

O culpado foi pego: mariposa que causa tumores em planta na região do Pampa brasileiro é descoberta!
Luana Mendonça, 19/09/2017
Além de elucidar o mistério do inseto que induz os tumores nessa espécie de aroeira da região do Pampa brasileiro, os autores descobriram que a população da nova espécie de mariposa está restrita a poucas áreas de montanha isoladas.

Cidades inteligentes: “big data” e “small action”
Marco Túlio Chella, 18/09/2017
A partir do cruzamento desses e outros dados veio uma solução, instalar sensores em postes próximos a semáforos que detectam o cartão usado para gratuidade no transporte coletivo; o idoso ao passar o cartão altera a atuação do semáforo aumentando o tempo para pedestres.

Qual a taxa atual da expansão cósmica?
Rodrigo Holanda, 17/09/2017
As duas estimativas precisam ser compatíveis! A cosmologia, assim, depois de décadas para entrar na era da precisão, precisa agora entrar na era da acurácia.

A persistência da discriminação racial
Claudio Macedo, 14/09/2017
No período estudado, isto é, nos últimos 26 anos, os brancos receberam em média 36% mais convites para entrevistas (“callbacks”) do que os afro-americanos e 24% mais convites do que os latino-americanos.

Tudo o que você precisa (ou não) saber sobre bocejos
Matheus Macedo-Lima, 13/09/2017
Mas por que bocejamos? E mais, se uma pessoa boceja numa reunião, é provável que a sala inteira logo esteja bocejando. Então, por que bocejos são contagiosos?

Observar pode mover máquinas
Antônio Murilo Macedo, 08/09/2017
Os dois tipos propostos de implementações experimentais para a máquina quântica movida a observação (cavidade eletromagnética e circuito supercondutor) estão ao alcance da tecnologia atual, de modo que em breve poderemos ter experimentos reais da máquina quântica em pleno funcionamento.

A conexão entre o apoio à desigualdade social e o não engajamento em programas pró-ambientais
Claudio Macedo, 07/09/2017
As respostas de teor negativo sobre grupos sociais foram correlacionadas com as negativas em assuntos ambientais, com algumas variações, dependentes dos indicadores sociais do país do participante da pesquisa.

Humanos e ainda evoluindo…
Tábata Bergonci, 06/09/2017
Esses estudos podem ajudar nas pesquisas sobre longevidade, já que muitos genes que atuam prolongando a vida humana têm sido descobertos. A evolução está fazendo sua parte juntamente com o genoma humano.

“Doutor, eu vou morrer!?? Um momento. Processando…”
Hendrik Macedo, 04/09/2017
Há uma vantagem interessante numa inteligência artificial médica com menor uso de dados para prover prognósticos: se durante uma consulta perguntarmos angustiadamente se iremos morrer, aumentam-se nossas chances de que ela responda com “DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA”.

A espantosa condutividade elétrica do grafeno
Claudio Macedo, 31/08/2017
Esse comportamento é contraintuitivo, afinal, maior temperatura significa maior agitação térmica dos elétrons e íons e, portanto, deveria resultar em maior resistência elétrica.

Camundongos controlados por controle-remoto: brincando com lasers, drogas e campos magnéticos
Matheus Macedo-Lima, 30/08/2017
Agora é possível controlar neurônios “sem fio” através de campos magnéticos. Isso representa mais uma vantagem sobre a optogenética que normalmente precisa utilizar fibras ópticas para jogar luz sobre os neurônios.

O efeito da maior escolaridade nas divergências em temas científicos
Claudio Macedo, 29/08/2017
Quais são as causas que levam pessoas com maior escolaridade geral e científica segurar-se em convicções íntimas de natureza política ou religiosa em detrimento de evidências científicas?

Terapia gênica via pele pode tratar obesidade e diabetes!
Tábata Bergonci, 23/08/2017
A pele é o maior órgão do corpo humano e o mais acessível para manipulação, fácil de monitorar, e o transplante pode ser removido se necessário. O transplante de pele também é considerado seguro, minimamente invasivo e barato.

O controle da poluição afeta a economia?
Claudio Macedo, 22/08/2017
É possível compatibilizar a adoção de políticas ambientais rigorosas com os benefícios de melhor qualidade de vida das pessoas e os ganhos em inovação, produtividade e crescimento das empresas.

Nanopartículas melhoram o efeito da imunoterapia no tratamento do câncer metastático
Ana Maia, 21/08/2017
Ainda não é possível dizer se a tão sonhada “cura” do câncer virá da imunoterapia, como já foi aventado pelos mais entusiastas, mas alguns “milagres” científicos já estão sendo observados e deixam cientistas animados e a população em geral cheia de esperança.

Mais lidos na semana Mais lidos nos últimos 30 dias

Os 20 mais lidos    Todos os artigos    Autores    Sobre Saense