Claudio Macedo
10/11/2015

Veículo a hidrogênio. Crédito: TTTNIS / Wikimedia Commons.
Veículo a hidrogênio. [1]
Pesquisadores de instituições norte-americanas [2] divulgaram uma descoberta que promete um avanço muito grande na criação de uma fonte renovável de combustível não poluente. Trata-se de um método de capturar a luz do Sol e usar sua energia para dissociar a água em hidrogênio (H2) e oxigênio (O2) [3].

O processo é muito semelhante ao da fotossíntese feita pelas plantas, visto que absorve a energia da luz solar e a utiliza para promover uma reação química.

No trabalho, foi utilizado um óxido de manganês, conhecido como birnessita, que é quem faz a absorção da energia e promove a separação da água em H2 e O2.

O hidrogênio obtido pode então ser usado como combustível de automóveis e de outros motores a combustão, sem danos ao meio ambiente. A maravilha do processo é que a queima do hidrogênio nos motores libera apenas vapor d’água.

Caso seja viabilizada a produção da birnessita em grande escala, essa descoberta pode promover um importante avanço social em tecnologia auto-sustentável: a possibilidade de se ter, por exemplo, painéis domésticos dessa substância absorvendo luz solar, dissociando água e produzindo hidrogênio, com liberação de oxigênio para a atmosfera.

[1] Crédito da imagem: TTTNIS / Wikimedia Commons CC0. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Toyota_FCV_Concept.jpg.

[2] Instituições dos pesquisadores: Florida State University, University of California e Lawrence Berkeley National Laboratory (USA).

[3] KP Lucht and JL Mendoza-Cortes. Birnessite: A Layered Manganese Oxide To Capture Sunlight for Water-Splitting Catalysis. The Journal of Physical Chemistry C 119, 22838 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Imitando a fotossíntese para produzir combustível não poluente. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/11/imitando-a-fotossintese-para-produzir-combustivel-nao-poluente/. Publicado em 10 de novembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home