Claudio Macedo
10/03/2016
Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento. São funções cognitivas, por exemplo, percepção, atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem [2]. A metacognição é o pensar sobre a cognição, isto é, o pensar sobre o processo de aquisição do conhecimento. Inclui-se no conceito de metacognição a capacidade de monitorar a aprendizagem [3].
Até o momento não se sabe se a metacognição está presente no início do desenvolvimento da criança, ou se surge apenas mais tarde, junto com o desenvolvimento da linguagem.
Pesquisadores franceses [4] observaram que lactentes aos 20 meses de idade são capazes de, estrategicamente, pedir ajuda para evitar cometer erros, isto é, os lactentes são capazes de monitorar e comunicar a sua própria incerteza. Diante dessa observação, os autores propõem que a metacognição se desenvolve mais cedo do que se pensava anteriormente, permitindo que crianças comuniquem a sua própria incerteza não-verbal para adquirir conhecimento de outros [5].
No trabalho, os pesquisadores analisaram o desempenho de 80 lactentes com 20 meses de idade na tarefa de lembrar a localização de um brinquedo escondido após 3, 6, 9 ou 12 segundos e com variadas dificuldades. Metade das crianças podiam pedir ajuda. O resultado da experiência foi que as crianças que tinham a oportunidade de pedir ajuda utilizaram estrategicamente esta opção para melhorar seu desempenho [5].
Esse estudo demonstra que lactentes são capazes de monitorar com sucesso a sua própria incerteza e compartilhar essa informação com outras pessoas para cumprir seus objetivos. O uso desse conhecimento certamente pode ser muito proveitoso para pais e profissionais que lidam com crianças nessa faixa etária.
[1] Crédito da imagem: tookapic (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/pt/beb%C3%AA-crian%C3%A7a-%C3%A0-procura-menina-933097/.
[2] Wikipédia. Cognition. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Cognition. Acesso: 10 de março (2016).
[3] Wikipédia. Metacognition. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Metacognition. Acesso: 10 de março (2016).
[4] Instituição dos pesquisadores: Paris Sciences et Lettres Research University (França).
[5] L Goupil et al. Infants ask for help when they know they don’t know. PNAS 113, 3492 (2016).
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Quando começa a metacognição nas crianças? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/03/quando-comeca-a-metacognicao-nas-criancas/. Publicado em 10 de março (2016).