Claudio Macedo
11/10/2016
Pesquisadores da Universidade Emory (EUA) inovaram na fabricação de uma vacina polivalente contra o resfriado. Eles misturaram 50 tipos de rinovírus inativados e testaram a formulação em macacos rhesus. Foi um sucesso. A vacina gerou anticorpos neutralizantes de vírus dos diferentes tipos de rinovírus humanos utilizados. O resultado positivo foi igualmente verificado nos testes in vitro que mostraram que os anticorpos gerados pela vacina também poderiam bloquear rinovírus em células humanas [2].
O passo seguinte para o desenvolvimento da vacina contra o resfriado será a fase de testes em humanos. A confiança no sucesso do produto é tanta que a Universidade Emory já licenciou a tecnologia para uma empresa farmacêutica atuar na parte final de desenvolvimento do produto e consequente comercialização das vacinas [3].
A notícia é alvissareira. O rinovírus humano causa doença respiratória em bilhões de pessoas anualmente, além de provocar hospitalizações por pneumonia em crianças e adultos, e agravamento de asma e de doença pulmonar obstrutiva crônica. Uma vacina contra rinovírus humano certamente trará amplos benefícios para a sociedade em geral. [4]
[1] Crédito da imagem: William Brawley (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/williambrawley/4195919691/.
[2] S Lee et al. A polyvalent inactivated rhinovirus vaccine is broadly immunogenic in rhesus macaques. Nature Communications 7, 12838 (2016).
[3] Emory News. Vaccine vs many common cold viruses achievable. URL: http://news.emory.edu/stories/2016/09/moore_rhinovirus_vaccine_natcomm/index.html. Publicado em 22 setembro (2016).
[4] Artigo relacionado: Uma vacina contra todos os tipos de vírus?
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Boa perspectiva para uma vacina contra o resfriado comum. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/10/boa-perspectiva-para-uma-vacina-contra-o-resfriado-comum/. Publicado em 11 de outubro (2016).
Alguém tem ideia de quantos anos vão demorar para lançar esta vacina contra resfriado comum aqui no Brasil?
O desenvolvimento da vacina está sendo feito pela empresa Meissa Vaccines. A última notícia divulgada em novembro último é que os testes em humanos começam em 1 ano. Vamos aguardar.
Se os testes em humanos realmente começarem daqui 1 ano, eu vou querer fazer em alguma cidade daqui do Brasil! Você sabe se esse teste vai estar disponível aqui no Brasil ou vai ser feito só em outro país, mesmo?
Não sei dizer. Vamos aguardar